Na última quarta-feira (25), em Joinville (SC), aconteceu a abertura do 10º Campeonato UniKart no Kartódromo Internacional. A intensa chuva e a quantidade de poças na pista proporcionaram aos que assistiram as provas momentos engraçados, tais como muitas rodadas e algumas colisões sem gravidades.
A primeira bateria a largar foi a Light 1, para pilotos novatos, que foi vencida pelo piloto Marcos Bittencourt, dono da pole e autor da melhor volta da prova, seguido por Eduardo Pires em segundo e Wolfgang em terceiro.
A Speed, para pilotos mais experientes, correu com os karts Briggs de 13 hps e foi a segunda bateria a largar. O atual bi-campeão UniKart Luiz Fernando Maul fez a melhor volta da prova e venceu, mas quem largou na pole-position e terminou no segundo lugar foi outro bi-campeão UniKart, Cláudio Welter Júnior. Maul imprimiu um ritmo forte no início da prova e logo na segunda volta se beneficiou de uma pequena escapada do pole Welter. Apesar de Welter conseguir acompanhar Maul durante toda a prova, o único erro que teve determinou sua prova, mas a briga pelo campeonato promete esquentar.
Cinco dos seis novatos que subiram de categoria neste campeonato – Felipe Lima, Julian Olsen, Marcel Brandenburg, Carlos Maul e Sander Malutta – tiveram muita dificuldade para se adaptar com os karts. O único que conseguiu se adaptar rapidamente foi Guilherme Marino, que fez a segunda melhor volta da prova.
Quando largou a terceira bateria, a Light 2, também para novatos, a chuva estava muito forte e a drenagem da pista não conseguiu vencer a quantidade de chuva. Mesmo tendo que desviar como podia, Thomaz Lima largou na pole-position, fez a melhor volta e venceu a prova. Anatólio, que largou em segundo, disputou a liderança durante boa parte da prova, mas na bandeirada final terminou na mesma colocação.
A próxima etapa será dia 15 de fevereiro.