publicidade
24/08/2022 07:43

5ª edição do Festival Sul-Brasileiro de Kart Indoor reuniu 144 pilotos em quatro categorias no Beto Carrero

Fonte: Alan Aguiar


Foto: Eduardo Beltrame

A 5ª edição do Festival Sul-Brasileiro de Kart Indoor (SBKI) foi disputada no último sábado (20) no Kartódromo Beto Carrero, com a participação de 144 pilotos divididos em quatro categorias, três já tradicionais e uma novidade, a Novatos.

Durante o sábado foram realizadas 16 baterias, quatro para cada uma das categorias do evento. A transmissão foi realizada na íntegra e salva no canal oficial do RA Racing no Youtube, com mais de 11 horas de transmissão e números altos de visualização, acima de 3 mil. O clima foi um fator interessante, com temperaturas muito baixas, não passando de 15° de sensação térmica, porém na pista o clima estava quente e com ótimas disputas.

A Master teve três baterias classificatórias, com vitórias de Augusto Ferreira e Thiago Karsten em duas delas. Os 20 melhores pilotos da Master fizeram a final, quando os 10 primeiros entraram com vantagem de pontos bônus por conta das baterias classificatórias.

Na final a pole ficou com Matheus Schillo, que precisava vencer para garantir o título, mas tinha no seu encalço Thiago Karsten e Bruno Albino, com mais pontos bônus e vantagem na disputa direta. Os três pilotos brigaram durante toda a bateria, vencida por Bruno Albino. Ainda faltava a confirmação da volta rápida para a revelação do campeão e, depois de todos os pilotos completarem a prova, Bruno Albino pôde comemorar o bicampeonato na categoria por apenas um ponto de diferença. Thiago Karsten foi o segundo, Matheus Schillo o terceiro, Edson Gravina o quarto, Eduardo Schmidt o quinto e Gabriel Meister fechou o pódio, em sexto.

A Graduados foi também muito equilibrada, começando por três vencedores diferentes nas classificatórias: Augusto Ferreira, Ricardo Salvador e Marcelo Magnani. Na final a pole foi de Fabio Silva, que venceu a bateria sempre bem marcado por Guilherme Fachini em segundo. Os dois melhores pontuados em bônus largaram do final do grid, deixando Fachini mais tranquilo na liderança geral para conquistar seu segundo título no SBKI, já que ele venceu na Super Graduados em 2021. Fabio Silva foi para o pódio em segundo, com Leandro Oliveira na terceira posição. O quarto lugar ficou com Germano Pedroso, o quinto foi Thiago Karsten e, fechando o pódio, Ricardo Salvador.

A Super Graduados foi decidida nos últimos metros, levando emoção a todos que acompanharam as disputas. Nas classificatórias, vitórias de Vilmar Junior, Guilherme Fachini e Cazu Junior. A final teve como pole position Ricardo Loewen e durante a prova o título mudou de mãos diversas vezes, isso porque o melhor ranqueado com pontos bônus era Rogério Guerra, que, depois de largar em quarto e se envolver em um acidente na primeira volta da bateria final, caiu para o 16º lugar.

A partir disso, a cada volta as pontuações foram mudando. No final da bateria a vitória ficou com Ricardo Loewen, depois de uma grande disputa com Marcelo Magnani. Rogério Guerra, depois de uma prova de recuperação, ultrapassa na última curva para terminar em quarto lugar e assim conquistar pela primeira vez um título de SBKI. Marcelo Magnani foi para o pódio em segundo, Ricardo Loewen foi o terceiro, com Fabio Silva na quarta posição, Vilmar Junior em quinto e Giovani Novaes em sexto.

A Novatos foi formada por piloto que nunca disputaram um SBKI ou o Campeonato Catarinense de Indoor e correu com lastro de 90 quilos. Os vencedores das classificatórias foram Frederico Bull, Marco Duarte e Lothar Krambeck. Os 20 melhores se classificaram para a grande final e a pole position ficou com Cazu Junior, que venceu, sendo praticamente escoltado por Vilmar Junior, o melhor da fase classificatória, que assim estava muito tranquilo para garantir o título. Willy Ferreiro ficou com o vice campeonato, com Cazu Junior em terceiro, Frederico Bull em quarto, Lothar Krambeck em quinto e Francesco Junior na sexta posição.

A soma de todas os pódios deu a Santa Catarina o prêmio de melhor delegação. E, por fim e muito importante, os pilotos foram responsáveis pela arrecadação de 1 tonelada alimentos, que foram doados para a entidade Gente Amiga, que cuida de menores na região da Grande Florianópolis.

O próximo evento organizado pela RA Racing será a terceira etapa do CEKI, prova com 6 horas de duração no dia 10 de setembro, no Kartódromo Beto Carrero.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!