Começa neste fim-de-semana (28/02 e 01/03) a temporada 2009 do Campeonato FK e FKS de kart 2009, categorias que se diferem basicamente pela idade e pelo peso do conjunto kart/piloto. A Fórmula Kart tem peso de 155 kg e idade livre e é onde concentram-se os pilotos mais jovens. A Fórmula Kart Super tem peso de 167 kg e recebe pilotos com idade acima de 25 anos, os mais experientes.
A etapa inicial começa no sábado (28), com os treinos livres no Kartódromo Internacional dos Ingleses,
Neste ano serão seis etapas, com duas baterias cada, totalizando 12 baterias para cada categoria. Além da capital catarinense e Indaial (SC), duas cidades fora do estado – Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS) – , receberão duas das maiores categorias de kart do sul do Brasil.
Além do alto nível técnico dos pilotos, as categorias FK e FKS utilizam o sistema de motores sorteados e, como resultado, os karts são bem parecidos, o que valoriza a qualidade do piloto. Outro diferencial é a inversão de 50% do grid na segunda bateria. Exemplificando, o primeiro colocado na primeira bateria troca de posição com quem chegou em 10º, o segundo troca com o nono e assim por diante. Com esta formatação, as corridas são sempre muito disputadas, valorizando a habilidade dos pilotos, com muitas ultrapassagens.
Grandes nomes do kart catarinense e até pilotos com experiência internacional no automobilismo estarão na disputa neste ano. Os atuais campeões, Leonardo Nienkotter campeão pan-americano e sul-americano de kart - que chegou a disputar a F-3000 Européia (porta de entrada para a Fórmula 1) e Felipe Lobo (Campeão Brasileiro de Kart) vêm em busca do bi-campeonato. Ao todo, cerca de 27 pilotos estarão correndo na FK e na FKS. A entrada é gratuita.