Recentemente consagrado Campeão Sul-Brasileiro, o gaúcho Arthur Vargas começa a firmar-se entre os bons nomes da equilibrada categoria Júnior Menor. No último final de semana, em Caçador, ele conquistou o título de Campeão Catarinense depois de enfrentar bons nomes da categoria, como Edgar Bueno Neto e Gustavo Jorge.
Vargas foi o mais rápido em todos os treinos, com motor próprio ou com motor sorteado fornecido pelos organizadores, desempenho que se repetiu na tomada de tempos, quando conquistou a pole com meio segundo de vantagem sobre o segundo colocado, o também gaúcho Pedro Marques.
Nas duas primeiras baterias, as classificatórias, Arthur Vargas figurou como líder, mas algumas situações de pista e de disputa fizeram com que o piloto de Passo Fundo (RS) terminasse não vencendo. As vitórias ficaram com Valentina Olsen, que assim largaria da pole position na bateria decisiva. Vargas, que terminou as provas em 2º e 3º, garantiu um lugar na primeira fila do grid de largada da final, em 2º, ao lado de Valentina.
Na Final, cujo vencedor seria o campeão, Vargas caiu para o 4º lugar na largada, enquanto que Valentina Olsen nem largava em razão de problemas com seu carburador. Na metade da bateria Vargas assumiu a segunda posição, ficando a cerca de 100 metros do líder. Em um ritmo impressionante, Arthur Vargas aproximou-se do líder e na última curva da última volta buscou a ultrapassagem, por dentro, “carenagem com carenagem”, chegando meio kart à frente e comemorando o título.
Vargas acabou punido de forma injusta por atitude antidesportiva naquela ultrapassagem e teve acrescidos três segundos a seu tempo final de prova, caindo para o segundo lugar. No entanto, o piloto que, em consequência da punição dada para Arthur, acabara vencedor, também terminou punido, por queima de largada, e a vitória e o título voltaram para Arthur Vargas.
Pole, vencedor da bateria mais importante da competição e Campeão Catarinense, Vargas foi também o dono da melhor volta da prova decisiva, e agora se prepara para mais um grande desafio, a Copa das Federações, em dezembro no Kartódromo Beto Carrero.
“Queremos agradecer e felicitar ao João Luís, da FAUESC, e ao Heuro Tortatto, presidente do Caçador Kart Clube, e a todos os membros do clube, que não mediram esforços para organizar um campeonato de alto nível”, agradece Gilberto Vargas, pai de Arthur.