Menos de uma semana depois de ter sido palco da segunda etapa do Campeonato Sul-Brasileiro de Kart, o Kartódromo Internacional de Santa Catarina, em Florianópolis (SC), voltou a receber uma competição. A Copa Santa Catarina realizou sua segunda etapa no sábado (22).
Seguindo o cronograma de competições, o novo kartódromo da Capital Catarinense realizou seu terceiro evento. Inaugurado no final de 2009 com a realização do Desafio das Estrelas, o Kartódromo Internacional de Santa Catarina foi aberto ao kartismo profissional na última semana, quando 110 pilotos, de todo o Brasil, disputaram a segunda etapa do Campeonato Sul-Brasileiro de Kart.
Aproveitando o embalo, a Copa Santa Catarina realizou sua segunda etapa no circuito. Realizada em apenas um dia, a competição reuniu 17 pilotos nas duas categorias em disputa, a Fórmula Kart Super e Fórmula Kart Super Sênior. Os pilotos participantes enfrentaram muita chuva durante os treinos-livres para a corrida, realizados na manhã do último sábado.
Durante a tarde, os competidores disputaram a tomada de tempos e as duas baterias. O catarinense Leonardo Nienkötter, que na última quinta-feira apresentou sua equipe para disputar o Trofeo Linea Fiat em 2010, cravou o melhor tempo e se garantiu na primeira posição. Com os quatro primeiros colocados separados por apenas 54 milésimos, a disputa prometia ser intensa na primeira bateria.
Na primeira corrida, logo na largada, o gaúcho Fernando Pastro perdeu o controle do kart na curva 1 e rodou. Com isso, vários pilotos também rodaram e facilitaram a vida dos cinco primeiros colocados: Nienkötter, Vicente Orige, Guilherme Fleischmann, Yukio Duzanowski e Roger Vidal.
Disputando posições, Roger Vidal e Leonardo Nienkötter se enroscaram, fazendo com que Nienkötter perdesse o bico. Com isso, Yukio Duzanoski e Vicente Orige lutaram pela primeira posição até o final, com Duzanowski levando a melhor. Na categoria Fórmula Kart Super Sênior, Luiz Amin foi o vencedor.
Com os oito primeiros pilotos invertidos no grid, a segunda bateria teve muitas disputas e ultrapassagens. O vencedor da primeira bateria, Yukio Duzanowski, perdeu o freio antes mesmo da largada e, com isso, teve que largar do parque fechado. Mais uma vez, vários pilotos ficaram na curva 1.
Durante a prova, vários pilotos se alternaram na primeira posição, enquanto Duzanowski fazia uma corrida de recuperação e se aproximava dos líderes. No final, Roger Vidal comemorou a vitória, com Duzanowski em segundo. Na FKSS, Luiz Amin voltou a vencer.
Retorno de Juliana
A segunda etapa da Copa Santa Catarina de Kart promoveu o retorno da catarinense Juliana Petruski às pistas. A piloto, que hoje tem 21 anos, ficou cinco anos fora do esporte e decidiu retornar nesta temporada. “Estávamos pensando em voltar e decidimos que seria a hora. Estou muito contente em ter retornado”, disse a catarinense, que deixou o esporte quando competia na categoria Graduados A.
Na corrida, Petruski provou que a velocidade está no sangue. Durante a segunda bateria, a piloto chegou a liderar a prova, cruzando a linha de chegada na quarta posição. “Foi uma corrida legal. É o início de um retorno, onde pretendemos disputar a Copa Santa Catarina e, talvez, o Campeonato Brasileiro”, disse Petruski.
Próximo compromisso
A próxima etapa da Copa Santa Catarina será realizada no dia 27 de junho, em Indaial.
Mais informações sobre a Copa Santa Catarina podem ser obtidas pelo site da competição www.copasantacatarina.com.br .
Confira o resultado da etapa
Fórmula Kart Super
1. Yukio Duzanowski
2. Roger Vidal
3. Vicente Orige
4. Juliana Petruski
5. Gian Carlo Belli
6. Leonardo Nienkötter
7. Eduardo Moraes
8. Fernando Pastro
9. Edward Fachini
10. Guilherme Fleischmann
11. Fernando Rocha
12. Felipe Beething
Fórmula Kart Super Sênior
1. Luiz Amin
2. James Schwerdiner
3. Sergio Ramos
4. Lisandro Bueno
5. Andrio Luciano
Confira os três primeiros colocados do campeonato em cada categoria:
Fórmula Kart Super
1. Yukio Duzanowski – 40 pontos
2. Roger Vidal – 31
3. Leonardo Nienkötter – 28
Fórmula Kart Super Sênior
1. Luiz Amin – 44 pontos
2. James Schwerdiner – 32
3. Sergio Ramos – 15
Cadete
1. Eduardo Souto – 22 pontos
2. Gustavo Zimmermann – 18
3. Mateus Della – 16