No dia 22 de novembro passado o Kartódromo Beto Carrero
recebeu a última etapa do CEKI 2022, o Endurance Beto Carrero 12 Horas, a 27ª prova
de endurance na história da RA Racing. O grid inédito e histórico foi composto
de 85 karts e mais de 600 pilotos de diversos Estados como Santa Catarina,
Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo, além de pilotos
estrangeiros. A marca de 85 karts com o mesmo chassi e ao mesmo tempo rendeu o
título de maior prova de kart do mundo.
Os temporais na região do litoral catarinense começaram na
madrugada do sábado. A prova teve início na hora marcada, porém em regime de
bandeira amarela. Durante as cinco horas de prova foram mostradas três
bandeiras vermelhas por conta da quantidade de chuva que caíra na região, mais
de 120 mm de chuva em um intervalo de seis horas.
Com a falta de condição para a prática do esporte, a
organização decidiu adiar a prova e, assim, o encerramento do CEKI 2022 foi
postergado para o dia 18 de março de 2023.
Passados cinco meses, a última prova do CEKI 2022 foi
realizada, agora com tempo seco do início ao fim. O grid foi mantido, porém
largaram 73 karts. A pole position ficou com o kart 51 da Hawk Motorsport, a
segunda colocação no grid ficou com kart 24 da Ceccato Racing e, fechando os
três primeiros, a Kartcam Powerteam com seu kart 65.
A largada aconteceu pontualmente às 9 da manhã, com seis
equipes lutando diretamente pelo título: Alligators Bodebrown, Floripa / KMKZY /
CKGA, MDK IG Energia, RA Kart, Tartarugators Racing e a Unikart Racing / T-Lap,
a campeã de 2021.
Por mais que tenha sido a última prova do ano, a conduta
dentro de pista foi limpa. O CEKI conta com oito câmeras que são vistas pelos
comissários e direção de prova, além Sistema de Pontos por Punição (SPP). Nele
cada piloto tem uma carteira virtual e nesta carteira são inseridos pontos de
forma automática caso o piloto seja advertido ou penalizado durante as provas.
O sistema se mostrou eficiente e diminuiu muito a quantidade de infrações
durante a competição, já que durante a temporada o piloto que somar 20 pontos
fica fora da próxima prova.
Ao entrar na meia hora final de prova houve uma
interferência elétrica muito forte no laço de cronometragem e com foi
necessária a paralisação da prova com bandeira vermelha.
Após alguns minutos a interferência foi eliminada e a
cronometragem foi restabelecida. A direção de prova seguiu à risca o
regulamento e remontou o grid com 73 karts em tempo recorde. Segundo o
regulamento da competição, em paralisações que ocorrem por questões adversas e
que não têm ligação com atendimento médico o relógio da prova continua a
funcionar.
Porém, além do tempo de 12 horas, a prova só pode ser
encerrada após o tempo regulamentar e mais três voltas. Diante disso, a
relargada foi realizada e todos os competidores tiveram essas três voltas para
buscar posições melhores. Na relargada os kart 31 da Alligators Bodebrown o 72
da Floripa / KMKZY / CKGA, primeiro e segundo respectivamente, estavam na mesma
volta. O cenário acabou trazendo maior emoção para, como os pilotos apelidaram
o evento, as 12 horas mais longas da história.
Nas últimas voltas o kart 31, pilotado por André Martinho,
conseguiu se distanciar e cruzou a linha de chegada menos de 2 segundos à
frente do kart 72. O Tartarugators Racing 62, mesmo tendo ultrapassado o kart
72 nas últimas voltas, não conseguiu descontar a volta de vantagem que do
concorrente.
O quarto colocado da prova foi o Salva Racing / FKart Way
(82) e o quinto foi o kart 65 da Kartcam Powerteam, o melhor resultado da
equipe até o momento.
Além da competição geral, o CEKI conta com a competição de
equipes com um único kart e a vencedora da prova nessa categoria foi a equipe
paulista e estreante Os Renegados.
Com a bela prova realizada pela Alligators Bodebrown, o
título inédito foi confirmado para o kart 31 e a equipe paranaense agora figura
na lista seleta de campeões de um dos maiores campeonatos de kart do Brasil. Os
três primeiros na classificação geral foram Alligators Bodebrown, com 255
pontos, Floripa / KMKZY / CKGA (228) e Tartarugators Racing (212).
E a categoria de equipes com karts únicos teve uma nova
campeã, a TKT, que competiu com apenas dois pilotos. Em segundo lugar ficou a
Ceccatto Racing, seguida pela Kamikart.
Por fim, o CEKI 2022 conclui a temporada, a mais longa da
sua história, com 1731 pilotos credenciados em suas quatro etapas e 100 karts
na disputa pelo título.
A RA Racing retornará em 2023 com quatro etapas do CEKI,
além do Festival Sul-Brasileiro de Kart Indoor. A grande novidade será o Troféu
Beto Carrero, um endurance profissional com 12 horas de duração, com data
marcada para 15 e 16 de dezembro.