Pista molhada, céu cinzento e emoção do início ao fim
marcaram a 2ª etapa do Campeonato Endurance de Kart Indoor (CEKI), realizada no
último dia 28 no Kartódromo Internacional Beto Carrero, em Penha (SC). Desta
vez, o público acompanhou cada detalhe ao vivo pela transmissão oficial, que
registrou mais de 8 mil acessos ao longo do dia — número que reforça a força do
CEKI como o maior grid de endurance do kartismo nacional.
Com 573 pilotos e 80 karts, a etapa foi um verdadeiro
laboratório de estratégia, comunicação e improviso. Desde os primeiros momentos
de movimentação no paddock, a previsão de chuva obrigou a direção de prova, em
conjunto com a Reis Motorsport, a definir a mudança de traçado antes mesmo do
início dos treinos, priorizando a segurança dos pilotos em um layout mais
seguro e técnico, reduzindo áreas de acúmulo de água e zonas de risco.
A largada foi feita em regime de Safety Kart. Logo nas
primeiras voltas, as equipes precisaram reagir à situação de pista e revisões
de estratégia em tempo real, enquanto a chuva ia e vinha, exigindo decisões
rápidas — tudo narrado por Marcelo Fistarol e comentado por Daniel Silva, com
entrevistas direto dos boxes conduzidas pela repórter Mariana Coelho, trazendo
bastidores, reações dos pilotos e análises dos chefes de equipe, aproximando
ainda mais o público de cada detalhe da disputa.
Além da tensão natural de uma prova longa, o clima instável
provocou duas bandeiras vermelhas — a primeira, com 2h08 de prova, e a segunda,
com 4h41 — que redefiniram o cronograma de revezamento de pilotos, cálculo de
consumo e a tática de voltas rápidas nos momentos de pista mais estável. Entre
relargadas, paradas estratégicas e reorganização de karts no grid, chefes de
equipe e pilotos mostraram porque o CEKI é referência em endurance.
Nos bastidores, a estrutura de suporte — mecânicos,
comissários, direção de prova, cronometristas, equipe técnica e a equipe de
comunicação — garantiu que as interrupções fossem bem geridas, mantendo o
regulamento, com análise de tempos e cálculo dos tempos de paradas.
Paralelamente, o engajamento do público se fez sentir nas
redes sociais, com milhares de comentários, envios de mensagens ao Marcelo
Fistarol, votação do Troféu da Galera e participação maciça de torcidas
organizadas, que acompanharam a performance de seus pilotos favoritos curva a
curva.
No centro de tudo isso, a Dragon ShoppCar (#47) mostrou
força e leitura de pista para vencer na chuva, completando 196 voltas em
8h04min40s, enquanto a Turbo Snail Racing (#90) se manteve colada, cruzando a
linha apenas 9 segundos depois. A Floripa Speed (#71) confirmou sua
consistência, fechando o pódio e mantendo viva a disputa pelo título.
Veja o Top 10 da 2ª etapa do CEKI:
1. Dragon ShoppCar #47 — 196 voltas, 8:04:40.974
2. Turbo Snail Racing #90 — 196 voltas, 8:04:50.195
3. Floripa Speed #71 — 195 voltas, 8:05:19.611
4. RNK Endurance Team #96 — 195 voltas, 8:06:09.378
5. Dragon MedicalBlu #46 — 194 voltas, 8:04:44.672
6. Two Players F-Brave #10 — 194 voltas, 8:05:01.731
7. Team Picole Racing #41 — 194 voltas, 8:05:25.312
8. Unikart Racing T-Lap #14 — 194 voltas, 8:05:31.944
9. Kartcam Jotap Veículos #67 — 193 voltas, 8:04:45.166
10. Escuderia RS #58 — 193 voltas, 8:05:04.041
Mesmo com bandeiras vermelhas e pista escorregadia, as
equipes de Kart Único (UK) mostraram resiliência e técnica. O pódio da
categoria ficou assim:
1. Two Players F-Brave (#10) – 6ª colocação geral
2. Team Picole Racing (#41) – 7ª colocação geral
3. CA Kart (#43) – 15ª colocação geral
A disputa pelo título segue totalmente aberta, o que pode
ser visto na tabela de classificação:
1. Dragon ShoppCar (#47) – 157 pontos
2. Floripa Speed (#71) – 146
3. Dragon MedicalBlu (#46) – 144
4. RNK Endurance Team (#96) – 131
5. Kart Brother’s (#27) – 127
6. Salva Racing Aguatop (#81) – 116
7. Unikart Racing T-Lap (#14) – 116
8. Alligators Bodebrown (#31) – 115
9. Turbo Snail Racing (#90) – 114
10. Two Players F-Brave (#10) – 111
Além do Top 10 e da categoria UK, o CEKI também reconheceu
destaques individuais e coletivos com premiações ao final do evento:
Destaque da Prova: Livens Empreendimentos #42
Melhor Parada de Box: RNK Endurance Team — 07:00.045
Melhor Volta da Corrida: Escuderia RS (#60), Luiz Sena — 1:26.425
Pole Position: Salva Racing Aguatop (#82), com Marco Goulart
Troféu da Galera: Acelera Racing Team #26
Prêmio LIVE DO CEKI: Dragon Endurance Team
Maior Número de Posições Ganhas: MDK Racing #3 — 59 posições
Bastidores e parceiros: o CEKI que faz acontecer – A força
dos bastidores foi determinante, com decisões rápidas da direção de prova,
cronometristas atentos e uma estrutura robusta de mecânicos, staff de pista e
comunicação direta com o público. Com mais de 8 mil acessos na transmissão, o
público interagiu do início ao fim, consolidando o CEKI como o maior endurance
de kart indoor do país. O evento tem a parceria de empresas que contribuem
diretamente para sua realização e desenvolvimento, entre elas o Kartódromo Beto
Carrero, responsável pela operação da pista; a Reis Motorsport, que faz a
preparação técnica dos karts; além da Cowboys da Pizza, fornecedora oficial de
alimentação; e a Pousadas By Bia, que apoia na hospedagem dos competidores.
A Forza Sport fornece os macacões e vestuário oficiais do
campeonato, a Webhaus é responsável pela hospedagem dos sistemas do evento, a
Zanoello é a responsável pela fabricação dos troféus e premiações oficiais, e a
Alphatech, especializada em soluções para câmbio automotivo, também apoia o
evento, bem como a Rôgga Construtora e por fim, a Kia Auto Premier.
Com duas provas concluídas, 573 pilotos inscritos e um
equilíbrio ponto a ponto, o CEKI 2025 mostra por que é referência no kartismo
brasileiro — e promete ainda mais emoção na reta final do campeonato.