As ruas de Criciúma (SC) receberam os melhores pilotos de kart da região para a 1º Copa Nascisul de Kart, realizada no último final de semana, dias 27 e 28 de setembro.
Com muita segurança e velocidade, os mais de 50 pilotos que participaram da prova puderam experimentar a emoção de uma corrida de rua. A organização foi do Criciúma Kart Clube, que teve muita preocupação com a segurança. Nos dois locais mais perigosos da pista não havia nenhuma pessoa e as proteções foram perfeitas. Ao longo do trecho foram instaladas arquibancadas que ficaram lotadas, além de uma área Vip que também ficou repleta de espectadores.
Os treinos foram no sábado durante o dia e no final da tarde a avenida foi reaberta ao trânsito. No domingo ela foi fechada às 8 horas e se deu o início aos treinos de aquecimento e depois as tomadas de tempo. Com os grids definidos, as baterias iniciaram no final da manhã e foram até às 17 horas com muita disputa e constantes trocas de posição.
Na categoria Cadete o vencedor foi Lucas Savaris, que ganhou as duas baterias com João Demetrio em segundo e Julio Rezena em terceiro. Para os pilotos da Novatos a bateria também trouxe muita emoção. A inexperiência dos pilotos foi deixada de lado e eles aceleraram até demais. Leonardo Gomes venceu a prova com uma vitória e um segundo lugar. Em segundo na prova finalizou Humberto Coral e em terceiro Kuki Martins.
Na Formula Kart, para motores 125cc, a vitória foi de Bruno Bristot com a soma de uma vitória e um segundo lugar. Em segundo finalizou Gustavo Olívio com um terceiro e uma vitória e em terceiro Andrés Junior com um segundo e um terceiro lugar. A Formula Kart chamou atenção pela constante troca de posições durante as duas baterias.
Para as categorias com motor RD 135 a disputa foi forte e acirrada e em alguns momentos exigiu muita habilidade dos pilotos para superar obstáculos de karts que rodaram e ficavam atravessados na pista. Na Five Speed, a categoria com o maior número de inscritos, Renato da Silva venceu as duas baterias e a prova com Thiago Schefer em segundo e André da Silva em terceiro. Na Five Speed B o vencedor foi Frank Citadin com Jonathan Robegi em segundo e José Carlos de Souza em terceiro. A Five Speed A, categoria mais veloz da prova foi muito disputada e houve empate na soma de pontos final da prova. Daniel Ferreira venceu com Alexander Ce em segundo. Em terceiro finalizou Fernando Soratto.
Com a realização dessa prova em uma avenida, o Kart Clube de Criciúma deu mostras de que, com organização e dedicação, é possível fazer bons eventos de kart onde ainda não há kartódromo.