Encerrando a temporada 2009, o Joinville Kart Clube (JKC) promoveu no último sábado (7) a Copa Santa Catarina Fórmula Briggs de Kart, realizada no Kartódromo Internacional de Joinville (SC).
Esta prova especial, a ultima do ano, teve a participação de 19 pilotos, que apresentaram acirradas disputas nas quatro baterias (de 20 minutos) do dia, todas em traçados diferentes.
Na tomada de tempos a novidade foi a "super pole", disputada em uma única volta lançada pelos cinco primeiros colocados da tomada conjunta, tendo Ricardo Pinheiro confirmado o favoritismo e conquistando o primeiro posto.
Ao final da primeira bateria, Danilo Zadzinski venceu, após apertada disputa com o segundo colocado, Ricardo Pinheiro. Invertido o grid, a segunda bateria indicou o "nome do dia" - Ricardo Pinheiro - que largando em penúltimo venceu a bateria. Danilo Zadzinski sofreu um acidente apos a largada (sem maiores consequencias para o piloto), que destruiu seu chassi e encerrou sua participação na prova.
Na terceira bateria, apos inversão dos motores, Luiz Maul e Roberto Wuthstrack Junior começaram a melhorar seu posicionamento na prova e passaram a disputar o segundo lugar, o que foi definido na quarta e última bateria, também vencida por Ricardo Pinheiro, com Luiz Maul chegando à frente de Roberto Junior.
Na soma das baterias, Ricardo Pinheiro venceu com larga vantagem, com Luiz Maul em segundo e Roberto Junior em terceiro.
Além das boas disputas na pista, a prova teve como destaque a participação de pilotos de Curitiba e Bombinhas (SC) e o apoio da Briggs, fabricante dos motores utilizados na categoria, que esteve presente com a equipe da sua representação no Brasil.
Como novidade, os integrantes da Direção de Prova indicaram o "piloto destaque pela conduta esportiva", tendo sido escolhido o piloto Roberto Wuthstrack.
Em 2010, o JKC espera consolidar a categoria Briggs (motores 4 tempos, 13 HP) como uma alternativa ideal os entusiastas do kartismo, em razão do baixo custo de aquisição e de manutenção, da durabilidade e do equilíbrio esportivo que privilegia a habilidade dos pilotos, buscando aumentar o grid médio de 15 para 20 pilotos.
Confira como ficou a Copa Santa Catarina de Fórmula Briggs:
1 Ricardo Pinheiro – 53 pontos
2 Luiz Maul – 37
3 Roberto Wuthstrack Jr. – 34
4 Adriano Baldo – 30
5 Gustavo Pinheiro – 28
6 Lucas Gohr – 20
7 Marcos Granado – 12
8 Danilo Sadzinski – 11
9 Roberto Solano – 10
10 Jean Carlo Dalchau – 8
11 Romeu Engelmann – 8
12 Rudi Kolling – 6
13 Conrado Solano – 6
14 Carlos Carvalho – 6
15 Roberto Wuthstrack – 5
16 João Eduardo Sousa – 5
17 Vamilson Pereira – 1
18 Allan Becker – 0
19 Edmar Becker – 0