O último sábado (23) foi de estreia para mais de 30 pilotos, que alinharam pela primeira vez no grid da Copa TaG, campeonato que teve sua abertura disputada no Kartódromo Beto Carrero, em Penha (SC).
Divididos em duas categorias – TaG para experientes e Super TaG para iniciantes e Sênior B –, os participantes perceberam, já na tomada de tempos, o equilíbrio dos equipamentos, já que a diferença do pole Fernando Rocha para os três seguintes foi de milésimos. Assim, carburadores RC14, da P Racing, e Botto, dominavam as duas primeiras filas, com Rocha, Fernando Pastro, Markenson Marques e Fernando Scotti.
Nas três baterias as disputas foram acirradas, com trocas de posições a cada volta e os pilotos estimulados também por terem que decidir logo, já que eram baterias rápidas, de 15 voltas, e sem descarte para a pontuação. Na 2ª o grid dos oito primeiros foi invertido e na terceira e última o grid foi montado de acordo com a somatória de pontos e contou com Fernando Pastro e Markenson Marques na primeira fila.
Esta bateria final foi um show de pilotagem. A primeira posição foi alterada pelo menos quatro vezes e a disputa pela terceira posição entre Marcos Rubin e Fernando Scotti só foi decidida no cronômetro, porque chegaram literalmente lado a lado na bateria vencida por Carlos Saderi, com os demais no seu vácuo.
No pódio da TaG estavam quatro campeões brasileiros, o que mostra o elevado nível da disputa. “Ao final da 3ª bateria foi incrível ver os pilotos que fizeram diversas trocas de posições muitas vezes na mesma volta comentando que raramente conseguem participar de uma prova tão disputada e de forma leal”, comentou Marcos Rubin.
O resultado final colocou no pódio da Super TaG o campeão da etapa Sergio Ramos, seguido pelo vice-campeão Fabricio Coral, Pratrich com o 3º lugar, Paulo Cesar em 4º e Helio André em 5º. Na TaG o vencedor foi Fernando Pastro, com Heuro Tortato em 2º, Carlos Saderi em 3º, Fernando Scotti em 4º e Markenson Marques em 5º lugar.
“A FAUESC está de parabéns pela coordenação geral liderada pelo João Luiz, fiscalização na vistoria técnica utilizando-se dos gabaritos para conferir carburadores, e pela direção de prova, que soube utilizar o regulamento que penaliza o piloto que jogar o outro para fora, colocando-o ao final da bateria uma posição atrás do piloto prejudicado”, comentou Markenson Marques um dos pilotos coordenadores da Copa TaG.