As categorias FK e FKS entraram na reta final da temporada de 2009, após disputarem a quinta etapa, no último domingo (13), na cidade de Indaial, localizada ao lado de Blumenau (SC). Após quase uma semana de chuvas em todo o Estado, o dia amanheceu ensolarado na cidade catarinense. Com isso, sobrou emoção nas corridas.
Na categoria FK, o duelo entre o gaúcho Dudu Dieter e o catarinense Leonardo Nienkotter parece mesmo não ter fim. Os dois sempre fazem uma disputa particular pelo título da competição. Em Indaial, Dieter soube suportar a pressão de Nienkotter, fazendo a pole-position e vencendo as duas baterias da corrida. “Foi um final de semana muito proveitoso. O Nienkotter é um adversário complicado e consegui abrir mais alguns pontos dele para a última etapa”, disse o piloto. Já Nienkotter lamentou ter quebrado na segunda bateria. “O eixo quebrou a poucas voltas do fim. Vamos em frente”, disse.
Como sempre, a categoria FKS deu um show dentro da pista. Em uma corrida sem favoritos, o final de semana começou favorável para o paranaense Guilherme Fleischmann, que cravou a pole-position. Na primeira bateria, Fleischmann impôs um bom ritmo e caminhava tranquilo para a vitória. Até que um problema na vela de seu kart colocou emoção na corrida. O segundo colocado, Edward Fachini se aproximou muito do paranaense, porém Fleischmann conseguiu suportar a pressão e venceu a bateria. “O kart começou a falhar e eu perdi rendimento”, explicou Fleischmann.
Na segunda bateria, o líder da competição, o catarinense Fernando Rocha, largou na pole-position. O piloto havia chegado na sexta posição na primeira bateria, após ter largado em oitavo. “Eu tive dois pneus furados no mesmo lugar. Um na tomada e o outro na primeira bateria. Isso me prejudicou um pouco. Porém, como 50% do grid é invertido na segunda bateria, eu larguei na frente”, explica o piloto, que não teve dificuldades para vencer a bateria. O também catarinense Gian Belli foi o segundo, seguido de Edward Fachini.
Após a corrida de Indaial, resta apenas uma etapa para o fim do campeonato. Na FK, o gaúcho Dudu Dieter aumentou sua vantagem na liderança e, agora, soma 115 pontos, contra 106 de Leonardo Nienkotter. Na FKS, Fernando Rocha continua na liderança com 98 pontos, contra 84 do segundo colocado, Edward Fachini.
A etapa de encerramento será realizada no dia 18 de outubro, em Florianópolis (SC). Para saber mais informações sobre a categoria, acesse o site www.fks125.wordpress.com.
Confira os resultados das baterias da quinta etapa:
CATEGORIA FK
Bateria 1
1 – Dudu Dieter
2 – Leonardo Nienkotter
3 – Jean Steuck
4 – Roger Vidal
Bateria 2
1 – Dudu Dieter
2 – Jean Steuck
3 – Leonardo Nienkotter
CATEGORIA FKS
Bateria 1
1 – Guilherme Fleischmann
2 – Edward Fachini
3 – Fernando Pastro
4 – Gian Belli
5 – Vigando Kondlatsch
6 – Fernando Rocha
7 – Roberto Gomes
8 – Luiz Amim
9 – Gilberto Silva
10 – Lisandro Bueno
11 – Sérgio Ramos
12 – Cristiano Silveira
13 – James Schwerdtner
Bateria 2
1 – Fernando Rocha
2 – Gian Belli
3 – Edward Fachini
4 – Fernando Pastro
5 – Vigando Kondlatsch
6 – Sérgio Ramos
7 – Lisandro Bueno
8 – Luiz Amim
9 – James Schwerdtner
10 – Guilherme Fleischmann
11 – Roberto Gomes
12 – Gilberto Silva
13 – Cristiano Silveira