publicidade
16/12/2008 11:03

Felipe Donato comemora título do Catarinense na Fórmula Kart

Fonte: Divulgação


Foto: Cronospeed

Felipe Donato


Competindo com chassis Mini smart na maior categoria de motores sorteados do Sul do Brasil, o gaúcho Felipe Donato (Bepi Kart/ Giovelli/ Catelan/ Trans Stasiak/ Posto Colombinho) mostrou seu valor e, mesmo entre competidores bem mais experientes, sagrou-se Campeão Catarinense no último final de semana na equilibrada categoria Fórmula Kart, que utiliza motores de 125cc. O evento aconteceu em Indaial.

 

O garoto de 14 anos disputou as quatro baterias com muita garra e sempre acreditou no título, subindo de produção durante a competição. Donato venceu as duas últimas baterias e conquistou o título da categoria Fórmula Kart, deixando o excelente piloto catarinense Leonardo Nienkotter com o vice-campeonato.

 

Na Fórmula Kart competiram pilotos da Júnior – categoria de Felipe – Novatos, Graduados B e A e nos treinamentos o gaúcho já mostrou serviço. Mesmo sem conhecer a pista, ele figurou sempre entre os três primeiros, alternando a posição com outros competidores.

 

Na tomada de tempos Felipe obteve apenas a quarta posição, pois o kart estava escorregando e em razão disto a equipe, de forma inteligente, optou por retirá-lo imediatamente da pista para poupar pneus, pois ainda havia quatro baterias pela frente. Isto deu resultado durante a prova.

 

Iniciada a primeira a bateria, um problema no carburador fez com que o piloto caísse para o 9º lugar, perdendo nada menos que cinco posições. Donato se recuperou durante a prova para finalizar em 7º, mas virando tempos próximos aos ponteiros. Finalizada a bateria a Bepi Kart trabalhou arduamente para solucionar o problema no equipamento e o resultado foi excelente, melhorando o rendimento do kart para as baterias seguintes.

 

Na segunda bateria Felipe recuperou mais três posições, terminando  em quarto e melhorando a sua posição no campeonato, uma vez que haveria um descarte. No domingo, nas duas baterias decisivas, o piloto, mesmo diante de competidores de alto nível técnico, conhecedores da pista e muito mais “estrada”, mostrou garra incomum, realizando ultrapassagens arrojadas e limpas, chamando a atenção de todos.

 

Na primeira bateria, após uma confusão na largada, Donato caiu para a sexta posição e não desistiu, ultrapassando os adversários em seqüência, finalizando em um excelente segundo lugar que lhe dava condições de lutar pela vitória na última bateria, com pontuação dobrada. Mais tarde o piloto que chegou em primeiro lugar foi punido por atitude antidesportiva e então Felipe largou da ponta, um prêmio pelo seu desempenho nesta bateria, sem dúvida a determinante para a conquista do título.

 

Largando na ponta na última e decisiva, Felipe manteve a liderança do início ao fim, mesmo pressionado nas primeiras voltas, recebendo a quadriculada com comemoração intensa da equipe, pois já na terceira corrida disputada na categoria 125 o menino comemora um título estadual, diante de competidores de alto nível.

 

Bepi, da Bepi Kart, resumiu a conquista: “Foi excelente, o Felipe está apenas iniciando a sua trajetória e vai até Santa Catarina, frente a pilotos de expressão a nível nacional, rápidos, bem mais experientes e vem para casa com o título. Ele mostrou muita concentração e maturidade para a sua idade, pois construiu a vitória no decorrer da competição, atacou no momento certo. A conquista se agiganta quando nos lembramos que os equipamentos eram iguais, tanto que nos treinos sete pilotos estavam dentro do mesmo décimo, a definição se dá na pista, na preparação do chassi, mas principalmente na pilotagem. Este tipo de proposta valoriza o piloto e o acerto do equipamento, e é uma fórmula que deve ser pensada para outros campeonatos de 125 cc”, diz o experiente preparador.

 

Felipe também agradece a equipe: “A Bepi Kart me entregou um equipamento no chão, em condições de lutar pela vitória e juntos nós conseguimos. Não foi nada fácil, a diferença de rendimento era pequena e praticamente não havia pontos de ultrapassagem, era necessário frear além do limite para passar outro concorrente, tanto que diversos competidores foram punidos por forçar as ultrapassagens. Realizei diversas ultrapassagens, mas não tomei nenhuma punição e isto também foi muito positivo e determinante para o título. Conseguimos crescer durante a competição e fechamos com a vitória na última bateria, foi emocionante. Agradeço à Bepi Kart pela preparação do kart, aos meus patrocinadores e espero lutar em 2009 por novas vitórias”, vibrou o piloto.

  • 16/12/2008 17:05 Alessandro Clezar

    Parabens pela conquista Felipe.Alessandro Clezar.

  • 18/12/2008 17:06 Leonardo Rampazzo

    Valeu Felipe, e muita garra para 2009, esta mesma garra que te consagrou campeão catarinense este ano.AbraçoLeonardo

  • 18/12/2008 19:48 Adriano, Dagna E Tiago Donato

    Valeu Felipe! Você sabe que a gente não tinha como estar presente nesta prova, foi a primeira vez que a gente não estava junto, mas você conseguiu superar tudo com muita força. Estamos muito orgulhosos. Fique certo que vamos continuar juntos no ano de 2009 e quem sabe comemorar muitas vitórias. Teus pais e teu irmão Tiago.