publicidade
26/09/2011 08:45

Fórmula Briggs teve etapa cheia de alternativas em Joinville

Fonte: Roberto Wuthstrack


Foto: Edson Luiz da Costa

No último sábado (24) o Joinville Kart Clube promoveu a 2ª etapa do VII Campeonato Fórmula Briggs no Kartódromo Internacional de Joinville. O principal destaque foi a participação de dois pilotos paraguaios, Mario Ceccoli (22 anos) e Stefano Gallitelli (21), que viajaram 1.150 quilômetros para participar desta prova.

A instabilidade do tempo afastou alguns pilotos, diminuindo o grid, mas acabou não havendo chuva em nenhuma das baterias, o que contribuiu para o elevado nível de disputa nesta etapa, que foi uma das mais "pegadas" da categoria.

Na tomada de tempos, o peso extra que os vencedores da primeira etapa carregaram (5 quilos para os primeiros colocados em cada categoria e 3 quilos para os segundos) mostrou resultado ao trazer mais equilíbrio para a competição, "embolando" o grid. Fatos extras trouxeram mais mudanças no grid, com o pole Ricardo Pinheiro caindo para terceiro por troca de motor, Marcos Granado caindo para penúltimo por manutenção indevida e Roberto Wuthstrack Junior (terceiro) caindo para ultimo por falta de peso (15 gramas).

A primeira bateria, vencida por Ricardo Pinheiro, teve como destaque os pilotos da divisão Light, Welington Larsen, Guilherme Lioi e Jorge Fernandes, que chegaram praticamente juntos, com décimos de segundo de diferença entre eles. Roberto Junior, com uma tocada agressiva e consistente, saiu da ultima posição e finalizou em terceiro. Marcos Granado também se recuperou e chegou em oitavo e primeiro na Master. A melhor volta foi de Ivens (Binho) Stolf, com 51.02', que fez a sua melhor prova desde que estreou na categoria.

A segunda bateria foi uma das mais disputadas desde a criação da Fórmula Briggs, com uma "briga" muito intensa entre Ricardo Pinheiro, Ivens Stolf, Roberto Junior, Jean Dalchau e Welington Larsen (Light) do inicio ao fim da prova. Nas posições intermediarias Marcos Granado, Roberto Wuthstrack e Allan Becker (Light) também travavam uma boa disputa. Entre os ponteiros, Ricardo Pinheiro perdeu o bico do seu kart e saiu da disputa, bem como Ivens Stolf, que bateu muito forte na curva ao final da reta (felizmente sem maiores consequências físicas ao piloto).

Ao final, Roberto Junior chegou na frente, mas foi penalizado pela Direção de Prova, que entendeu ter sido forçada uma ultrapassagem sobre Jean Dalchau, que fez a melhor volta, com 51.30'. A destacar também o oitavo lugar do paraguaio Mario Ceccoli, que mesmo tendo conhecido a pista no dia anterior, fez uma prova consistente.

A próxima e ultima etapa, que definirá o campeonato do segundo semestre, será realizada no dia 22 de outubro, em Joinville.

Os três primeiros em cada divisão foram os seguintes:
FÓRMULA
1 Ricardo Pinheiro – 19 pontos
2 Jean Dalchau – 18
3 Roberto Wuthstrack Jr. – 17

MASTER
1 Marcos Granado – 22 pontos
2 Roberto Wuthstrack – 18
3 Edmar Becker – 16

LIGHT
1 Welington Larsen – 22 pontos
2 Alan Becker – 16
3 Guilherme Lioi – 16

  • 02/08/2013 08:54 Carlos Santana

    Ao Joenville Kart Club, gostaria de conhecer o clube que corre com os motores Briggs 13 HP, aqui em São Paulo temos um clube que tambem utiliza motores Briggs nosso clube aqui em Sampa chama-se Racing Club SP
    Um abraço
    Santana