“Trabalho, dedicação e esforço”. Com essas três palavras o carioca Guilherme Fleischmann (Calliari Competições / Techspeed) definiu a conquista do título do Campeonato Catarinense de Kart, realizado no último final de semana, na cidade de Concórdia, na região Oeste de Santa Catarina. Fleischmann foi o vencedor da categoria Fórmula Kart Super.
Sem conhecer o circuito de Concórdia, Fleischmann iniciou seus treinamentos já na quinta-feira (10), quando a pista foi liberada para uso. “A pista de Concórdia possui um traçado muito técnico e seletivo. A grande dificuldade estava ligada a pouca aderência da pista devido ao asfalto novo, o que exigiu muito da nossa equipe em relação ao acerto do chassis”, disse o piloto.
Já adaptado ao circuito, Fleischmann logo foi se destacando na categoria FKS e sendo apontado como um dos fortes candidatos ao título. A força do competidor foi comprovada logo na primeira prova, quando venceu. Porém, as outras duas corridas seriam conturbadas para o piloto. “O desconhecimento do circuito associado a alguns problemas técnicos somado ao alto desempenho técnico dos meus concorrentes foram as principais dificuldades encontradas na competição”, avaliou o piloto, que viu o piloto Sergio Ramos entrar na última bateria com boa vantágem. “O Sérgio (Ramos) e o Jean (Piva) eram os principais concorrentes”, completou.
Na bateria final, Fleischmann dependia da vitória para conquistar o título da competição. Com isso, o piloto fez uma corrida consciente e, na penúltima volta, assumiu a ponta da corrida até a bandeirada final. “A conquista da primeira posição na bateria final e por consequência do Campeonato ocorreu em uma ultrapassagem sobre o Jean Piva no final da reta na penúltima volta. Foi realmente muito emocionante”, contou Fleischmann, que comemorou muito a conquista do título. “Gostaria antes de tudo agradecer todo o trabalho, dedicação e esforço da Calliari Competições e bem como a equipe técnica da Techspeed, que desenvolveu em 2009 um chassis de alto padrão e performance, elementos fundamentais para obtenção do sucesso obtido nesta temporada de 2009”, completou.
Resultado de um longo trabalho
O título do Campeonato Catarinense não foi resultado apenas de um final de semana de trabalho. Em 2009, Fleischmann obteve ótimos resultados nas pistas. No Campeonato Sul-Brasileiro, o piloto conquistou a terceira posição na etapa de Guarapuava e a segunda colocação na corrida em Florianópolis, ambas na categoria Sênior A. Além disso, o piloto se destacou no Campeonato FKS de Kart, realizado em seis etapas. “Toda corrida é um grande aprendizado para todos nós pilotos. São nas corridas onde nos desenvolvemos mais, pois os desafios técnicos alidados as condições diversas de pista e de meteorologia, somados ainda à pressão normal de uma competição, nos fazem aprender e amadurecer muito como piloto. Os acertos e principalmente os erros são contabilizados e servirão sempre como alavanca para busca do sucesso na próxima prova. É impressionante o quanto passamos a conhecer mais os nossos limites e os pontos que precisamos melhorar”, finalizou Fleischmann, que em 2010 pretende disputar as principais competições do kartismo brasileiro.