Sonhando com o título Catarinense de Kart na categoria Cadete, o piloto Gustavo Zimmermann, de Blumenau, esteve desde quarta-feira (9) no Kartódromo de Concórdia, onde foi realizado em etapa única o Campeonato Catarinense. O garoto fez reconhecimento e treinos na quinta-feira e sexta-feira, realizando excelentes tempos.
No sábado o tempo mudou e todos os pilotos tiveram que se adaptar rapidamente ao piso molhado. Durante a tomada Gustavo esteve entre os três primeiros, mas na sua última volta acabou escorregando e perdendo tempo e assim sua melhor passagem pela cronometragem, o que poderia mantê-lo na frente, pois a pista estava rápida volta a volta. Gustavo acabou com a sexta posição, o que foi considerado muito bom pela equipe.
"Foi uma pena ele ter escorregado na última passagem, pois largaria mais a frente. Mas não lamentamos o ocorrido visto que foram poucas voltas que treinamos na chuva e ainda assim conseguimos conquistar uma boa posição. O nível dos concorrentes estava muito forte", falou Bi, da Bi Racing de Itajaí, seu preparador.
Na primeira largada, também na chuva, o pequeno piloto acabou sendo tocado na primeira curva, caindo para último lugar e foi recuperando volta a volta chegando em nono lugar no final da bateria.
Na segunda bateria, largando de nono, fez boa largada chegando a ocupar a quarta colocação. Faltando três voltas para o fim, porém, recebeu um toque e finalizou em sexto lugar, comemorado pela equipe e por seu pai.
Na terceira bateria largando de sexto, Gustavo manteve a posição até a primeira passagem, quando na reta principal seu motor deu uma “rateada” e cinco concorrentes acabaram passando o piloto de Blumenau, que caiu para a 11ª posição. Ele perdeu segundos preciosos. Quando o motor na segunda passagem voltou a funcionar normalmente, o garoto passou a fazer as melhores voltas da prova e no final da bateria acabou ainda conseguindo passar para nono lugar.
Na última e decisiva bateria, Gustavo passou três concorrentes na reta principal, só que um enrosco de nove karts fez com que o garoto novamente caísse para trás. Ele mais uma vez recuperou-se e lutou por posições, chegando a ocupar a sexta posição. Só que novamente e involuntariamente recebeu um toque e finalizou em oitavo na bateria, a mesma em que terminou o campeonato.
"Vim para cá com o pensamento de ser campeão, mas não deu. O que posso dizer é que estou feliz pelos pegas legais que fizemos, todos dentro da desportividade. Foi legal disputar posição com meus amigos, Felipe, Pedro, Henrique, Vitor, Mateus, Jordan, e os novos amigos, Eduardo, Gabriel, Ismael, Vítor Belém,e o Lucas. Vou lembrar sempre desse campeonato, da experiência que adquiri e pelas brincadeiras entre os treinos e as provas, pois brincávamos com uma motoneta a bateria”, conta Gustavo.
E o balanço do ano foi feito pelo pai, Pedro. "Gostaria de agradecer nossos apoiadores, Lanchonete Casa Velha, Poffo Veículos, Flipper Piscinas, Point da Beleza, Pinheiro Competições e ao Bi da Bi Racing que nos ajudou muito nestes dois últimos campeonatos. O Gustavo este ano evoluiu muito e acabou Campeão Regional em Indaial, e ainda fez três provas no mais disputado campeonato em São Paulo e ainda o Gaúcho. Se Deus quiser no próximo ano estaremos fazendo várias competições para ele crescer ainda mais. Também quero dizer publicamente em meu nome e de meu filho que agradeço a paciência e a força que minha esposa Eliana e a Tainá, minha querida filha, têm nos dado, pois estamos sempre ausentes devidos aos treinos e competições. Sentimos muito a falta delas, mas agora vem o período de férias e a família estará vários dias reunida e isto não tem preço", disse Pedro, enaltecendo a família, que para ele está acima de qualquer coisa.