Competir contra os altos custos do kartismo já é difícil, imagine ter ainda que enfrentar adversários de altíssima qualidade técnica, e mesmo assim chegar ao título. Pois neste último final de semana, o piloto Inácio Gambatto Ribeiro, que compete na Fórmula Kart Parilla 125 cc, sagrou-se campeão do Campeonato Regional Oeste em Santa Catarina.
Uma competição bem mais difícil de ser vencida do que o próprio Campeonato Catarinense ou até mesmo a Copa Oeste. Não só pelo maior número de pilotos em cada categoria, mas em virtude da quantidade de etapas. E mais, enquanto que no Catarinense Inácio tinha apenas adversários da Júnior Menor, no Regional Oeste a briga é entre a Graduados, Sênior e Novatos. Grids sempre com bom número de concorrentes, atraindo inclusive pilotos do Paraná, teve na Cadete 10 pilotos em disputa, na Five Speed precisou dividir por categorias e, a espetacular Formula Kart, sempre recheada de pilotos acostumados com grandes títulos, como foi o caso do fera Márcio Rüdiger neste domingo de muito calor em São Miguel do Oeste.
Inácio Gambatto Ribeiro, com apenas treze anos, agora já é bi-campeão em 2005, pois também tem na bagagem o título do Catarinense, e ainda espera a definição de uma complicada final da Copa Oeste para quem sabe buscar o tri, mas garantido já está o vice.
Inácio, a revelação de 2005, competiu em 22 provas este ano, esteve em seis campeonatos diferentes, inclusive o Brasileiro de Campo Grande (MS), e lá deixou sua marca ficando entre os dez melhores do país na categoria. Acumulou até agora, 11 primeiros lugares, 5 segundos e 4 terceiros, sempre presente ao pódium, 54 troféus, nenhuma advertência, nem tampouco penalizações. Piloto limpo, muito festejado e cumprimentado nos boxes das demais equipes, neste final de semana recebeu duas propostas de grandes empresários para em 2006 ingressar na Five Speed.