A temporada 2016 do RA Racing Champ começou em 28 de fevereiro e mais de 120 pilotos compareceram ao Kartódromo Internacional Beto Carrero. Mesmo com condições climáticas muito adversas – foi a pior condição de pista da história do campeonato – devido às fortes chuvas que atingiram o município de Penha desde a noite do dia 27, os pilotos das quatro categorias foram à pista e levaram muita emoção ao público que acompanha o evento.
A categoria AS foi para a pista molhada e as previsões estavam corretas: vitória de Eduardo Guidi nas duas baterias e boa vantagem para o quarto título na categoria. O segundo lugar ficou com Gilberto Moises, com Giovani Novaes em terceiro. Samurai Sam subiu novamente ao pódio do RA com o quarto lugar, Mateus Pereira foi ao pódio pela primeira vez na AS com a quinta posição e Marcio Correa marcou novamente presença em um pódio da categoria com a sexta posição.
Na SP a chuva trouxe uma dificuldade a mais na prova, principalmente na primeira bateria, que por muito pouco não foi encerrada em bandeira vermelha pelo acúmulo de água na pista. A primeira bateria foi vencida por Marco Vanin e a segunda por Roni Cristofolini. A somatória das baterias deu a vitória a Giovani Novaes, por uma margem pequena de pontos. O segundo lugar ficou com Marco Vanin, com um começo de temporada bastante promissor, e Fernando Lima foi o terceiro, sendo este o seu melhor resultado no RA Racing Champ. Na quarta posição ficou Beto Chamego, o quinto foi Roger Moraes e Tarcisio Guedim fechou o pódio da SP na sexta posição.
A categoria NP teve uma bateria no molhado e uma no seco e com isso muitas mudanças ocorreram. Mateus Pereira venceu no molhado e Guilherme Rocha venceu com pista seca. Com a soma das baterias, a vitória foi de Mateus Pereira, conquistado seu primeiro evento no RA. Guilherme Rodrigues ficou em segundo e busca em 2016 o título inédito da NP. O terceiro foi Beto Chamego, que começa muito bem o ano com dois pódios. Bruno Albino foi o quarto colocado, tendo uma boa atuação na estreia na NP. Jean Cardoso foi o quinto colocado e Guilherme Rocha foi o sexto.
A categoria OPEN foi a última a entrar na pista, com um grid de 27 pilotos e muitas estreias. A bateria foi em pista seca, bastante suja, mas em condições muito melhores do que as outras categorias. A pole ficou com Jean Cardoso, que dominou a prova de ponta a ponta. O segundo lugar ficou com Cicero Liz, estreante no RA, e na terceira posição chegou Mario Junior, que também fez sua estreia no RA RACING CHAMP.
A próxima etapa do CHAMP acontece em 10 de abril, mas em 12 de março a RA Racing promoverá, em parceira com o Kartódromo Beto Carrero, o primeiro Endurance de 2016, com 3 horas de duração e 30 equipes inscritas. O processo de inscrição durou apenas 9 horas, um recorde para o evento.