A terceira etapa do Campeonato da Fórmula Kart Super e Fórmula Kart, que usa motores sorteados, foi realizada neste final de semana (15) em Indaial (SC), e foi uma das mais disputadas desde as tomadas de tempo até a bandeirada final da segunda bateria.
Com 18 pilotos inscritos dos três estados do Sul, a FKS iniciou a briga já nos treinos classificatórios, onde largar na frente no sinuoso circuito de Indaial é muito importante. Com uma diferença de apenas 30 milésimos de segundo, Leonardo Nienkotter largou na pole, com Guilherme Fleischmann em segundo e Edward Veiga Fachini em terceiro. Na Fórmula Kart, a briga pela pole foi mais intensa ainda.Yuri Scaniello fez a pole com apenas 20 centésimos a frente de Felipe Lobo em segundo e Wanderlei Berlanda Junior em terceiro.
Na primeira bateria na FKS, Leonardo Nienkotter largou na frente e manteve a liderança até o final, não sendo ameaçado em nenhum momento. Guilherme Fleischmann manteve a segunda colocação deixando uma intensa disputa nas posições intermediárias onde Doglas Pierosan finalizou em terceiro. Na segunda bateria com metade do grid invertido, Roger Vidal largou na frente e manteve a posição, deixando os líderes da bateria anterior em uma dura briga por ultrapassagens. Na quinta volta Roger teve o cabo do acelerador rompido, mas se manteve na prova acelerando com uma das mãos. Acabou perdendo algumas posições, mas ainda deu muito trabalho para outros competidores. Nienkotter, em mais um dia inspirado e largando da oitava posição, conseguiu vencer a segunda bateria e garantir a vitória na etapa e ficando com o título da primeira fase do campeonato. André Napoli finalizou a bateria em segundo e Gian Carlo Belli em terceiro.
Na soma final dos pontos, Nienkotter venceu a terceira etapa com 22 pontos, seguido de Doglas com 15 e Fleischmann também com 15 pontos. No campeonato Nienkotter lidera, com Napoli em segundo e Doglas em terceiro.
Na Fórmula Kart (FK), Yuri largou na ponta e teve que enfrentar logo na primeira curva o ataque de Felipe Lobo. Andrés Junior largou bem e conseguiu assumir a segunda colocação travando um bom duelo com Felipe Lobo até a 13ª volta, quando Felipe conseguiu a ultrapassagem. Yuri aproveitou a briga e abriu boa vantagem mantendo a ponta até a bandeirada, com Lobo em segundo e Willians Ferrens em terceiro. Na segunda bateria Yuri largou na frente, agora com Lobo ao seu encalço. Foi um duelo que durou toda a bateria e depois de 10 voltas Berlanda entrou na briga também. Os três andaram forte, praticamente grudados um no outro, até a bandeirada final, com Yuri em primeiro, Lobo em segundo e Berlanda em terceiro. Na soma dos pontos Yuri venceu a prova com 22 pontos, seguido de Felipe Lobo com 18 e Wanderlei Berlanda Junior em terceiro com 13 pontos.
No resultado do campeonato no primeiro trimestre, Felipe lobo e Yuri Scaniello empataram com 67 pontos e no critério de desempate, Felipe venceu com Yuri em segundo. Berlanda finalizou em terceiro
A segunda fase do Campeonato da Fórmula kart Super e Fórmula Kart iniciará no dia 10 de agosto.
Confira os três primeiros em cada categoria em Indaial (após a soma dos pontos)
FÓRMULA KART SUPER
1 Leonardo Nienkotter - 22pontos
2 Doglas Pierosan -15 pontos
3 Guilherme Fleischmann -15 pontos
FÓRMULA KART
1 Yuri Scaniello - 22 pontos
2 Felipe Lobo - 18 pontos
3 Wanderley Berlanda - 13 pontos