Abrindo a fase da tarde no Catarinense – e depois dos aquecimentos –, a Novatos foi à pista para sua primeira bateria classificatória. E foi, talvez, a corrida que mais alternativas mostrou dentro da pista até o momento.
Gustavo do Lago, que herdou a pole depois da desclassificação confirmada de Flávio Lisboa Neto, manteve a ponta por algumas voltas, mas depois perdeu-a para Gustavo Dal Pizzol. Voltas depois, Lago, bem mais rápido, recuperou a ponta, mas perdeu-a novamente após cometer um erro na entrada da reta dos boxes.
Sempre muito veloz, Lago ficou muito distante, mas não desistiu e, volta a volta, foi chegando em Dal Pizzol novamente, para a poucas voltas do final assumir a ponta em definitivo.
Flávio Lisboa Neto foi outro destaque da prova, assim como a bela disputa pela vitória. O atual campeão sul-brasileiro largou em último em razão de sua desclassificação e veio ganhando posições, sempre combativo. E foi premiado com o segundo lugar obtido na penúltima volta, chegando a menos de um segundo do vencedor.
Confira o resultado da bateria:
1 Gustavo do Lago – 20 voltas – 13:33.570
2 Flávio Lisboa Neto – a .918
3 Felipe de Oliveira – a 1.276
4 Gustavo Dal Pizzol – a 1.926
5 Nathaniel Bueno – a 3.530
6 André Vollmer – a 4.255
7 Gustavo Torres – a 9.644
8 João Pedro Rodrigues – a 17.418