As quatro categorias do RA RACING CHAMP 2015 tiveram no último dia 18 de outubro a definição de seus campeões. Depois de uma semana de chuvas em Santa Catarina, o tempo nublado com pista seca foi, de certa forma, um alívio aos pilotos que estavam brigando pelo título.
A categoria NP teve a vitória inédita de Renato Simão. A segunda posição ficou com Rafael Frasson, seguido por Ricardo Loewen em terceiro. O quarto colocado foi Guilherme Rodrigues, na quinta posição ficou com Jean Lana e Gugelmin Sena fechou o pódio na sexta posição. Com três etapas realizadas neste segundo semestre, o título da categoria ficou com Rafael Frasson que obteve 157 pontos, seguido por Guilherme Rodrigues com 153 pontos, Ricardo Loewen fez sua estreia no RA e conseguiu terminar na terceira posição. Jean Lana terminou na quarta posição, Renato Simão foi o quinto com 126 pontos e Luigi Dambros foi o sexto. Roberto Tealdi, Guilherme Rocha, Gabriel Ávila e André Nascimento fecharam os 10 primeiros neste segundo semestre.
Rafael Frasson terá que subir de categoria no próximo ano, tendo que escolher entre SP e AS. Com isso a categoria seguirá sempre tendo um novo campeão.
A categoria Open revelou boas promessas para as principais categorias do RA, e neste segundo semestre não foi diferente. A bateria tinha como protagonistas Bruno Albino e Jean Cardoso, brigando ponto a ponto pelo título. A pole da bateria ficou com Guilherme Rocha, que brigou muito com Bruno para garantir a vitória. A segunda posição ficou com Bruno Albino, fazendo o necessário para garantir o título inédito. O terceiro foi Geyson Assunção, fechando assim o pódio da Open. Jean Cardoso foi o quarto colocado, com Mateus Pereira em quinto e Anderson Stein em sexto.
Bruno Albino conseguiu enfim do título da Open. Depois de ficar em segundo lugar nos últimos campeonatos, ele fechou a disputa deste segundo semestre com 87 pontos, a segunda posição ficou com Guilherme Rocha com 79 pontos, o terceiro lugar no geral foi de Jean Cardoso com 77 pontos. Anderson Stein terminou em quarto, com Moacir Andrade em quinto e Mateus Pereira em sexto.
As portas da categoria NP estão abertas para Bruno Albino em 2016 e, assim, o RA Racing Champ terá um novo campeão em sua categoria de entrada.
As principais categorias do RA RACING CHAMP tinham decisões bem acirradas para a última etapa, e os resultados consolidaram os vencedores de AS e SP como grandes nomes do evento.
Na categoria SP, a disputa ficou entre Giovani Novaes e Gilberto Moises, como aconteceu em 2014 e no primeiro semestre de 2015. No ano passado o vencedor foi Gilberto Moises e no primeiro semestre o título ficou com Giovani Novaes.
Somando o resultado das baterias, a vitória na etapa ficou com Jorge Garcia, sua primeira vitória em etapas e forte candidato ao título da SP em 2016. Giovani Novaes chegou em segundo lugar e garantiu o bicampeonato na SP, o terceiro foi Gilberto Moises, com Roger Moraes em quarto. O quinto no pódio foi Luigi Dambros e Andrei Ramalho fechou o pódio na sexta posição.
A categoria SP sagrou seu campeão com hegemonia em 2015. Giovani Novaes venceu os dois semestres e se consolida como um dos grandes nomes na história da RA RACING. Giovani terminou o semestre com 163 pontos. O segundo colocado foi Gilberto Moises com 153 pontos, o terceiro foi Marcelo Magnani, sendo sua melhor participação no RA. O quarto colocado foi Marcio Correa, seguido por Tarcisio Guedim no quinto lugar, e o sexto colocado foi José Velho. Roger Moraes, Andrei Ramalho, Luigi Dambros e Charles Bonnevialle completaram os 10 melhores do semestre.
Assim como no primeiro semestre, o título da categoria AS mudou de mãos na última etapa, e pela primeira vez na história do RA, o vencedor da categoria não venceu nenhuma bateria no campeonato.
A classificação geral da etapa levou ao lugar mais alto do pódio, Eduardo Guidi, que se tornou tricampeão do RA na categoria AS. Em segundo ficou Eduardo Schmidt, sua melhor participação no RA. A terceira posição ficou com Marcio Correa, o quarto colocado foi André Franco. Giovani Novaes terminou na quinta posição e Gilberto Moises ficou com o sexto lugar no pódio.
O campeonato teve como campeão Eduardo Guidi, com 156 pontos. No segundo lugar ficou Giovani Novaes com 143 pontos, o terceiro foi Ricardo Salvador somando 126 pontos, seguido por André Franco como os mesmos 126 pontos na quarta posição. Marcio Correa foi o quinto com 125 pontos e Eduardo Schmidt terminou em sexto com 116 pontos. André Tealdi, Geyson Assunção, Gilberto Moises e Charles Bonnevialle foram os 10 melhores do semestre.
As categorias AS e SP podem reservar boas surpresas no próximo ano, com a chegada de novos pilotos, e a evolução de muitos pilotos do grid.
O RA RACING CHAMP pré-selecionou os pilotos para o próximo evento da RA, a RA RACING CUP, que será disputada no dia 15 de novembro em Penha.