publicidade
16/12/2014 10:38

RA Racing, maior campeonato amador do Estado, definiu seus campeões no Beto Carrero

Fonte: Alan Aguiar


Foto: Iaggo Gonçalves

O RA Racing Champ 2014 teve sua etapa derradeira disputada no último dia 7 de dezembro no Kartódromo Beto Carrero e o clima quente fez com que os pilotos suassem muito para conquistar seus objetivos. Durante todo o ano foram disputadas oito etapas e mais de 200 pilotos participaram da competição, que levou o kart amador de Santa Catarina ao patamar de importância no cenário nacional.

A porta de entrada no RA Racing, a categoria OPEN, sagrou seu primeiro campeão. A vitória na última etapa do ano foi de Jean Cardoso, com Gilson Candido e Guilherme Gasino completando o pódio. Porém, o grande vitorioso da noite foi Rafael Frasson, conquistando o primeiro tí­tulo da categoria, terminando o campeonato com 136 pontos. A segunda posição no geral ficou com Bruno Albino, com 125 pontos, e o terceiro foi Pablo Granemann, que venceu Gilson Candido nos critérios de desempate.

A categoria NP foi à pista com o tí­tulo muito próximo das mãos de Rodrigo Jovita, que foi focado em fazer baterias sem se arriscar para garantir a conquista inédita na carreira. A última etapa foi vencida por Marco Brasil, piloto oficial da categoria SP, que correu como convidado na NP. A segunda posição ficou com Fabiano Straube, com uma pequena diferença para Marco. O terceiro foi Rafael Frasson, piloto da Open que fez a estreia na NP, o quarto colocado foi Ivo Junior, vencendo uma bateria, assim como os três primeiros. A quinta posição ficou com Frankwillians Sena, fechando no pódio seu excelente ano de estreia. E Renato Lopes foi o sexto, completando assim o pódio da NP.

Rodrigo Jovita foi o campeão da NP. O piloto fechou o campeonato com 312 pontos, o vice campeão de 2014 foi Fabiano Straube, ganhando três posições na última etapa e somando 283 pontos. O terceiro foi Marcio Vieira com 279 pontos, na quarta posição terminou Frankwillians Sena com 276 pontos e Beto Chamego fechou o grupo A com 274. O vencedor do grupo B e sexto colocado no geral foi Marcelo Zanol, com 262 pontos, o sétimo foi Guilherme Rocha, na oitava posição ficou André Tealdi, o nono colocado foi Norisval Junior e Antonio Castellon fechou os 10 primeiros colocados da categoria NP em 2014.

Os super pesados entraram na última etapa com o campeão indefinido. Gilberto Moises e Giovani Novaes lutaram ponto a ponto durante 2014. Com os dois pilotos brigando entre si pelo tí­tulo geral, o caminho para a vitória abriu-se para a conquista inédita de Luiz Alves, piloto que cresceu durante o ano até conseguir a vitória. Na segunda posição chegou José Norisval, o terceiro foi Gilberto Moises, seguido por Giovani Novaes em quarto, o quinto foi Marcelo Magnani e Nelson Amaral fechou o pódio da SP.

Com a terceira posição na etapa, Gilberto Moises manteve a diferença de pontos frente ao segundo colocado, Giovani Novaes, e conquistou o tí­tulo da SP, seu primeiro tí­tulo no RA RACING. Gilberto terminou o ano com 316 pontos, enquanto Giovani Novaes fez uma temporada impressionante e terminou na segunda posição no campeonato com 307 pontos. O campeão de 2013 da SP, Marco Brasil, terminou 2014 na terceira posição com 291 pontos. Marcos Nabozny ficou em quarto com 281 pontos. Rogério Guerra fechou o grupo A na quinta posição com 277 pontos.

Pelo grupo B, o campeão foi José Velho, em sexto no geral, seguido por Luiz Alves em sétimo, Marcelo Magnani em oitavo, Giovano Cainelli na nona posição e Charles Bonnevialle fechou os 10 primeiros colocados da categoria SP em 2014.

A principal categoria no RA Racing Champ teve a disputa mais acirrada. Eduardo Guidi e Marcos Carcereri reeditaram a disputa de 2013 com igual intensidade. O único resultado que poderia dar o tí­tulo a Guidi era a vitória na etapa e Carcereri não ter um bom rendimento. Guidi venceu as duas baterias que disputou e conseguiu a pontuação máxima da etapa. A segunda posição da etapa ficou com Giovano Cainelli, seguido por Bene Spengler em terceiro, o quarto colocado foi Gilberto Moises. Marcos Carcereri terminou na quinta posição e Renee Gonçalves foi o sexto.

No ano de 2014 o RA RACING aplicou a regra de descartar a pior classificação do ano, pois a pontuação absoluta do campeonato da AS terminou empatada. Eduardo Guidi e Marcos Carcereri fizeram 344 pontos e pelo descarte Guidi aparece na frente com 319 pontos e Carcereri com 310 pontos. Com isso Guidi sagrou-se bi campeão da categoria AS. O terceiro colocado foi Gilberto Moises, fechando um grande ano com dois TOP 3 em categorias diferentes. O quarto colocado foi Renato Gruneich com 265 pontos e o quinto, fechando o grupo A, foi Bene Spengler com 256 pontos.

Antonio Castellon terminou na sexta posição, vencendo o grupo B. O sétimo foi Renee Gonçalves, seguido por Beto Chamego em oitavo, em nono terminou Leandro Seabra e Ricardo Salvador foi o décimo colocado.

O RA RACING termina o ano de 2014 com um saldo positivo e com a certeza que em 2015 continuará como o maior e melhor campeonato amador de Santa Catarina.

  • 17/12/2014 14:51 Eduardo Schmidt

    Estive competindo no final de semana que se passou, e sou testemunha de que o campeonato é muito bem organizado, segue cronograma, oferece premiação, a organização está de parabéns, em 2015 já agendei pra correr o campeonato completo.