O RA Racing realizou seu primeiro Endurance da temporada no último dia 12 de março no traçado principal do Kartódromo Internacional Beto Carrero, com participação de 29 equipes em uma prova com três horas de duração.
Algumas mudanças ocorreram em comparação com os endurances realizados em 2015. A primeira delas foi a inclusão da classificação para definir o grid de largada e também a utilização de tornozeleira para carregar o sensor de cronometragem, já que em 2015 o sensor era colocado no kart. Os pilotos ficaram satisfeitos com as mudanças ao final do evento.
O sistema de classificação teve cada equipe tendo a oportunidade de realizar uma única volta rápida e uma a uma as equipes iam formando o grid de largada. O último a marcar tempo foi Eduardo Guidi, a bordo do kart 19 da CKGA Team 1, que conquistou a pole position do RA RACING Endurance 3H.
A largada aconteceu pontualmente às 17 horas e os 29 karts largaram sem problemas. O kart 19 assumiu a ponta da prova por poucas voltas, sendo superado na volta 7 pelo kart 18 da Engelmann 77 RA IV. Na volta 15 foi a vez do kart 15 da Engelmann 77 RA I tomar a ponta da prova, e assim começar sua superioridade.
Com 1 hora de prova e 51 voltas completadas, a liderança continuava com o kart 15, na segunda posição estava o kart 19, em terceiro aparecia o kart 20 da CKGA Team 2, o kart 22 da Equipe Velopark estava na quarta posição, seguido pelo kart 5 da Alligators Arm 1 e o kart 4 da Unikart 4 fechava os seis primeiros.
Com a parada do líder, o kart 22 da Equipe Velopark começou a quebra de um recorde, assumindo a ponta na volta 57, e se mantendo na pista sem parar até a volta 84, completando mais de 1 hora e 40 minutos sem efetuar a primeira parada obrigatória. Todas as equipes tinham que realizar três paradas de 5 minutos durante a prova.
Completando 2 horas de prova e 100 voltas, a liderança era novamente do kart 15, que dominava a prova, abrindo vantagem de quase 1 minuto para o segundo colocado, que no momento era o kart 5 da Alligators Arm 1, enquanto a Alligators Arm 2 estava em terceiro. O quarto colocado era o kart 21 da Mônaco Pro Racing, na quinta posição estava o kart 4 da Unikart 4 e o sexto era o kart 22 da Equipe Velopark.
Na última hora de prova, muitas equipes finalizaram suas paradas, mas o kart 15 continuou na liderança, abrindo vantagem de uma volta frente ao segundo colocado, finalizando a prova com certa facilidade. A prova terminou com as três horas previstas, mais 3 voltas em um total de 148 voltas, e o bicampeonato veio para o kart 15 da Engelmann 77 RA I, mostrando a competência da equipe na disputa de Endurance.
A segunda posição ficou com o kart 22 da Equipe Velopark, que faz uma seletiva para levar os melhores pilotos ao evento. O kart 5 da Alligators Arm 1 ficou em terceiro, melhor posição da equipe nos Endurance, a quarta posição ficou o kart 18, da Engelmann 77 RA IV. O quinto colocado foi o kart 19 da CKGA Team 1 e o kart 27 da Joinkart 2 fechou o pódio na sexta posição. A equipe destaque, com maior peso médio dos pilotos entre os 10 primeiros, foi o kart 23 da Amigos de Piçarras.
O próximo Endurance do RA RACING acontecerá em junho.