Sol, calor e praias lotadas. Assim foi o último domingo (18), em Florianópolis (SC). Não para 16 pilotos que disputaram a quarta e última etapa da Fórmula TAG, que estreou no calendário nesta temporada. Mesmo com o título já definido para Leonardo Nienkotter, as disputas foram intensas no Kartódromo dos Ingleses.
Composta por três baterias, a quarta etapa da Fórmula TAG estava cercada de expectativas. Mesmo com Nienkotter garantindo o título na terceira etapa, dois pilotos disputavam o vice-campeonato. Mitsui Duzanowski, de Joinville, e Luiz Bonatti, de Florianópolis disputavam, ponto a ponto, a segunda posição no campeonato. Na categoria TAG Master, o título simbólico era disputado entre Fernando Rocha e Fernando Nienkotter.
Correndo sem compromisso de vencer, Leonardo Nienkotter garantiu a pole-position. O segundo colocado foi Mitsui, que dava um passo importante para conquistar o vice-campeonato. "Por ter vencido a etapa anterior, eu estava com 5kg a mais no meu kart", contou o piloto de Joinville.
Na primeira bateria, Nienkotter e Mitsui duelaram pela vitória durante toda a corrida, quando na última volta, no final da reta principal, ambos se tocaram e Mitsui acabou fora da pista. Nienkotter ainda voltou para a corrida e terminou a prova em terceiro, porém foi punido em cinco posições por atitude anti-desportiva. A vitória ficou com Wanderlei Berlanda Jr, que fazia sua estréia na categoria.
Na segunda bateria, Nienkotter logo assumiu a ponta, mesmo largando na oitava posição. Enquanto isso, Mitsui Duzanowski, que largava do final do grid, vinha tentando se recuperar e cruzou a linha de chegada na sétima colocação. Luiz Bonatti, concorrente direto de Mitsui na disputa do vice-campeonato, foi o quarto colocado. Berlanda foi o segundo.
Na terceira e decisiva bateria, Nienkotter voltou a dominar e garantiu mais uma vitória, seguido de Berlanda, que foi o vencedor da etapa. Mitsui foi o terceiro e Bonatti o quinto. Na soma dos resultados, considerando os descartes, Bonatti foi o vice-campeão. Na TAG Master o título simbólico ficou para Fernando Rocha. Para Nienkotter, a competição foi excelente. "Foi muito gostoso disputar a Fórmula TAG. Os equipamentos são muito parelhos e as corridas são ótimas. Todos estão de parabéns", disse o primeiro campeão da nova categoria.
De acordo com José Nascimento, promotor da categoria, em 2012 serão quatro etapas disputadas. "A procura de pilotos está grande. A expectativa é que tenhamos mais de 20 pilotos competindo. Faremos quatro etapas novamente, sendo que estamos vendo a possibilidade de realizar uma das etapas fora de Florianópolis", revela Nascimento.
Confira os dez primeiros colocados da Fórmula TAG 2011:
1. Leonardo Nienkotter - 97 pontos
2. Luiz Bonatti - 66
3. Mitsui Duzanowski - 59
4. Maikon da Costa - 55
5. Fernando Rocha - 51
6. Rodrigo Costa - 50
7. Marcos Rubin - 40
8. Fernando Nienkotter - 39
9. Fernando Faraco - 31
10. Wanderlei Berlanda Jr. - 29
Os protagonistas da primeira temporada da Fórmula TAG, Leonardo Nienkotter (Campeão) e Luiz Bonatti (Vice), mandaram um recado aos internautas do Portal Kart Motor. Confira: