Nada melhor do que uma vitória para encerrar um excelente ano no automobilismo. Foi isso que aconteceu com o catarinense Yukio Duzanowski (Mormaii /KartPress). O piloto venceu a corrida de kart de longa duração Floripa 200, realizada na última semana, em Florianópolis (SC).
A vitória da Floripa 200 começou a se desenhar antes da corrida, na definição da estratégia de corrida. Utilizando motores Fireball, de 2 tempos, o chefe de equipe José Nascimento, da JZ Racing, propôs uma estratégia ousada. "Fiz alguns testes e vi que seria possível fazer a corrida com apenas uma parada nos boxes. Falei isso para eles", disse Nascimento. "Eles acharam estranho no início, mas depois aceitaram", completou.
A equipe Mormaii seria formada pelos irmãos Yukio e Mitsui Duzanowski e o piloto local Luiz Henrique. "Vendo que teríamos que fazer apenas duas paradas, o Mitsui optou em não correr para aumentar as chances de vitória da equipe. Foi muito interessante isso, pois ele pensou muito na equipe", disse Nascimento.
Durante a corrida, Yukio deu um show de regularidade. Sempre muito rápido e constante, o piloto conseguiu impor um rítmo vencedor. Com isso, Luiz Henrique não teve problemas em conduzir o kart até a bandeirada final. "Foi uma vitória incrível. O tanque de combustível teve que aguentar 100 voltas com cada piloto. E deu certo. Foi uma estratégia ousada que nos deu a vitória. Estou muito contente", disse Yukio, que foi terceiro colocado no Campeonato Sul-Americano de Kart.
A prova, que foi transmitida ao vivo pela Record News SC, destacou o desempenho de Yukio. "No dia seguinte, no jornal deles, eles disseram que eu era um menino prodígio. Fiquei muito feliz", completou o jovem de 16 anos, que em 2011 deve estrear em alguma categoria do automobilismo. "Agradeço muito à JZ Racing, que me deu essa oportunidade. Estou muito contente em encerrar o ano com essa vitória", disse o piloto.