A menos de duas horas de São Paulo e a menos de três horas do Rio de Janeiro, o Kartódromo Internacional de Guaratinguetá está prestes a realizar a 4ª edição da 3 Horas de Guaratinguetá, um dos eventos endurance mais esperados do ano.
Utilizando motores 4 tempos que chegam a 21 hp, a organização do evento, junto com uma comissão de pilotos e preparadores, resolveu fazer algo inédito: cada equipe poderá utilizar motor próprio para a corrida, desde que dentro do regulamento do evento.
A organização concluiu que a maioria dos campeonatos que usam esses motores pelos kartódromos do Brasil utiliza quase o mesmo regulamento. Por isso pouco deverá ser feito para adequar os motores próprios à configuração exigida pelo regulamento.
Com a utilização de motores próprios, o primeiro impacto pode ser visto no valor da inscrição, que cai de R$ 1.800,00 para apenas R$ 600,00 por equipe. Além disso, a organização das 3 Horas de Guaratinguetá, pensou em poupar os motores que irão participar da corrida, colocando uma coroa baixa, um traçado que não force muito o piloto e motor e ainda carburadores originais que serão distribuídos pela organização, gratuitamente.
Alexandre Oliva, administrador do kartódromo de Guaratinguetá e um dos organizadores do evento, responde algumas perguntas a respeito do evento:
O fato dos motores serem próprios pode causar diferença de rendimento?
Não. Todos os motores terão que estar de acordo com o regulamento e muito pouco pode ser feito para mudar o rendimento. Os carburadores, coração do motor, serão distribuídos pelo kartódromo e estarão lacrados. É a mesma coisa quando os motores são alugados. Todos vêm com a mesma configuração. É isso que será cobrado de cada equipe, que estejam todos com a mesma configuração imposta pelos técnicos do evento.
Por ser uma corrida de 3 horas, não pode judiar muito do motor?
O regulamento foi feito pensando nisso. Colocamos uma coroa baixa que dificilmente irá atingir o giro máximo do motor. Limitamos no carburador, que será fornecido pela organização. Depois da corrida seria coerente a equipe se juntar e revisar esse motor para que o dono do fique com um motor revisado e novo.
Quem não tem motor, como fica?
Hoje, em quase todos os kartódromos, existem motores 4 tempos e preparadores de motor. Os motores podem ser alugados por uma equipe. Temos como colaboradores preparadores conhecidos em todo o Brasil, que poderão locar para as equipes que vierem sem motor e a preços bem convidativo. Acessem nosso site e veja o contato dos preparadores.
Por serem motores próprios não da margem para possíveis “trambiques”?
Os cinco primeiros colocados só serão decretados vencedores após uma minuciosa vistoria.
A inscrição mais em conta é o único benefício dessa mudança?
A inscrição mais baixa traz inúmeros benefícios direta e indiretamente. Os preparadores de motores poderão locar seus motores, os mecânicos serão beneficiados, pois haverá uma procura maior de equipes para participar do evento, mas o mais beneficiado será o piloto, que antes gastaria no mínimo R$ 1.500,00 para correr e agora poderá correr uma corrida de longa duração gastando muito menos.
A 3 horas de Guaratinguetá acontece dia 18 de novembro de 2012 e todas as informações, como chegar, onde se hospedar, regulamento etc., você encontra no site www.sf4kgt.com ou www.kartguara.com.br. O grid é limitado a 30 equipes.