publicidade
20/04/2009 09:44

3ª etapa do Paulista roubou a cena em Interlagos

Fonte: Quick Comunicação e Marketing - Flávio Quick


Foto: Flávio Quick

Vinícius Papareli venceu na Cadete


Em um dia de temperatura amena e ofuscante sol, o Campeonato Paulista de Kart voltou ao Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, Zona Sul de São Paulo, para a realização da terceira etapa da temporada. Mesmo disputando as atenções com a corrida da Porsche GT3 Cup, que acontecia no autódromo ao lado, os pilotos dos pequenos veículos de competição roubaram a atenção de várias pessoas que acompanharam as atividades durante todo o dia.

Pilotos de várias partes do país se deslocaram até a capital Paulista com o objetivo de participarem das provas da mais tradicional competição estadual do Brasil. Estiveram na pista atletas de todas as cinco regiões do país que somaram um total de 62 inscritos. O destaque, mais uma vez, ficou por conta dos 20 pilotos da categoria Cadete. Por outro lado, o fato negativo ficou para os pilotos das categorias Novatos, Sênior, Super Sênior e Shifter que, mais uma vez, não apareceram para correr, deixando aberta a lacuna na programação do evento.

Abrindo o dia de competições a categoria Júnior tomou o traçado. Após registrar a pole-position o potiguar Johilton Filho fez uma boa largada e manteve-se na primeira posição. Com o passar das voltas o representante da equipe Quake2 foi pouco a pouco abrindo em relação aos demais adversários e, ao final das 27 voltas, recebeu a bandeirada da vitória com mais de três segundos de vantagem para Victor Franzoni, o segundo colocado. Jean Aguiar terminou na terceira posição.

Reunindo 12 pilotos a Júnior Menor teve uma corrida bastante disputada. O carioca Olin Galli marcou a pole, mas ainda na primeira volta ele acabou rodando e caindo para o final do pelotão. Neste momento a briga pela ponta estava com Gustavo Myasava, Pietro Rimbano e Thiago Vivacqua. Algumas voltas se passaram e Vivacqua, no “S” da Balança, ultrapassou Myasava, assumindo a liderança. Myasava rodou e perdeu várias posições. Thiago começou então a abrir em relação aos demais concorrentes, mas recebeu um time-penalty por sua manobra com Myasava e teve de ficar 20 segundos parado. Com isso, perdeu qualquer chance de brigar pela vitória. Melhor para Cayan Chianca, que, após bela prova de recuperação assumiu a liderança e neste posto seguiu até a bandeirada final. Rimbano terminou em segundo e Flávio Santos, em terceiro.

A prova da categoria Graduados teve o mineiro Jean Claude Paturle largando da primeira posição. Após uma boa largada ele manteve-se na ponta pressionado por Fernando Resende e Thiago Ávila. Porém, poucas voltas depois, Ávila teve o motor de seu kart travado deixando a disputa. Como já havia aberto certa distância Paturle administrou a vantagem até a bandeirada e comemorou a vitória ao final das 33 voltas. Rezende terminou em segundo.

Os pilotos da categoria Mirim, que reúne atletas entre seis e oito anos, mais uma vez provaram que a velocidade independe da idade. O goiano João Pedro Custódio registrou a pole-position, porém, caiu para a terceira posição. Gregory Diegues, Igor Melo, Nathan William e Raikkonen Sakzenian também entraram na briga pela ponta. Nathan, por sua vez, conseguiu pular na ponta e rapidamente abriu grande vantagem para os demais. Ou outros ficaram em uma grande disputa durante toda a bateria até que, a cerca de quatro voltas para o final, Raikkonen firmou-se na segunda posição e também abriu um pouco. Os outros continuaram brigando até a bandeirada final. William venceu com Raikkonen em segundo e Igor, em terceiro.

Após muita espera, por volta da uma e meia da tarde os pilotos Cadetes fizeram sua largada. Vinícius Paparelli manteve-se na ponta enquanto que João Manuel pulava para o segundo lugar e Yurik Carvalho, em terceiro. Em um acidente de grandes proporções o mineiro Gabriel Leão tocou com o conterrâneo Sérgio Sette Câmara e seu kart capotou várias vezes. Felizmente o piloto nada sofreu e saiu andando, enquanto que Sérgio apenas perdeu algumas posições. A briga pela liderança foi muito grande durante toda a prova. Giuliano Raucci, Gabriel Sereia, Vitor Baptista, Pedro Fonseca e Zaya Fontana também estiveram nesta briga. A cada passagem pela cronometragem um deles liderava a disputa que, na metade da prova, se dividiu em dois blocos. Assim, após mostrar muita garra nas disputas, Paparelli assegurou a sua vitória seguido por João Manuel e Vitor Baptista.

Finalizando as atividades do sábado de competições a categoria Biland tomou a pista para a disputa de suas duas baterias. Na primeira corrida o pole-position Thomaz Fae não deu chances para seus adversários e venceu de ponta a ponta seguido por Christiano Mattheis, que chegou em segundo e Marcelo Cascão, em terceiro. Na prova seguinte foi a vez de Mattheis vencer, seguido de Fae e Vinícius de Souza.

A quarta etapa do Paulista de Kart será realizada novamente no Kartódromo de Interlagos, no próximo dia 23 de maio. Toda a programação do campeonato bem como seu regulamento, adendos, resultados completos, classificação, notícias e galerias de imagens poderão ser acessados pelo web-site da competição, disponível no endereço www.paulistadekart.com.br.

  • 20/04/2009 10:07 Geovane Gonçalves

    O JOÃO PEDRO LARGOU NA POLI ,LARGOU BEM ,NA PRIMEIRA VOLTA ABRIU DE SEUS CONCORRENTES E DAI EM DIANTE ALGO ACONTECEU LHE PREJUDICANDO MUITO,PASSOU A VIRAR TRES SEGUNDOS DO TEMPO DA POLI FEITA POR ELE MESMO.E ISTO NÂO É "NÃO AGUENTAR A PRESSÃO "

  • 20/04/2009 11:43 Geovane Gonçalves

    A EQUIPE CONSIDERA QUE O JOÃO PEDRO FEZ UMA EXCELENTE LARGADA E SEGUINDO O SOLICITADO PELO DIRETOR DE PROVA NO BRIEFING.NA PRIMEIRA VOLTA ABRIU UMA BOA VANTAGEM PERANTE SEUS CONCORRENTES ,FOI LÍDER ATE O INICIO DA VOLTA TRÊS,NÃO SE ENVOLVEU EM NENHUMA BATIDA E NEM FOI TOCADO POR NINGUÉM,DA VOLTA TRÊS EM DIANTE SEU EQUIPAMENTO FICOU VISUALMENTE E NOTORIAMENTE MAIS LENTO QUE DE SEUS CONCORRENTES,A VOLTA MAIS RÁPIDA QUE FEZ NA CORRIDA FOI A 1 ( UM ), MAIS DE UM SEGUNDO ACIMA DA MELHOR VOLTA DA CORRIDA ,QUE FORA MUITO SIMILAR A DA POLI CONQUISTADA PELO JOÃO PEDRO.NA METADE DA CORRIDA VIRAVA A TRÊS SEGUNDOS DOS PRÓPRIOS TEMPOS OBTIDOS NA SEÇÃO CLASSIFICATÓRIA.QUERO COM TUDO ISTO DIZER QUE ACREDITAMOS QUE O JOÃO PEDRO NESTA 3ª ETAPA DO PAULISTA ATINGIU O QUE CABIA A ELE E O SOLICITADO A ELE POR SEU PREPARADOR.VAMOS EM FRENTE RUMO AO LIGHT.