Firmando-se como um dos certames regionais de maior prestígio no cenário do kartismo brasileiro, o Campeonato Nova Schin de Kart chega à reta final com as disputas pelos títulos de quase todas as categorias ainda em aberto, o que garantirá fortes emoções para as duas etapas finais.
A sexta etapa, disputada no último domingo, reuniu as categorias Mirim, Cadete, Stock 125, F-250, RD-135 e RD-135 Sênior, num total de 42 pilotos.
A primeira prova do dia foi da categoria Mirim, onde três concorrentes logo se destacaram do restante do pelotão. O pole-position Raikkonen Sakzanean liderou a prova em sua totalidade, trazendo com ele o paulistano Igor Melo e Gabriel Donsé. Os três andaram juntos durante toda a prova, mas sem alterações nas posições. Logo atrás, em boa corrida de recuperação, João Pedro Guim aproximou-se do grupo nas voltas finais. Após a bandeirada Igor Melo recebeu um acréscimo de tempo por utilizar pneus novos, como determina o regulamento. Assim, Donsé herdou a segunda colocação e Guim a terceira, com Sakzanian subindo ao degrau mais alto do pódio. Igor Melo ficou em quarto, mas mantém as chances de brigar pelo título com Nicollas Peixoto e Donsé.
Na Cadete, o destaque foi Yurik Carvalho, líder do campeonato, que largou da nona posição e superou os adversários um a um até assumir a liderança na última curva e receber a bandeirada em primeiro lugar. Com isso, ampliou a vantagem sobre os concorrentes e está mais próximo do título, pelo qual lutam também os pilotos Mauro Auricchio, Matheus Jacques e Matheus Olivério.
O pole Diego Cruñes venceu com facilidade a primeira bateria da Stock 125, com Danilo Siqueira em segundo e Roberto Lorena em terceiro. Na segunda bateria, com grid invertido, Bruno Ferreira venceu, com Cruañes em segundo e André Pablo em terceiro. Cruañes lidera o certame, com Gabriel de Sá e Nicolas Piotto ainda tentando o título.
A F-250 foi chamada de "Categoria dos Paulos". Paulo Zacharias, Paulo Yamamoto, Paulo Gabrieli e Paulo Gun foram os quatro primeiros colocados. Zacharias foi o pole e suportou a pressão de João Guariglia e depois de Yamamoto até receber a bandeirada na primeira posição. A luta pelo título ainda não está definida, mas deve ficar entre Carlos Kain e Paulo Gun.
Na RD 135, Carlos Risso venceu, com Frederico Fonseca em segundo lugar. Na RD-135 Sênior, Paulo Rosa recebeu a bandeirada na primeira posição e já pode ser considerado o campeão da categoria.
Pela Copa Brasil, pilotos pediram mudança da próxima etapa
Faltam ainda duas rodadas para o final do Campeonato Nova Schin e pilotos e equipes estão fazendo de tudo para conquistarem o importante título. Exatamente por isso, como a próxima etapa estava prevista para o dia quatro de outubro, dois dias antes do início da Copa Brasil de Kart, pilotos e equipes pediram aos organizadores da competição que alterassem a data da prova.
Assim, o Kartódromo Arena Schincariol receberá a sua sétima etapa do ano no domingo, dia 25 de outubro. A final da competição continua confirmada para o dia sete de novembro, também no mesmo kartódromo.