publicidade
25/08/2008 11:10

6ª etapa serviu como grande ensaio para o GP Brasil

Fonte: Quick Comunicação e Marketing - Ricardo Belussi


Foto: Claudio Reis

Disputas foram eletrizantes na Cadete


O Campeonato Paulista de Kart sempre foi reconhecido como o grande torneio preparatório dos pilotos para as competições nacionais. E a sexta etapa da temporada 2008, realizada no último sábado (23) em Itu, no interior do estado, provou isso na prática. A rodada aconteceu apenas quatro dias antes do GP Brasil de Kart, competição criada em 2007 pela Comissão Nacional de Kart e que será disputada mais uma vez no Kartódromo Arena Schincariol.

 

Por causa disso, o Paulista se tornou o laboratório de testes para pilotos e equipes que visam a competição nacional. A rodada em Itu começou com os garotos da Mirim indo para a pista e fazendo a estréia da categoria no regional. Nela, José Soares tomou a ponta de Raikkonen Sakzenian logo no começo da corrida e conseguiu abrir uma ligeira vantagem na frente. Diferença suficiente para que ele escapasse da disputa pelo segundo lugar que chegou a ter quatro karts no mesmo pelotão. Gregory Diegues foi quem levou a melhor nessa e cruzou a linha de chegada em segundo lugar. Gabriel Almeida foi o terceiro.

 

Com 16 karts na pista, a Cadete mostrou novamente porque é a categoria mais emocionante do esporte no país. A vitória só foi decidida na última volta depois de intensa disputa entre Thiago Cabrino e Thiago Vivacqua durante toda a corrida. Os dois trocaram de posição algumas vezes, mas nas voltas finais Cabrino tomou a ponta e por lá ficou até a bandeirada final. Vivacqua foi o segundo e Yurik Carvalho terminou em terceiro após suportar a pressão de um pelotão que tinha Pietro Rimbano, João Manuel e Gabriel Sereia.

 

Outra classe que mostrou sua força e deu prévia de um excelente GP Brasil foi a Júnior Menor. O pole-position, Olin Galli, manteve a ponta no início, mas já na terceira volta foi superado por Victor Franzoni – campeão brasileiro da categoria. A disputa pela vitória recebeu ainda Matheus Rotta e Erik Gasparini – formando um ‘trem’ de karts que andavam muito próximos e trocavam de posição constantemente. Mas foi Franzoni quem levou a melhor no final e faturou mais uma no Paulista de Kart. Matheus Rotta e Olin Galli completaram os três primeiros.

 

A corrida mais polêmica do dia foi a da Júnior. Na largada, Bruno Bonifácio se aproveitou que os pilotos da primeira filaJonathan Louis e Johilton Filho – ‘espalharam’ na primeira curva, para tomar a ponta - seguido por Jean Paturle, João Câmara e Jean Aguiar. Mas, com um equipamento muito rápido, logo Jonathan Louis estava de volta na briga e ultrapassou os adversários até assumir a liderança. Cruzou a linha de chegada em primeiro, mas perderia a posição momentos depois.

 

Ao ultrapassar Bruno Bonifácio e assumir a liderança John Louis e ele acabaram se tocando. Após a prova os comissários da Federação de Automobilismo de São Paulo – FASP analisaram o caso e acharam por bem punir Jonathan com dez segundos acrescidos ao tempo de prova. Dessa maneira, a vitória ficou com Johilton Filho, que cruzara a linha de chegada em segundo. Bonifácio ficou com a segunda posição e João Câmara, o terceiro posto. Com a punição Louis terminou com o sexto lugar.

 

Fechando a rodada do Paulista de Kart, a Fórmula 250 entrou na pista mais uma vez com um convidado de luxo. Depois de participações de nomes como Beto Monteiro (F-Truck) e Marcos Gomes (Stock Car), quem esteve em Itu para competir na categoria foi Thiago Riberi, atual vice-líder da Pickup Racing. O piloto cravou a pole-position e, apesar de perder a liderança nos primeiros instantes da corrida, venceu com direito até a melhor volta.

 

Confira os resultados da 6ª etapa do Campeonato Paulista de Kart:

Mirim

1- José Soares, 11 voltas, 12m12s011

2- Gregory Diegues

3- Gabriel Almeida

4- Raikkonen Sakzenian

5- João Oliveira

6- João Gonçalves

Pole: Raikkonen Sakzenian

Melhor volta: Raikkonen Sakzenian

 

Cadete

1- Thiago Cabrino, 14 voltas, 14m20s664

2- Thiago Vivacqua

3- Yurik Carvalho

4- Pietro Rimbano

5- João Manuel

6- Gabriel Sereia

7- Matheus Chequer

8- Matheus Jacques

9- Augusto Pereira

10- José Fortunato

11- Giuliano Raucci

12- Vinícius Paparelli

13- Vítor Baptista

14- Leonardo Gimenes

15- Breno dos Santos

16- Roberto Molinedo

Pole: Thiago Vivacqua

Melhor volta: João Manuel

 

Júnior Menor

1- Victor Franzoni, 19 voltas, 16m48s974

2- Matheus Rotta

3- Olin Galli

4- Erik Gasparini

5- Gustavo Myasava

6- Gabriel Robe

7- João Archer

8- Cayan Chianca

Pole: Olin Galli

Melhor volta: Erik Gasparini

 

Júnior - sub-júdice

1- Johilton Filho, 19 voltas, 16m30s972

2- Bruno Bonifácio

3- João Câmara

4- Jean Paturle

5- Jean Aguiar

6- Jonathan Louis

Pole: Jonathan Louis

Melhor volta: Johilton Filho

 

F-250

1- Thiago Riberi, 25 voltas, 22m47s050

2- Paulo Gun

3- Carlo Kain

4- Aldano Biazolo

5- Pierre Camargo

6- Carlos Martins

7- João Guariglia

8- Paulo Zacharias

9- José Oliveira

10- Paulo Yamamoto

Pole: Thiago Riberi

Melhor volta: Thiago Riberi

  • Não há comentários cadastrados até o momento!