Quem acompanha atentamente o mundo da velocidade, sabe que não é apenas o talento que faz os grandes campeões. Entre “ingredientes” indispensáveis está a velha conhecida de todos, a sorte, palavra que é quase um sinônimo de destino, de predestinação. Todos sabem que o heptacampeão mundial de F1 Michael Schummacher sempre foi o exemplo típico do piloto “sortudo”, em contraposição aos pilotos Chris Amom e Kimi Raikkönen, da mesma categoria, reconhecidamente talentosos, mas ao mesmo tempo os menos bafejados pela boa sorte.
Na mitologia grega clássica, a sorte é representada pelas Parcas, três mulheres de aspecto lúgubre, responsáveis por fabricar, tecer e cortar aquilo que seria o fio da vida de todos os indivíduos, fazendo uso da Roda da Fortuna, o tear utilizado para se tecer os fios. As voltas da roda posicionam o fio do indivíduo em sua parte mais privilegiada (o topo) ou em sua parte menos desejável (o fundo), explicando-se assim os períodos de boa ou má sorte de todos. As Parcas jamais foram manipuladas, e nada se pode fazer para detê-las, ou ganhar-lhes o favor, até porque as Parcas entendem que o trabalho delas está mesmo acima delas próprias. Já a mitologia romana apresenta a figura da Fortuna e, diferentemente das Parcas, a Fortuna é representada por uma mulher disposta a conceder favores a quem souber lisongeá-la.
Carregando o “Troféu Bigorna”, lastro regulamentar de três quilogramas incorporado como “prêmio” ao kart vencedor da etapa anterior, Giuliano Raucci (Refrigerantes Dolly/ KartZoom) sabia que a vitória na quarta etapa do Campeonato Paulista de Kart Granja Viana, disputada no ultimo sábado (23/06) dependeria de fatores além de seu reconhecido talento e do perfeito ajuste de seu bólido. Em desvantagem, tinha de contar com os favores da boa fortuna.
Na pratica classificatória, que definiu o posicionamento do grid da categoria Mirim – reservada aos pilotos com idade entre 6 e 8 anos de idade -, Raucci conseguiu estabelecer a marca de 54s849 que lhe garantiu a segunda posição da grelha de partida. A marca foi menos de um décimo de segundo “mais lenta” que a obtida pelo competidor que garantiu a pole position.
Autorizada a partida, Giuliano Raucci manteve o posicionamento do partidor, mas acossando incessantemente Rafael Martins, que liderava a corrida. Em varias oportunidades Raucci tentou a ultrapassagem, mas o lastro regulamentar obstaculizava a ultrapassagem. Nas voltas finais resolveu partir para o “tudo, ou nada”. Emparelhou seu micromonoposto ao do líder, cerrou os dentes e deixou para realizar a forte freada ao final da reta oposta no limite máximo. A traseira do kart de Giuliano escapou ao seu controle e a rodada foi inevitável.
Para os presentes a corrida esta irremediavelmente perdida, mesmo conseguindo controlar seu kart e retornar à prova ainda na 2ª colocação, a distância que o separava de Rafael Martins era muito grande para ser descontada em pouquíssimas voltas. Mas a sorte que acompanha os campeões estava a seu lado e ao tentar ultrapassar ao mesmo tempo dois retardatários, Rafael Martins acabou tocando rodas com um deles e, de conseqüência, teve seu kart avariado, o que determinou uma redução em seu ritmo de corrida. Giuliano Raucci (Refrigerantes Dolly/ KartZoom) conseguiu descontar a grande diferença para, na penúltima passagem, assumir a liderança da “carrera” e vencer de forma espetacular sua terceira corrida na temporada 2007. A Fortuna sorri para os grandes campeões e o representante da Dolly Refrigerantes/ KartZoom quer bisar seu titulo de Campeão da temporada passada – recém confirmado por votação unânime pelo Tribunal de Justiça Desportiva da FASP- Federação de Automobilismo de São Paulo -. Com a conquista, Raucci amplia para 20 pontos a vantagem para o 2º colocado na tabela de pontos, restando apenas três rodadas para o inicio dos Play Offs, sistema idêntico ao adotado na Stock Car.
Confira o resultado oficial da categoria Mirim na 4ª etapa do Campeonato Paulista de Kart Granja Viana:
1 Giuliano Raucci (Refrigerantes Dolly/ KartZoom), com 12 voltas em 11m48s803
2 Leonnardo Raucci, a 11s069
3 Luciano Fanklin, a 12s802
4 Luis Felipe, com 11 voltas
5 Augusto Santillan, com
6 Gabriel Balarim, a 17s537
7 Rafael Martins, com 10 voltas
Pole Position: Rafael Martins, com 54s750
Melhor volta: Giuliano Raucci, com 54s580