A etapa de abertura do KantanKart foi realizada no último final de semana na cidade de Paulínia, distante cerca de 120 km da capital paulista. Na pista, 18 pilotos representado três estados (São Paulo, Goiás e Mato Grosso), sendo que o estado de São Paulo teve pilotos da capital e mais quatro cidades do interior: Praia Grande, Cosmópolis, Americana e Paulínia.
As disputas começaram acirradas desde os treinos livres da tarde de sexta-feira, com vários participantes alternando-se nas primeiras posições. No sábado, a tomada de tempos e as duas baterias classificatórias revelaram uma surpresa, com o piloto Marcel Coletta, da classe U-13, dominando as baterias e trazendo com ele Artur Fortunado e Enzo Bortoleto, ambos da classe principal, que se alternaram nas posições seguintes. “Isso mostra o equilíbrio do campeonato. Quem achou que os garotos da U-13 ficariam para trás se enganou”, afirmou Walter Savaglia, organizador do campeonato.
A somatória de pontos das baterias classificatórias do sábado formou o grid de largada da primeira prova de domingo, com Coletta partindo da pole-position e Enzo Bortoleto completando a primeira fila. Artur Fortunato e Gabriel Balarin vinham logo atrás.
A primeira prova do domingo (22) foi marcada por uma forte chuva que caiu cinco voltas após a bandeira verde ser agitada. Naquele momento a liderança era de Fortunato, que já abria boa vantagem do pelotão. A prova foi interrompida para a troca dos pneus por modelos específicos para chuva e reiniciada com pista molhada, embora a chuva tivesse parado. Fortunato acabou vencendo, com Coletta em segundo. Bortoleto teve problemas mecânicos e abandonou a prova.
Na bateria final o vencedor foi novamente Fortunato, que na somatória de pontos ficou com o título da primeira etapa pela classe principal. O vice-campeão da etapa foi Bortoleto, que em boa recuperação partiu do final do grid para terminar em terceiro na prova. Gabriel Balarin somou pontos em todas as baterias e foi o terceiro melhor na etapa. Pela classe U-13 Marcel Coletta foi imbatível, vencendo todas as baterias. Em segundo ficou Duda Naves e em terceiro Rafael Reis.
“Gostei bastante do modelo do campeonato e do equipamento, é bem legal e competitivo”, afirmou Fortunato, que também compete em outros campeonatos de kart e na Fórmula 3 Sul-Americana. Para Marcel Coletta, o fato de competir contra pilotos mais experientes é um dos pontos em destaque. “É muito bom poder competir contra pilotos graduados, é um grande aprendizado, e consegui ser mais rápido que eles em boa parte da competição”, disse o piloto.
A próxima etapa do KantanKart acontecerá em Limeira, nos dias 18, 19 e 20 de outubro, e deverá contar com a presença de novos pilotos. “Estamos recebendo consulta de novos pilotos, acreditamos que o grid seja maior em Limeira”, disse Savaglia.
O Kantan Kart é promovido pela MMKT Sports Marketing, operacionalizado pela Ascot Racing, conta com supervisão da Federação de Automobilismo de São Paulo (FASP), patrocínio da PlayTV, fornecimento de chassis e motores da PCR e apoio da MotorBiz Marketing Esportivo e RF1 Serviços Jornalísticos.
Veja a classificação do campeonato:
KANTAN KART
1º) Artur Fortunato - 25 pontos
2º) Enzo Bortoleto - 21
3º) Gabriel Balarin - 16
4º) Murilo Coletta - 13
5º) Leonardo Raucci - 11
João Vitor Rosate - 11
7º) Guilherme Baldin - 9
8º) Bruno Mazon - 8
9º) Felipe Ortiz - 7
10º) José Augusto Silva - 6
11º) Victor Amorim - 5
12º) Matheus Muniz - 4
13º) Vitor Hugo Mascarello - 3
14º) João Pedro Guim – 0
KANTAN U-13
1º) Marcel Coletta - 27
2º) Duda Naves - 20
3º) Rafael Reis - 16
4º) Guilherme Peixoto – 13