No ultimo sábado (20) Matheus Rotta (Leste Kart/ Kart Mini/ Tibola/ Planet Kart) voou no veloz traçado do Kartódromo Aldeia da Serra, cenário da sétima etapa do Campeonato Paulista de Kart, liderando a maior parte das voltas da prova da categoria Junior Menor, mas um acidente na volta final de corrida ofuscou o brilho de uma prova fantástica.
No treino de classificação da categoria Junior Menor a emoção parecia já estar garantida, posto que Matheus Rotta (Leste Kart/ Kart Mini/ Tibola/ Planet Kart), agora competindo com propulsor preparado pelo renomado Tibola, estabeleceu no top qualify a marca de 42s501, igualando em décimos, centésimos e milésimos, a obtida pelo piloto Victor Franzoni, que lhe garantiu a pole position pelos critérios regulamentares de desempate. Mesmo partindo da segunda posição do partidor, restava claro que Rotta seria um dos protagonistas da competição.
Autorizada a partida para a primeira das vinte e quatro provas de corrida da Junior Menor, Rotta conseguiu excelente largada, assumindo a liderança da corrida antes mesmo da aproximação da veloz Curva 1 do circuito de Aldeia da Serra. Mas o pole position Victor Franzoni também partiu decidido e ainda na volta inaugural retomou a ponta da corrida.
Como tem se tornado tônica nas provas da categoria na temporada 2008, a luta pela vitória tornou-se polarizada e ferrenha entre Matheus Rotta e Victor Franzoni, com o piloto da equipe Leste Kart/ Kart Mini/ Tibola/ Planet Kart atacando incessantemente, até Rotta conseguir assumir novamente a ponta, na sétima passagem.
Com belíssima tocada, Matheus permaneceu na dianteira, apesar do constante assédio de Franzoni, que não se conformava com a segunda colocação. No inicio do terceiro terço de corrida, na décima sétima volta, Victor Franzoni conseguiu superar novamente Rotta, que, por seu turno, não se deu por vencido, retomando a dianteira na volta seguinte. Era um verdadeiro e arrepiante jogo de gato-e-rato, causando frisson no publico presente, que se manifestava entusiasmado a cada nova passagem, já que a troca de líder da corrida foi constante por mais três voltas.
Restavam apenas duas voltas para a apresentação da bandeira a quadros que cristalizaria o vitorioso da sétima rodada do Campeonato Paulista de Kart e o ataque de Victor Franzoni sobre Matheus Rotta tornou-se mais forte.
Uma curva veloz para a esquerda, seguida de uma reta curta, com forte freada, para o contorno do “S”. Na primeira perna do “S”, Franzoni freou mais tarde, colocando seu kart ao lado do de Rotta, tentando forçar o erro do concorrente, mas Matheus permanecia veloz e concentrado, contornando a variante na dianteira e seguindo firme em direção à Curva da Floresta. Na aproximação da tornante-convergente, Franzoni deu sua cartada final, posicionou seu kart pelo lado interno e deixou para frear mais tarde, emparelhado com Matheus Rotta, que não aliviou... Os micromonopostos se tocaram lateralmente e o de Matheus acabou subindo na roda traseira do de Victor e “decolando” lateralmente, para paralisar rodado na margem externa da pista.
Com o acidente, Victor Franzoni ficou com a vitória, seguido por Olin Galli e Erik Gasparini, que ficaram com as segunda e terceira posições, enquanto Matheus Rotta somente conseguiu receber a bandeira final na sexta colocação.
“Kartismo é esporte de contato, pelo que toques e acidentes fazem parte do espetáculo. O Matheus fez uma corrida brilhante, liderou a maior parte da prova e poderia ter vencido, mas o acidente na volta final acabou tirando um pouco o brilho dessa prova fantástica, pois o 6º lugar, nem de longe, reflete o que aconteceu na pista”, disse o preparador Décio Betgs, chefe da equipe Leste Kart.
No próximo sábado (27) Matheus Rotta volta a acelerar. Desta vez no Kartódromo Henrique Santillo, em Itumbiara (GO), onde participará da rodada do Campeonato Centro-Oeste de Kart, em preparação para a Copa Brasil de Kart, ultimo certame oficial da CBA- Confederação Brasileira de Automobilismo para a modalidade, na temporada 2008.
Confira o resultado da Junior Menor na sétima etapa do Campeonato Paulista de Kart:
1.- Victor Franzoni com 24 voltas em 17m02s769
2.- Olin Galli, a 1s768
3.- Erik Gasparini, a 1s845
4.- Cayan Chianca, a 22s139
5.- Gustavo Myasava, a 27s382
6.- Matheus Rotta (Leste Kart/ Kart Mini/ Tibola/ Planet Kart), a 29s969
7.- Caio Freire, com 1 volta
8.- Gabriel Robe, com 7 voltas
Pole: Victor Franzoni com 42s352
Melhor volta: Victor Franzoni com 41s796