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31/03/2009 12:49

ANPPA apóia rigor da FASP no empurra-empurra nas categorias de base

Fonte: Inova Comunicação - Rafael Durante



Toques, pequenas batidas e empurrões são comuns no automobilismo – principalmente em categorias de carros turismo, como a Stock Car ou a Nascar. No kart eles também fazem parte do espetáculo, mas nos últimos anos ganharam contornos desleais principalmente nas duas categorias de base da modalidade – a Mirim e a Cadete.

Depois de inúmeras reclamações de pais e equipes dos pilotos dessas classes, em especial a Cadete, a Federação de Automobilismo de São Paulo (FASP) decidiu ser mais rigorosa na avaliação desses toques – e os comissários desportivos passaram a punir severamente os pilotos desde a segunda etapa do Campeonato Paulista de Kart – disputada no último dia 21 de março. Os resultados dessa nova postura ficaram ainda mais claros no último dia 28, durante a segunda etapa da Copa São Paulo Light, quando os pilotos da Cadete já mudaram sua postura dentro da pista.

A Associação Nacional de Patrocinadores e Pilotos do Automobilismo (ANPPA) exaltou a medida da FASP e vê melhoras melhorias para os pilotos a partir de agora. “Apesar de essa nova regra ter sido implantada com o campeonato já em andamento, ela chega em excelente hora para a Cadete. Esta é a porta de entrada do kart para muitos pilotos, e o que for aprendido por eles nesta fase será levado muito adiante na carreira. Por isso, o excessivo número de toques na traseira e de empurrões era prejudicial. São atos impraticáveis em categorias superiores e que colocavam a segurança dos pilotos em risco”, avaliou Alexandre Chequer, vice-presidente da ANPPA.

O que não está totalmente claro para os pilotos e seus preparadores, segundo a Associação, são os critérios que os comissários levam em conta na hora de aplicar as punições. “Já nos reunimos com a Federação para conhecer melhor esse novo sistema de punição, mas queremos uma reunião maior, envolvendo as equipes, para que fique claro o critério. Em uma corrida existem os toques que são inevitáveis, principalmente em disputas por posição quando o piloto da frente pisa no freio muito antes, por exemplo. Mas também existem os toques intencionais e maldosos. Estes é que devem ser punidos”, continuou Chequer.

Associação pede atenção para a Mirim – A ANPPA também chama a atenção dos organizadores de provas e comissários da Federação para a categoria Mirim – destinada a competidores com idade entre 06 e 08 anos. De acordo com reclamações ouvidas pela diretoria da Associação, muitas largadas da Mirim têm acontecido sem a formação correta do grid, além de outros pontos a serem cuidados na categoria, como a equalização adequada de seus motores.

“A Mirim merece o mesmo respeito e atenção das categorias maiores. Os pilotos precisam aprender e, para isso, dependem de corridas bem organizadas. Precisamos cuidar da formação dos jovens com o objetivo de manter esses pilotos no kart, formando, assim, novos nomes para o nosso automobilismo no futuro”, finalizou Alexandre Chequer.

Sobre a ANPPA
A ANPPA – Associação Nacional de Pais e Patrocinadores do Automobilismo foi fundada em dezembro de 2008 com o objetivo de conquistar – através do trabalho conjunto com Clubes, Federações e Fabricantes – melhorias para os pilotos em atividade no Brasil. O ponto de partida nos trabalhos da ANPPA foi o kart, modalidade na qual já conseguiu diversas mudanças desde o início de suas operações. Todos os envolvidos com o esporte no país estão convidados a se filiar na Associação através do site www.anppa.com.br

  • 31/03/2009 13:12 Geovane Gonçalves

    ME DESCULPEM MAS A PORTA DE ENTRADA DO KART BRASILEIRO É A MIRIM.E ELA ESTA PRECISANDO MUITO SER TRATADA COM MAIS RESPEITO.MUITOS PILOTOS MIRINS SÃO EXEMPLARES E ESTÃO APRENDENDO BASTANTE,ALGUNS SÃO AGRECIVOS , BATEM MUITO E ESQUEÇAM A BALELA DA INOCENCIA,BATEM SABENDO QUE IRÃO ULTRAPASSAR MAIS FACIL E QUE O CONCORRENTE VAI FICAR PRA TRAZ.AS TOMADAS DE TEMPO TEM SIDO "TOMADAS DA EQUIPES " E NÃO DE TEMPOS POIS O VACUO FEITO NOS TRENZINHOS PARTICULARES NÃO DÃO CHANCE A NINGUEM QUE É OBRIGADO NA GRANDE MAIORIA DAS VEZES A ANDAR DE CARA PRO VENTO .VAMOS EM FRENTE NO COMPROMISSO DE TREINAR E CORRER..

  • 31/03/2009 14:18 Marcelo

    Aceito e aprovo as novas regras, só acho que precisa-se urgente de esclarecimentos, como esta escrito na materia acima, queremos saber o que pode e o que não pode. Obs: As corridas ficaram mais disputadas e muito mais bonitas de se ver.

  • 31/03/2009 18:35 Fabio Rimbano

    Até agora o que eu pude observar é que manda quem pode e obedece quem tem juizo.

  • 31/03/2009 19:23 Mauricio Diegues

    Vejo que passamos por um momento de mudanças, principalmente de comportamentos e mentalidade, a união de todos em busca de melhores condições podem ajudar muito o futuro do kartismo nacional.Parabéns a Fasp que ouviu nossos pedidos de mudanças na maneira de pilotagem, sempre buscando melhor competitividade. Parabéns a ANPPA que vem ajudando, mesmo que ainda timidamente, a melhorarem nosso kartismo, mas fica ainda um pedido e creio que seja não só meu, mas de todos os pais e preparedores da categoria mirim para uma cobrança da FASP e dos Clubes sobre a urgente equalização dos motores RBC na categoria mirim, precisamos desta solução, não podemos jogar com a sorte de cair a bolinha certa, temos que nos preocupar em preparar o equipamento e os pilotos, o motor deve ser somente um componente que faça a disputa acontecer com igualdade de velocidade e que os pilotos possam fazer a diferença. Acredito na seriedade do Rafael da RBC, mas precisamos de providências já, chega de jogar com a sorte. E vamos levantar a bandeira de MAIS RESPEITO COM A CATEGORIA MIRIM.