publicidade
23/09/2008 08:47

Balanço do mês para Giuliano Raucci tem título, acidente e boas expectativas

Fonte: Planet Kart Marketing Esportivo - Claudio Reis


Foto: Claudio Reis

Giuliano Raucci


Na categoria Cadete do Campeonato Paulista de Kart, Giuliano Raucci (Refrigerantes Dolly/ KartZoom) foi novamente prejudicado por acidente na primeira volta, após conquistar a duas semanas o titulo de Campeão da primeira fase na Copa São Paulo Granja Viana. Neste final de semana abre, no sábado (27) o play-off da Granja na frente e no domingo (28) disputará o titulo nas finais do Campeonato Ituano de Kart.

 

Vácuo: esse é um dos nomes chaves do automobilismo e diretamente responsável por bons desempenhos e muitas vitórias, principalmente no kartismo. Diferentemente do significado real da palavra, que indica um espaço, ou ambiente, que não contém ar, o “vácuo” no automobilismo é a esteira criada imediatamente atrás de outro veiculo, que determina menor resistência ao ar frontal e, de conseqüência, maior velocidade final.

 

Na categoria Cadete, que conta com motores de pequena potência – apenas 5,5 HP -, o vácuo é fundamental para o desempenho e, em circuitos de longas retas, como o veloz Kartódromo Aldeia da Serra, a utilização do vácuo pode permitir a um desses pequenos karts ser cerca de um segundo mais rápido em uma volta. Assim é que nos treinos classificatórios, que determinam a ordem de largada de cada participante das competitivas provas da categoria, um dos “segredos” é conseguir colocar-se em um dos verdadeiros “trenzinhos” formados pelos concorrentes, para obter marcas melhores que as que seriam obtidas correndo “de cara para o vento”, ou seja, sem o concurso do vácuo de um kart veloz imediatamente à frente.

 

As equipes montam suas estratégias contando com o vácuo, combinando tácita, ou expressamente, quem vai “puxar” quem no vácuo, quem, beneficiado pelo vácuo, vai, literalmente, empurrar o kart à frente, para ambos se beneficiarem com bons tempos de volta e, até, quem tem de ser “despistado” para não se beneficiar do vácuo de seu kart. É um jogo de estratégia, uma rápida e decisiva guerra entre pilotos e equipes “concorrentes” na expressão da palavra, que perdura pelos ínfimos cinco minutos determinados pelo regulamento para a duração dos treinos classificatórios no Campeonato Paulista de Kart, o mais tradicional certame paulista da modalidade, que no sábado (20) realizou em Aldeia da Serra sua sétima etapa da temporada 2008.

 

No treino classificatório matinal, que definiu a ordem de largada dos micromonopostos para a sétima etapa da categoria Cadete no Paulista de Kart, o kartista paulista Giuliano Raucci (Refrigerantes Dolly/ KartZoom) não conseguiu de pronto “encaixar” no pelotão dos mais velozes na pista, para beneficiar-se do “vácuo” e conquistar um bom posicionamento de largada, não restando alternativas senão a de realizar suas voltas “de cara para o vento”. Mesmo assim, Raucci teve problemas de tráfego com um kart mais lento à frente, do qual não conseguiu desvencilhar-se a tempo, ficando apenas com a 14ª posição da grelha de partida e a difícil missão de conquistar rapidamente posições na corrida, para ingressar no pelotão dianteiro e ter chances de um resultado favorável no final da corrida.

 

Após duas passagens para perfeito alinhamento dos bólidos da categoria Cadete, foi autorizado o inicio da competição. Com uma largada fantástica, o “Dollynho” já contornou a veloz Curva Dois do circuito de Aldeia da Serra ocupando a oitava posição, porém, ao manear seu bólido no “S” que antecedia a Curva da Floresta, ainda na volta inicial e com já com sétimo colocado na “alça de mira”, Giuliano teve a lateral de seu kart atingida em cheio por outro kart, que atabalhoadamente perdera o controle na “perna” anterior do “S”.

 

Como em um popularesco jogo de Batalha Naval, o verdadeiro míssil desgovernado que rumou certeiro para seu kart, pôs a pique as pretensões de Raucci em completar a corrida entre os lideres e melhorar seu posicionamento na tabela de pontos do campeonato: “B2”...“Água”. “C3”...”Água”. “S1”...”Acertou em cheio o kart do Dollynho”!

 

Embora com o resultado final da corrida irremediavelmente comprometido, posto que até conseguir retornar à disputa o pelotão dianteiro já levava mais de meia pista de vantagem, Giuliano não desistiu e acelerou firme buscando descontar a grande diferença que o separava dos demais participantes. Nas voltas finais ainda conseguiu aproximar-se e ultrapassar o kart de Augusto Pereira, mas a prova chegava ao fim e Giuliano Raucci divisou a bandeira a quadros na mesma posição em que largou.

 

“Eu vinha colado no Yurik Carvalho, que também teve problemas na classificação, mas terminou em 3º a corrida, e acredito que tinha condições de chegar entre os cinco primeiros, pois estava progredindo rapidamente. Mas um menino esqueceu de frear e foi reto na curva, acertando direto a lateral do meu kart e me tirando da disputa. Se alguém tinha duvidas entre correr de kart e ser ‘roceiro’, acho que a música vai ganhar um bom adepto”, declarou - visivelmente contrariado com o acidente - o Bi-Campeão Paulista Granja Viana pela categoria Mirim, além de Campeão da Copa Brasil, Campeão do GP Brasil de Kart, Vice-Campeão Brasileiro de Kart e Campeão do Troféu Dolly Guaraná de 2007.

 

Jornada dupla de Play-Offs

No próximo final de semana (27 e 28), Giuliano Raucci (Refrigerantes Dolly/ KartZoom) volta às pistas e desta vez com duplo compromisso, já que no sábado participa da oitava etapa da Copa São Paulo de Kart Granja Viana, válida como primeira das três etapas que integram o Play-Off do maior certame regional da modalidade no Brasil.

 

Na rodada anterior (realizada no dia 6/09), Giuliano Raucci partiu da segunda posição do grid de largada e completou a corrida na terceira colocação final. Todavia, mesmo sem vencer, Raucci garantiu o titulo de Campeão Cadete da fase classificatória, fruto da grande vantagem na tábua de pontos que pavimentou ao longo da temporada no certame disputado com motores sorteados, preparados, equalizados e fornecidos pela empresa JL Racing Products, a mesma que cuida dos motores da Stock Car, Copa Nextel e Pick-Up Racing.

 

No dia seguinte, o domingo (28), o Dollynho acelera no Kartódromo Arena Schincariol, em Itu (SP), cenário fixo do Campeonato Ituano de Kart. Mesmo participando de apenas duas das seis rodadas já realizadas no campeonato, Giuliano Raucci conseguiu garantir uma das vagas no Play-Off que cristalizará os campeões do certame regional que também adota motores sorteados.

 

No Ituano de Kart os propulsores são preparados, meticulosamente equalizados e fornecidos pela empresa paulista de preparação de motores Moa Kart Motor, uma das mais completas estruturas do mercado. “Estamos lutando pelo tricampeonato na Granja e esperamos ter o que comemorar neste domingo em Itu, porque é justamente nos campeonatos em que o cuidado dos fornecedores de motores em manter seus produtos com desempenho homogêneo, e que são sorteados apenas no dia das provas é que o Giuliano está melhor classificado, pois não temos que nos preocupar com o fator ‘sorte’ e sim apenas em ajustar bem o chassis e fazer boas apresentações. Esse equilíbrio constante dos motores faz a gente se desdobrar sem pestanejar para cuidar da logística dos equipamentos e correr em duas cidades diferentes no mesmo final de semana”, esclareceu Rogério Raucci, Campeão Brasileiro de Kart Endurance e chefe da veloz clã Raucci.

 

Confira o resultado da categoria Cadete na sétima etapa do Campeonato Paulista de Kart:

1.- João Manuel com 18 voltas em 14m28s118

2.- Thiago Vivacqua, a 0s136

3.- Yurik Carvalho, a 7s493

4.- Gabriel Sereia, a 7s547

5.- Vinícius Paparelli, a 12s736

6.- Matheus Chequer, a 12s907

7.- Pietro Rimbano, a 13s462

8.- Matheus Jacques, a 13s639

9.- Vitor Baptista, a 13s652

10.- Artur Fortunato, a 23s513

11.- Thiago Cabrino, a 24s903

12.- Zaya Fontana, a 25s645

13.- Leo Gimenes, a 25s791

14.- Giuliano Raucci (Refrigerantes Dolly/ KartZoom), a 28s459

15.- Augusto Pereira, a 29s557

Pole: Thiago Vivacqua com 48s259

Melhor volta: João Manuel com 47s747

 

Confira o resultado da Cadete na sétima etapa da Copa São Paulo de Kart Granja Viana:

1.- Rafael Martins, com 16 voltas em 11m40s287

2.- Victor Miranda, a 0s106

3.- Giuliano Raucci (Refrigerantes Dolly/ KartZoom), a 6s560

4.- Pedro Coutinho, a 8s165

5.- Andréas Visnardi, a 8s747

6.- João Victor Felix, a 11s037

7.- Cauê Arias, a 13s929

8.- Carlos Henrique, a 14s312

9.- Sergio Serrano, a 15s750

10.- Leonardo Baran, a 16s138

11.- Lucas Vieira, a 17s591

12.- Luis Felipe, a 18s534

13.- Christian Hahn, a 20s170

14.- Gabriel Balarin, a 22s572

Pole Position: Victor Miranda, com 44s243

Melhor Volta: Victor Miranda, com 44s233

 

Confira quem está no Play-Off da Cadete na Copa São Paulo de Kart Granja Viana:

Giuliano Raucci (Refrigerantes Dolly/ KartZoom), com 225 pontos

Rafael Martins, 220

Pedro Coutinho, 216

Andreas Visnardi, 214

Roberto Miguel, 212

Sérgio Serrano, 210

Carlos Henrique, 209

Gabriel Balarin, 208

João Victor, 207

Luiz Felipe, 206

  • Não há comentários cadastrados até o momento!