Ele tem apenas 10 anos de idade, mas já encara a vida de esportista como se fosse um veterano. No próximo sábado (4/6), o piloto Eduardo Banzoli Filho (Daslu Kids / Corsa) irá defender a liderança do Campeonato Paulista de Kart durante a sexta etapa da competição regional mais acirrada da modalidade no Brasil. A prova acontece no Kartódromo Granja Viana, em Cotia (SP), mas atrai pilotos de diversas partes do país. Na pista, o talento dos jovens pilotos é a principal atração das disputas, mas um grande mercado de fabricantes e equipes também movimenta o cenário do kartismo paulista em todas as etapas do campeonato estadual.
Eduardo é um dos caçulas e o atual líder da categoria Júnior Menor, que reúne pilotos dos 10 aos 12 anos de idade. Com duas vitórias e 55 pontos na tabela de pontuação, Banzoli Filho é perseguido pelo paranaense Marcelo Anselmi, que tem cinco pontos a menos que o piloto paulista e ocupa a vice-liderança do torneio. Os dois vivem uma rivalidade recente bastante equilibrada, já que na semana passada, em Guarapuava (PR), Banzoli Filho venceu as duas etapas finais do Campeonato Sul-Brasileiro de Kart. Apesar dos triunfos correndo fora de casa, Eduardo acabou ficando com o vice-campeonato no torneio. “A gente em empatou na pontuação final”, lembrou o piloto paulista. O paranaense Anselmi levou vantagem no critério de desempate e ficou com o título.
O equilíbrio também é evidente na classificação do Paulista de Kart. Banzoli Filho é o piloto que mais venceu até aqui e se apoiou neste bom retrospecto para assumir a liderança da classificação. Nas cinco primeiras etapas, no entanto, outros três pilotos conseguiram chegar ao degrau mais alto do pódio. Além do paranaense Anselmi, os paulistas João Abreu e Fábio Gamberini, que ocupam, respectivamente, a terceira e quarta colocações na pontuação, também conquistaram vitórias. “A temporada esse ano está bem difícil, mas eu já sabia disso quando subi da Cadete para a Júnior Menor”, revelou Eduardo, que no ano passado venceu o Campeonato Brasileiro de Kart na categoria que reúne os mais jovens (
Os cinco pontos de vantagem na liderança do Campeonato Paulista nem de longe inspiram tranquilidade para a equipe Sabiá Racing, pela qual Eduardo compete nos principais torneios do Brasil. Na última quarta-feira a equipe decidiu que o piloto deveria testar um chassi da marca Birel, concorrente ao equipamento utilizado até aqui por Eduardo, que é um Kart Mini. A medida é coerente com um recente fenômeno do mercado nacional do kartismo, que vive uma verdadeira guerra de chassis entre a Mecânica Riomar, fabricante líder de mercado com o seu Kart Mini, e a Birel Sudam, que tem a licença para produção no Brasil da marca italiana Birel. Com o avanço da Birel nos principais torneios, diversos pilotos de ponta estão mudando de chassis ao longo do campeonato. “O Birel é bom, mas ainda preciso me acostumar com o freio”, confessou Banzoli Filho, após as primeiras voltas com o novo kart. “Ainda não sei se vou correr com ele, porque o meu Kart Mini também é muito rápido”, acrescentou, revelando uma dúvida natural para quem, apesar de tantas vitórias já conquistadas, ainda “engatinha” na vida de piloto de competição, uma carreira que exige muita dedicação e constante aprimoramento técnico. No intervalo entre um e outro treino, Eduardo aproveita para se divertir jogando video-game, brincar com os demais pilotos da sua idade ou observar os treinos dos colegas mais experientes. “Fico olhando como eles fazem as curvas para aprender um pouco mais”, assumiu.
O Kartódromo Granja Viana, que fica em Cotia, na Grande São Paulo, é bastante conhecido por sediar a prova da
O acesso ao Kartódromo Granja Viana é feito pelo km 24.5 da Rodovia Raposo Tavares, sentido interior-capital, na saída para o Jardim da Glória. A corrida da Júnior Menor está prevista para acontecer às 12h30.
Campeonato Paulista de Kart 2005 – categoria Júnior Menor – classificação após 5 etapas:
1) Eduardo Banzoli Filho (SP) - 55 pontos;
2) Marcelo Anselmi (PR) – 50 pontos;
3) João Abreu (SP) – 35 pontos;
4) Fábio Gamberini (SP) – 32 pontos;
5) Luís Felipe Derani (SP) – 31 pontos