O Campeonato Paulista de Kart da Granja Viana terminou no último dia 16 com a disputa da última etapa da temporada, a décima em 2007. A rodada final do torneio e dos Playoffs decidiu todos os campeões do torneio neste ano e a Birel Sudam pôde colocar mais quatro títulos na sua galeria.
Na 10ª etapa, a fábrica equipou 46 karts em sete categorias do campeonato. Matheus Chequer e Henrique Tielas foram os pilotos Birel na prova da Cadete, que terminou com Chequer em uma excelente segunda posição, apenas 0s004 atrás do vencedor. Tielas foi o 11º colocado.
Pela Júnior Menor, campeão e vice da categoria fizeram a dobradinha da Birel Sudam na etapa. Luca Travaglini venceu a corrida e faturou o campeonato com 100% de aproveitamento nos Playoffs. Bruno Leon de Melo, vice-campeão, foi o segundo colocado na prova. Também de Birel, Felipe Ferraretto foi o quarto colocado da corrida e terminou o Paulista da Granja Viana na terceira posição. Matheus Rotta foi o quinto na prova e quarto do campeonato.
O título da Stock 125 ficou com o trio formado por Giaffone/Guzzi/Monteiro que, na 10ª etapa, correu com um chassi Birel Sudam e terminou a prova na segunda colocação. Na frente deles, apenas outro Birel, o de Renato Gasparian que completou as 51 voltas da corrida na liderança. Francisco Weiller foi o terceiro colocado; Protti e Alvarenga ficaram em sexto; Marcelo Henriques foi o sétimo; Navarro e Vizetti – campeões da Master Pró, divisão da Stock 125 - terminaram em 12º; a dupla Diez/Scartezini foi a 13ª e Alan Massaini ficou com a 15ª colocação.
O grid com maior número de chassis Birel foi o da Sênior Executive na 10ª etapa. Dos pilotos ‘da casa’, o melhor foi Welson Jacometti, segundo colocado na corrida seguido de uma série de ‘Josés’: Roberto ficou em terceiro, José foi o quinto e Tinoco, o sexto. Em seguida apareceram: Munir Aboissa (7º); Vladimir Reggiani (8º); Maurício Alfredo (9º); Jorge Borelli (10º); Domingos Iório (11º); Jorge Sarmento (12º); Carlos Abreu (14º); Ricardo Molina (15º); Márcio Quixadá (16º) e Hirano Toyohiro (17º) – todos de Birel Sudam.
Na Sixpeed K7, Marcus Vinícius conquistou o segundo lugar da prova e o vice-campeonato para a Birel Sudam. Sérgio Trivellato foi o quarto colocado da corrida – 3º do campeonato – e Ricardo Furquim recebeu a bandeirada final na quinta posição.
A categoria ‘prima’ da Sixpeed, a Shifter Kart, teve Carlos Iaconelli – da World Series by Renault – colocando um Birel Sudam no segundo lugar da 10ª etapa. Emílio Padron, campeão da Shifter Kart Sênior, foi o terceiro colocado da corrida – primeiro da sua categoria; Rui Loiola terminou em quinto; Jorge Borelli foi o sexto; Eduardo Porto o sétimo; Carlos Araújo o oitavo; David Simão o nono; Rogério Raucci o 13º e Dennis Dirani, com problemas, abandonou ainda na primeira volta.
Fechando o ciclo de vitórias e títulos da Birel Sudam na Granja Viana, a equipe Lofty C&C venceu a etapa da Pró 500 e, assim, ficou com o título da categoria entre os times estreantes. Nessa categoria, os outros Birel foram: Nelson Stanisci (5º); Massoni Racing (10º) e a dupla Leonardos e Guerra na 18ª colocação.
6 HORAS DE BRASÍLIA
A sexta edição da 6 Horas de Kart de Brasília – tradicional prova do Centro Oeste – foi disputada em Brasília e reuniu 26 karts na pista. Vários kartistas de nome participaram da prova. Mas a maior presença sem duvida foi de Nelson Ângelo Piquet, recém contratado da equipe Renault de F1. E Nelsinho participou da prova com um chassi Birel e terminou na 2ª colocação.
O título também foi Birel. O time Testinha Racing venceu a prova depois de 420 voltas e largar na pole position. Não contente em “só” fazer o campeão e o vice, a Birel Sudam ainda ocupou as duas posições seguintes no fim da corrida: C&L Motorsport (3º) e FM Racing (4º).
Confira o resultado final da prova e os karts que utilizaram Birel Sudam:
1 Testinha Racing – BIREL
2 Piquet Sports/ Biotônico Fontoura – BIREL
3 C& L Motorsport – BIREL
4 FM Racing – BIREL
5 Dos Baians Racing –
6 Modena Karting –
7 Pará Competições –
8 Slaviero – BIREL
9 Villas Boas Modena – BIREL
10 Tekka Lubrificantes/ Kart Mini/ Tecidos Tita –
11 Bonasa –
12 Motor Kart Racing/ Gordinho Racing –
13 Cia Norte Racing Team –
14 Timedobode Kart Racing –
15 Art Moa Racing –
16 Zema Jet Kart –
17 Speed Racing –
18 CMKG – BIREL
19 Semec Racing – BIREL
20 Piquet Sports/ Biotônico Fontoura – BIREL
21 R-1 Competições/ Ágil –
22 Di Riolândia – BIREL
23 Chicão Racing Team/ Aker –
24 Toddynho Racing II –
25 Toddynho Racing –
26 VM Racing –