Há quem esteja descrente sobre o futuro do automobilismo brasileiro, e, realmente, as perspectivas não são boas quando se olha o cenário atual, com altos custos em todas as categorias, a “falência” dos campeonatos de monopostos nacionais, a falta de organização das federações e tudo mais.
Entretanto, quem tem a oportunidade de ver essa nova geração andando de kart, com certeza renova suas esperanças. São crianças de sete a dez anos pilotando como gente grande, um espetáculo de encher os olhos.
Neste sábado (3), a categoria cadete do Campeonato Premiado da Aldeia da Serra foi uma prova disso. Foi a prova mais disputada e emocionante do ano, com cinco pilotos brigando intensamente pelas primeiras posições.
Leonardo Lamelas, Matheus Jacques, Henrique Chequer, Victor Miranda e Arthur Fortunato levantaram a platéia e deixaram os pais de cabelo em pé.
O pole, Miranda, estava em dia inspirado. Sofrendo forte pressão dos demais, especialmente de Jacques (campeão da categoria por antecipação), Victor soube se defender muito bem durante várias voltas, com direito ao “X” (quando o piloto é ultrapassado, muda o traçado e devolve a ultrapassagem na mesma curva) duas vezes seguidas.
Logo atrás, Chequer também dava seu show. Acompanhava de perto os líderes e chegou a ultrapassar os adversários e assumir a liderança. Lamelas e Fortunato vinham logo atrás, e os cinco pilotos alternaram várias vezes de posições entre eles.
Em certo momento, Miranda e Lamelas se tocaram na curva 3 e Miranda ficou um pouco para trás. Lamelas se recuperou e foi em busca da vitória, superando os adversários e cruzando a linha de chegada em 1º lugar.
Foi realmente um espetáculo de encher os olhos e também o coração de esperança de que esses garotos continuem andando de kart, evoluam sempre e possam contar com o apoio de empresas, mídia e com uma organização mais eficiente por parte de federações e organizadores de eventos.
Confira a classificação final da etapa :
1º Leonardo Lamelas – 15 voltas
2º Matheus Jacques – a 0.910s
3º Arthur Fortunato – a 2.670s
4º Henrique Chequer – a 2.960s
5º Victor Miranda – a 7.360s
6º João Posses – a 16.390s
7º Giuseppe Vasi – a 47.400s
Pole: Victor Miranda, com 51.090s
Melhor volta: Leonardo Lamelas, com 51.110s, na volta 12