publicidade
02/05/2019 09:30

Cadu Bonini foi o destaque na Júnior Menor e comemora dupla vitória na Copa Interlagos

Fonte: Planet Kart Marketing Esportivo


Foto: Planet Kart Images / Cris Reis

Cadu Bonini


Avassalador, é este adjetivo que define com exatidão a performance de Cadu Bonini (Carlos Franco Imóveis/ Kart Mini/ Tibola/ MCI Kart Racing Team) na segunda etapa da Copa Interlagos, disputada no sábado (27), no Kartódromo Ayrton Senna (SP).

Competindo na modalidade há apenas um ano, Bonini já conquistou o reconhecimento e respeito entre seus experientes pares por ser extremamente rápido e arrojado. Frequentando constantemente o top-5 nas corridas da categoria Junior Menor, sua primeira vitória parecia estar sempre “batendo na trave”. Mas vitória é como fruta doce que tem de amadurecer corretamente para ser a mais saborosa.

E o esperado dia da primeira colheita chegou, e chegou em grande estilo, justamente no mítico circuito de Interlagos, que forjou grandes campeões do mundo da velocidade, como o próprio Ayrton Senna, que dá nome àquela praça desportiva. Interlagos é, também, o quintal de sua casa. No bairro onde mora e, onde desde cedo deu suas primeiras aceleradas. Andar bem em Interlagos é tarefa para poucos, dizem os especialistas. Seu seletivo traçado separa o joio do trigo.

Circuito predileto de Cadu Bonini – e dos grandes campeões – Interlagos é o palco fixo escolhido por dois grandes ex-kartistas, Rubens Decoussau e Gastão Fráguas (ex-Campeão Mundial de Kart), que ao lado do Interlagos Motor Clube formataram o certame regional oficial com a maior premiação do Brasil, a Copa Interlagos, que levou a efeito sua segunda rodada da temporada 2019.

Nos treinos livres oficiais, realizados no decorrer da semana, Cadu Bonini foi o mais rápido da Junior Menor em todas as práticas. Na tomada de tempos classificatórios, que definiria a ordem de largada do grid de sua categoria para a primeira bateria, Cadu garantiu uma posição na primeira fila, garantindo a P2 em uma “flying lap”, que registrou apenas 93 centésimos de segundo de desvantagem para a marca que cravou a pole position.

Autorizada a partida da primeira bateria, Bonini manteve a posição de largada e tratou de colar na traseira do líder, passando a estudar meticulosamente o traçado e pontos de frenagem do veloz concorrente. O competente “crew” da equipe MCI preparara o set-up do kart #3 de Cadu Bonini para ter seu ápice de performance na metade final da competição, que assim que atingido determinou o momento do fulminante ataque ao ponteiro da corrida. Bonini passou e impôs um ritmo avassalador.  Abriu confortável vantagem na dianteira para cruzar a bandeira a quadros, com quase três segundos de vantagem para o segundo colocado.

Por força do regulamento, a grelha de partida tem inversão de posição dos cinco primeiro colocados da “Race 1”. Com isso, Bonini alinhou na P5 do grid invertido, pronto para escalar as demais posições dianteiras e tentar bisar a vitória conquistada na primeira corrida da rodada. Karts alinhados no start e foi acesa a “green light”, que autorizou a largada da prova. Antes de completada a volta inicial Cadu já era o terceiro colocado na prova. Com paciência, esperou a melhor oportunidade para conquistar a P2 sem riscos de eventual acidente. A chance surgiu na sexta passagem da disputada corrida e, em bote certeiro, Bonini assumiu a segunda colocação da prova.

Todavia, a distância que o separava do líder da corrida já era grande, com mais de três segundos de desvantagem, o que no karting é tido como uma distância praticamente abissal. Contando com o perfeito ajuste de chassis do kart #3, efetivado com o curial esmero dos “guys” comandados pelo preparador Marcinho da MCI Kart Racing Team e a verdadeira “kraftwerk” desenvolvida pelo engenheiro Renato Tibola da Tibola Engine Preparation, Cadu Bonini apertou fundo o pedal da direita e com voltas em ritmo de classificação foi descontando três, quatro décimos de segundo por volta. As atenções do público presente e até das equipes concorrentes ficaram catalisadas do fortíssimo train de corrida de Bonini, que pilotava como sobre o fio de uma navalha. Mãos nervosas acionavam, incredulamente, os cronômetros para conferir e confirmar o que os olhos atentos viam. Rapidamente Cadu ia se aproximando do ponteiro da corrida, que, por sua vez, também andava no limite máximo.

Foram cinco voltas. Cinco tensas voltas, com as respirações presas em todo o Kartódromo de Interlagos, o kartódromo que leva o nome de Ayrton Senna, que nos fazia, sempre, catalisar os olhares e prender a respiração. Cadu Bonini encostou no para-choques do líder da corrida, escolheu o ponto certo e atacou cirurgicamente seu valente concorrente, e tomou a ponta da corrida. Era a décima terceira passagem e restavam ainda oito voltas para o final da Race 2 da Junior Menor. Sem aliviar o pé do acelerador, Bonini foi distanciando-se do P2 e abrindo confortável vantagem na liderança da corrida.

A apresentação da placa de uma volta para o final aguçou ainda mais, todos os sentidos do veloz piloto da Kart Mini, que conduziu carinhosamente o seu #3 nas pontas dos dedos até divisar a checkered flag e cruzar a linha de chegada na primeira posição. Bisando o saboroso posto com o qual sonhava há um ano e o fazendo de forma espetacular, com pilotagem perfeita que lhe rendeu, além das duas vitórias, a volta mais rápida nas duas corridas e, claro, o alto do pódio como vencedor da etapa do campeonato.

Acho que foi um final de semana quase perfeito comigo andando nos treinos livres sempre na frente. Na primeira prova usamos uma libra baixa, para ter o melhor rendimento depois da décima volta. Deu certa essa estratégia e ganhei a corrida, foi a minha primeira vitória”, explicou Cadu Bonini, após a cerimônia de premiação. “Na segunda corrida foi mais difícil. Larguei de quinto e fui pra cima, tomei a P3 logo, só que o segundo defendia bem e tive de ter paciência para passar sem arriscar um acidente. Isso levou algumas voltas e o ponteiro conseguiu abrir bastante, por isso tive de apertar o ritmo com tudo e deu certo. Cheguei nele e consegui passar rapidamente – um piloto correto, que não jogou o kart para cima e não trancou, deixando espaço para não batermos -. Ganhei de novo e venci a etapa”, complementou o piloto da MCI Kart Racing.

O próximo compromisso desportivo de Cadu Bonini (Carlos Franco Imóveis/ Kart Mini/ Tibola/ MCI Kart Racing Team) é novamente em Interlagos, que será palco da quarta etapa da Copa São Paulo Light neste sábado (04/05). A terceira etapa da Copa Interlagos terá vez nos dias 23, 24 e 25 de maio, também em Interlagos.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!