Há muito tempo o kartismo amador é um pote onde o kartismo profissional vem “matando sua sede”. Em outras palavras, muitos pilotos que hoje frequentam os principais campeonatos profissionais do Brasil vieram do kartismo amador, daqueles eventos organizados por grupos de entusiastas e apaixonados que optam por gastar pouco e querem apenas se divertir.
É o caso da Copa Velokart, que neste domingo (15) encerrou mais uma temporada no Kartódromo Aldeia da Serra. A 11ª etapa da competição teve como vencedor Celsinho Berti, mas quem comemorou ainda mais foi Carlinhos Silva, campeão pelo segundo ano consecutivo ao obter um 4º lugar na etapa decisiva, superando outros dois pilotos com chances de título, Ricardo Marconi e Rogério Fernandes.
A Copa Velokart viveu seu segundo ano e teve uma etapa por mês, sequência iniciada em fevereiro, com a maioria sendo disputada em Aldeia da Serra. Duas delas, porém, foram realizadas fora de seu palco principal, em Nova Odessa. A cada etapa o campeonato premiou os seis primeiros colocados.
Para os pilotos interessados em participar desse campeonato amador de kart, a inscrição para a terceira edição, em 2014, já está aberta. Já são 26 pilotos inscritos. O calendário já está fechado e as etapas serão divididas entre Aldeia da Serra, Granja Viana e Nova Odessa, todas em São Paulo. O custo médio de participação mensal por pilotos é de R$ 135,00.
Os contatos podem ser feitos com Celsinho (celsinhoberti@hotmail.com) ou Fabiano (fabpingo@gmail.com). Para mais informações acesse www.copavelokart.com e adicione o grupo no Facebook https://www.facebook.com/groups/462266483797027/.
Como curiosidade, o participante mais famoso da Copa Velokart, pelo menos para quem frequenta o kartismo profissional: César Falavigna, da Racing Crono, a cronometragem de muitos dos principais eventos do kartismo brasileiro, especialmente dos campeonatos de São Paulo.