publicidade
22/02/2016 16:08

Campeonato Bandeirantes começa temporada neste final de semana em Paulínia

Fonte: Meg Cotrim



A partir desse final de semana o Campeonato Bandeirantes de Fórmula Kart dá a largada para sua sétima edição, no Kartódromo San Marino, em Paulínia (SP), prometendo movimentar o interior de São Paulo. A competição retorna após 14 anos, sob a direção de Armando Castilho Filho, também conhecido como ‘Kamizola’, um dos mais renomados promotores da década de 90, e tem como diferencial o melhor custo benefício dentre os campeonatos oficiais da Federação Paulista de Automobilismo (FASP).

Serão 10 etapas, todas disputadas no Kartódromo San Marino, em Paulínia, situado a 120 km de São Paulo. Inaugurado em 2011, a pista do San Marino Kart tem 1.100 metros de extensão, com 22 opções de traçados, que foram desenhados para oferecer o máximo em velocidade, técnica e desafios visando proporcionar grandes disputas entre os pilotos.

Sobre o Bandeirantes - Criado em 1996, contou com seis edições ininterruptas até 2001: duas em Itu (96 e 97), duas em Interlagos (98 e 99) e nos anos de 2000 e 2001 as provas foram disputadas em kartódromos do interior e circuitos de rua. Por lá passaram grandes nomes do automobilismo, dentre eles: o paulista Lucas Di Grassi (ex F-1, atual piloto oficial Audi na Formula E), campeão em 97 categoria Júnior; Hélio Castro Neves, nascido em Ribeirão Preto (tricampeão das 500 Milhas de Indianápolis, um dos pilotos brasileiros de maior sucesso nos EUA), bem como o baiano Tony Kanaan (campeão da IndyCar e das 500 Milhas de Indianápolis); o sorocabano Atila Abreu (com passagens em várias categorias na Europa e piloto da Stock Car); o paulista Alan Hellmeister (piloto Stock Car), que sagrou-se campeão do Bandeirantes em 1996, categoria Júnior; além dos pilotos Digão Soares, Alain Sisdeli, Bruno Lima (atuais campeões brasileiros de kart) e muitos outros.

Motores - Os motores serão fornecidos por duas empresas: a RBC Preparações será a responsável pelo aluguel dos motores dois tempos - IAME de 125cc; e a Cuca Racing fornecerá os motores quatro tempos Honda.

Categorias - As categorias serão dividias em:
Cadete (nascidos 2005 a 2009 - Honda), Júnior (8 até a 14 anos-125cc IAME); Novatos (acima de 13 anos - IAME 125cc), Graduados (Acima de 16 anos- IAME 125cc), Sênior (30 a 45 anos - IAME 125cc), Super Sênior (acima de 45 anos - IAME 125cc), F-400 (motores 4 tempos - novatos, graduados, sênior e super sênior), todas de acordo com regulamento FASP.

Sistema de disputa - O campeonato contará com 10 etapas, divididas em dois turnos. O campeão será aquele que somar o maior número de pontos dos dois turnos, sendo:
1º Turno: Composto da 1ª a 5ª etapa, descartando-se a pior etapa do turno.
O campeão do primeiro turno ganha cinco pontos de bonificação.

2º Turno: Composto da 6ª a 10ª etapa, sem descarte.
O pole position e o campeão de cada etapa também ganham um ponto de bonificação.

Todas as provas terão uma classificação e duas baterias por categoria, exceto a 10ª., que contará com três baterias e pontuação diferenciada.

Pontuação por prova
1º - 11 pontos, 2º - 9 pontos, 3º - 08 pontos, 4º - 7 pontos, 5º - 6 pontos, 6º - 5 pontos, 7º - 4 pontos, 8º - 3 pontos, 9º - 2 pontos, 10º - 1 ponto.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!