Na última quinta-feira (14), o automobilismo brasileiro ganhou uma nova categoria, que promete revelar talentos do esporte a motor. A Fórmula Inter, como foi batizada por seus criadores, teve seu carro apresentado em um evento na cidade de São Paulo. Uma das novidades da competição é a criação da Incubadora de Pilotos, que reúne dez pilotos em um programa de atividades que terá a duração de um ano. Entre eles, está o catarinense André Giotto, de 21 anos, atual campeão estadual de kart.
Revelação do kart no início dos anos 2000, Giotto retornou ao kart em 2014, quando logo foi campeão catarinense. O retorno motivou o piloto a procurar novos desafios para a sua carreira. “Eu tomei conhecimento da Incubadora de Pilotos da Fórmula Inter e logo entrei no concurso que eles promoveram para selecionar 10 pilotos”, conta o piloto. “Quando foi dado o resultado do concurso, eu havia ficado entre os dez e a partir do ano que vem passarei por um programa completo que envolve atividades dentro e fora das pistas”, completou.
Com o intuito de promover algo jamais visto no automobilismo nacional, a Fórmula Inter foi idealizada por um grupo de empresários amantes do esporte e também pelo ex-piloto de Fórmula 1, Roberto Pupo Moreno. “Ontem (quinta-feira) e hoje (Sexta-feira), já iniciamos nossa jornada dentro da Incubadora. Tivemos palestras, a primeira experiência com o simulador da categoria e também o primeiro contato com o carro, que é maravilhoso”, disse Giotto.
Após a apresentação do carro e da categoria, Giotto se mostrou ainda mais empolgado em participar da Fórmula Inter. “Será minha primeira experiência com carros de fórmula. É um passo importante que estou dando em minha carreira. A categoria me dá ferramentas e condições para que eu possa me desenvolver, tanto como piloto, quanto como pessoa. Vai ser uma experiência incrível”, emendou o piloto.
A Fórmula Inter terá sua primeira temporada disputada a partir de Janeiro de 2016, com 11 etapas. “O programa da Incubadora inclui a participação em uma das etapas”, explica Giotto. A Incubadora de Pilotos fará diversas atividades ao longo do ano. O melhor piloto entre os dez ganhará como prêmio a participação gratuita da temporada de 2017.