As categorias RD Sênior, Graduados e Novatos chegaram à última etapa do Campeonato Premiado da Aldeia da Serra totalmente em aberto, ou seja, sem campeões por antecipação.
Neste sábado (3) era, portanto, o momento de decisão, e os nervos estavam à flor da pele entre pilotos e equipes. Para complicar, a ameaça de uma chuva forte levava ainda mais tensão aos competidores.
A chuva veio, e certamente decidiu o campeonato, pelo menos na categoria Novatos. Logo na tomada de tempos, era iminente que viria água dos céus. Após algumas voltas, começou a esperada chuva e os pilotos recolheram seus karts para a troca de pneus.
Entretanto, as nuvens carregadas se afastaram e um forte sol voltou a brilhar. Ainda havia nuvens de chuva rondando a pista. As equipes resolveram então recolocar os pneus de pista seca. Nesse momento, chamou atenção apenas um kart, onde piloto e mecânicos ainda trabalhavam para colocar os pneus de chuva: era Eduardo Poli, líder do campeonato na categoria Novatos, empatado com Vinícius Serafim.
Poli fez uma manobra arriscada, apostou que a chuva voltaria e ele se daria bem com a configuração de pneus diferente. Havia muitas chances da chuva voltar, mas isso não aconteceu. “Percebi que a opção foi errada antes da prova começar, mas aí não havia mais tempo para mudanças”, afirmou o piloto após a prova.
Com isso, o campeonato estava nas mãos de Serafim, bastava ele pensar na célebre frase que Jean Todt fala a seus pilotos na Ferrari: “Guys, bring the toys home”, ou em português, “Garotos, tragam os brinquedos para casa”, uma forma simpática de dizer que eles não precisam arriscar muito, pois a situação está sob controle, basta completar a prova.
Serafim fez uma corrida tranqüila, cruzou a linha de chegada em segundo lugar e venceu o campeonato. “Estou muito feliz. É uma pena o que aconteceu com o Dudu (Poli), a disputa na pista seria muito boa, pois os dois estavam com muita vontade de vencer esta prova e ganhar o campeonato”, afirmou o piloto após a prova.
O vencedor da prova foi Gustavo Cassolari, que conduziu muito bem seu kart de número 11 e ganhou com tranqüilidade.
Na categoria Graduados, a prova também foi tranqüila para Fábio Fogaça. O piloto cruzou a linha de chegada em primeiro na classificação geral, o que já seria suficiente para vencer o campeonato com folga. Para deixar as coisas ainda mais fáceis, Alan Synthes, o único que poderia alcançar Fogaça na pontuação geral, não participou desta etapa.
Na Sênior, Thiago Joal, Rogério Lupino e Marcelo Romano tinham chances de levar a taça para casa. Romano se envolveu em um acidente com mais quatro pilotos, logo no início da corrida, e viu suas chances irem por água abaixo. Joal e Lupino passaram então a disputar os pontos que decidiriam o campeonato, e Joal levou a melhor. Cruzou a linha de chegada em segundo na geral, mais de 3s à frente de Lupino, e venceu a temporada 2007.
Confira abaixo a classificação final desta etapa, por categoria:
Graduados:
1º Fábio Fogaça – 20 voltas
2º Luciano Torres – a 15 voltas
Pole: Fábio Fogaça, com 42.550s
Melhor volta: Fábio Fogaça, com 42.680s, na volta 13
Sênior:
1º Thiago Joal – 20 voltas
2º Rogério Lupino – a 3.760s
3º Luis Patolino – a 9.610s
4º Bruno Bellei – a 2 voltas
5º Marcelo Romano – a 3 voltas
Pole: Bruno Bellei, com 43.290s
Melhor volta: Thiago Joal, com 42.670s, na volta 13
Novatos:
1º Gustavo Cassolari – 20 voltas
2º Vinícius Serafim – a 10.840s
3º Silvino Bitente – a 13.830s
4º Claudio Teruo – a 1 volta
5º Eduardo Poli – a 1 volta
6º Caio Ruela – a 2 voltas