A chuva intermitente que persistiu na manhã de domingo (28) em Paulínia trouxe emoção extra à abertura do Campeonato Bandeirantes, que largou para sua sétima edição no belíssimo kartódromo San Marino. A pista é padrão FIA e conta com 8 metros de largura e 22 opções de traçado. Para a prova deste final de semana o circuito escolhido foi o 9, com características de média para alta velocidade.
A briga esquentou mesmo na Graduados 125cc, que contou com a presença das feras do kartismo nacional, como Rodrigo Soares, Alain Sisdeli e Bruno Lima, que ocuparam as três primeiras posições, respectivamente nessa ordem. A primeira bateria aconteceu sob chuva e na segunda o sol surgiu. Digão Soares (Scuderia Marcelino), campeão paulista 2013, foi o grande vencedor, tanto na 125cc como na F400.
"Foi muito bom começar o ano já ganhando nas duas categorias. Na primeira bateria, com chuva, consegui garantir a vitória tanto na 125cc Graduados como na F400 Graduados. E depois no seco só fomos ali pontuando, cheguei em segundo nas duas corridas e somando os pontos e assim conquistamos a vitória. Fui campeão do Bandeirantes em 1997, logo quando comecei no kart na Cadete, e agora voltamos com o pé direito. Vamos ver se seguimos assim até o final do ano", comemorou.
O campeão brasileiro e Sul Americano Alain Sisdeli terminou em segundo. "Chegamos direto para a tomada, o kart sem acertar e fizemos o segundo tempo. Só que depois, em função de um vazamento de água, tivemos de trocar o motor e ir direto para a corrida, que foi na chuva. A pista estava muito molhada, decidi ir com pneus de chuva novo e isso foi ruim. Já na segunda bateria, no seco, ganhamos com uma boa vantagem. Foi uma boa prova", disse.
Para o organizador do evento, Armando Castilho Filho, o conhecido Kamizola, que retornou com o campeonato após 14 anos, o saldo foi positivo. "No cômputo geral acho que foi bom. Apesar das chuvas, tudo correu bem e tivemos 60 inscritos para a partida de um campeonato que estamos retomando. Vamos trabalhar para progredir cada vez mais", analisou.
Na Junior 125cc, que conta com a nova geração de pilotos que estão despontando, a vitória ficou com João Pedro Maia (Scuderia 200), 11 anos, natural de Campinas. "Fiz a pole no seco e a primeira bateria foi na chuva. Cheguei em segundo, pois demorei para dar o pé na largada e perdi a posição. Na segunda bateria, com pista seca, larguei em segundo, mas consegui ultrapassar na primeira volta e me manter até o fim. Foi um bom começo", disse.
A Cadete foi a categoria que mais encantou, onde os "pequeninos" começam no kartismo. As atenções foram para uma representante feminina, a vencedora Zaira Navarro Catel, 10 anos, natural de Campinas (SP), que corre pela Scuderia Marcelino. Ela conta como começou seu interesse pelo kart. "Desde que tinha três anos, eu acompanhava meu pai que corria de kart. Gosto muito, acho um esporte radical. Eu treino há dois anos, mas essa é minha primeira corrida mesmo", destaca.
Sobre as emoções da estreia, Zaira descreveu: "Na largada fiquei meio nervosa, mas meu pai falou para eu me acalmar. Então, fui andando sem expectativa, não esperava ganhar. Claro que todo mundo quer ganhar, mas foi uma surpresa", disse. Além de ser piloto de kart, Zaira joga futebol e pratica ginástica artística. E sonha em estrear no Brasileiro ainda esse ano.
A próxima etapa está marcada para o dia 10 de abril.
Confira os primeiros colocados:
125CC Graduados
1 Rodrigo Soares
2 Alain Sisdeli
3 Bruno Lima
125CC Novatos
1 Enzo As
2 Edson Augusto Angeli
3 Matheus Henrique da Silva
F400 – Graduados
1 Rodrigo Soares
2 Lucas Barbieri
3 André Salmoria
F400 – Novatos
1 Fred Simioni
2 Rai Alves da Cruz
3 Marcel Jorge Jaime
Junior 125CC
1 João Pedro Maia
2 Bernardo Marques
3 Bernardo Pavaneli
Cadete
1 Zaira Navarro Catel
2 Breno Lopes
3 Lorenzo Pascoaleto Mercuri