publicidade
05/06/2007 09:48

Chuva marca presença novamente em mais uma etapa do Paulista

Fonte: Quick Comunicação e Marketing - Flávio Quick


Foto: Flávio Quick

Largada da KZ1


Foi realizada neste sábado, dia 02 de junho, no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, São Paulo, a segunda etapa do Novo Campeonato Paulista de Kart. Num dia bastante chuvoso os pilotos de todas as categorias tiveram dificuldades imensas para manterem seus karts na pista. As disputas foram muito intensas e os toques inevitáveis.

A categoria Cadete teve como pole-position o piloto Maurício Gallinari. Na primeira bateria ele e Cayan Chianca protagonizaram uma eletrizante disputa pela liderança enquanto Matheus Chequer, Lukas Moraes, Pedro Coutinho e Maurinho Custódio brigavam pela terceira posição. Estas disputas envolveram várias trocas de posição e os postos de chegada apenas foram definidos na bandeirada final. Cayan venceu, com Gallinari em segundo e Lukas Moraes em terceiro. Na segunda bateria mais uma vez as disputas foram emocionantes, mas desta vez, o vencedor foi Gallinari seguido por Chianca e Maurinho. No somatório da etapa o vencedor foi Gallinari com Chianca em segundo e Custódio em terceiro.

As provas da ROK Júnior reuniram oito pilotos. Mesmo com a forte chuva os garotos partiram firmes para as baterias que tiveram 16 voltas cada. Após marcar a pole-position Felipe Fraga partiu na ponta seguido de perto por Lucas Ferrari e Jean Aguiar. Os três se destacaram do restante do pelotão e seguiram em uma prova à parte. Fraga acabou perdendo o controle em uma das curvas, rodando e caindo para a terceira posição. Porém, andando de forma muito regular, o piloto conseguiu superar novamente seus adversários e vencer bateria seguido por Lucas e Victor Guerin. Na segunda bateria da ROK Júnior Fábio Gamberini liderava com Fraga em segundo e Eduardo Banzoli Filho, em terceiro. Com sete voltas completadas, porém, Gamberini abandonou com problemas mecânicos deixando a ponta nas mãos de Fraga. Porém, duas voltas depois, Fraga também acabou abandonando após a quebra da corrente de seu kart. Banzoli, que em três voltas pulou da terceira para a primeira posição seguiu firme na ponta até o final e recebeu a bandeirada na primeira posição seguido por Lucas Ferrari e Caio Conde. Na etapa a vitória ficou com Lucas Ferrari. Banzoli ficou em segundo e Conde em terceiro.

A categoria KZ-1 tornou-se a maior atração do Novo Paulista de Kart. Utilizando os motores italianos TM K9-C com 42 hp e câmbio de seis marchas a categoria tem atraído os principais kartistas da atualidade e já começou à chamar a atenção de atuais pilotos de fórmula. Nomes como Vinícius Sammarone, Alexandre Ruiz Filho e Henrique Martins, que não participaram da prova inicial, marcaram presença nesta etapa e puderam comprovar o crescimento da categoria. Porém, o maior destaque da etapa ficou por conta de Danilo Dirani. O piloto, atualmente competindo pela equipe oficial da Tony Kart, nos Estados Unidos, esteve neste final de semana em Interlagos e venceu as duas baterias da etapa. Na tomada de tempos quem garantiu a pole foi Leonardo Cordeiro, porém Danilo esteve muito constante na pista molhada do Kartódromo Ayrton Senna e poucas voltas foram necessárias para que ele assumisse a ponta e seguisse sem ser ameaçado até a bandeirada final. Leonardo Cordeiro chegou em segundo e Rafael Suzuki, em terceiro. Na segunda prova mais uma vez brilhou a estrela de Danilo que, mesmo tendo saído da última posição, precisou de apenas cinco voltas para chegar à liderança da prova. Daí por diante o piloto apenas administrou a vantagem até receber a bandeirada da vitória com quase três segundos de vantagem para Suzuki. Cordeiro chegou em terceiro. Na etapa, vitória de Danilo com Suzuki em segundo e Cordeiro em terceiro.

Rafael Cançado, diretor da RBC Preparações e responsável pelos motores das categorias Cadete, ROK Júnior e KZ-1 comentou a etapa. “Infelizmente mais uma vez tivemos a incessante presença da chuva nesta etapa. Ainda não conseguimos que os pilotos pudessem aproveitar 100% da potência dos motores e desenvolvessem provas sem a interferência de fatores externos. Mesmo assim, estou satisfeito com esta segunda etapa principalmente pelo crescimento da categoria KZ-1. Dos cinco pilotos que participaram na categoria principal na primeira etapa já passamos para nove nesta prova. Conversando pelos boxes no sábado soubemos que mais uns três pilotos estão com os karts quase prontos e garantiram correr na próxima etapa”, finalizou o empresário.

Em virtude das obras de recapeamento do Autódromo de Interlagos para o GP Brasil de F-1 o Kartódromo Ayrton Senna estará fechado a partir do dia 18 de junho. Assim, a terceira etapa do Paulista de Kart será realizada no Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri – SP, no próximo dia 30 de junho.

Saiba como funciona a pontuação das etapas do Paulista
Uma das inovações do Paulista de Kart 2007 é a forma de pontuação das etapas e a formação dos grids de largada.

Pelo regulamento, as categorias promovidas pela RBC Preparações competem em duas baterias. O grid de largada da primeira é formado pela tomada de tempos e o da segunda, pelo resultado inverso da primeira corrida. Ou seja, se um piloto vence a primeira bateria ele largará na última posição da segunda. Segundo os organizadores esta medida traz mais emoção às disputas e cria chances para um piloto que teve problemas na primeira apresentação se recuperar para a classificação final da etapa.

Esta classificação, por sua vez, é feita pela pontuação bruta que o piloto obteve na etapa sendo que, em caso de empate, vale o resultado da segunda corrida. Não entram nesta conta pontos computados por melhor volta ou mesmo pole-position, que somente serão acrescentados na tabela de classificação.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!