publicidade
18/10/2011 09:57

Cláudio Guastamacchia vence na Shifter e lidera Copa Noturna da Amizade

Fonte: MasterMídia Marketing


Foto: Divulgação

Cláudio Guastamacchia


Sob gritos de "vai garoto!" vindos do box da equipe Green Automóveis/ Nimix Monitoramento, Cláudio Guastamacchia fez o melhor fim de semana de sua carreira neste sábado (15), quando foi disputada a quinta etapa da Copa Noturna da Amizade de Kart, realizada em Aldeia da Serra. Com pista molhada, o piloto largou na pole e venceu a corrida na Shifter, assumindo a liderança do campeonato. Na classe 2 Tempos Sprinter foi o terceiro colocado, em outra corrida cheia de ultrapassagens.

"Foi da hora! Acho que foi o melhor fim de semana de minha carreira!", comemora o piloto de 15 anos, que faz sua primeira temporada no kartismo. "Eu consegui andar em um ritmo forte nas duas provas e, com mais karts na pista, as corridas ficaram ainda mais emocionantes!", disse, instantes antes de subir ao pódio de sua segunda vitória na Copa Noturna da Amizade.

2 Tempos
Na classificação da categoria 2 Tempos Sprinter, o garoto conseguiu imprimir um ritmo forte na pista escorregadia por conta de uma garoa fina e marcou o terceiro tempo, e, se não fosse uma pequena diferença de 0s1, teria largado no segundo posto.

A corrida começou com uma boa largada de Claudinho que logo "colou" na traseira de Giulliano Forcolin, o segundo colocado. E assim permaneceram até a 10ª passagem, que marcou o surgimento da bandeira vermelha na reta principal, já que o kart pilotado por Sandro Braz havia rodado e ficado parado em posição perigosa na pista. O pelotão ficou agrupado em velocidade reduzida até a relargada na 12ª passagem, que viu Guastamacchia cair para o sexto lugar. Sem se abater, o adolescente permaneceu com seu ritmo forte e ainda escalou mais duas posições, terminando a prova em quarto na classificação geral, terceiro na Sprinter.

"Foi muito legal! Vim no vácuo do Giulliano - um dos meus melhores amigos no kart - por boa parte da prova. Ele foi um páreo duro, mas acho que eu ia conseguir passar ele, não fosse a bandeira vermelha. Ficamos andando em baixa velocidade por muito tempo e aí acho que meu motor ‘chupou’ muita gasolina enquanto isso. Na hora de acelerar para a relargada, o kart engazopou", analisou o garoto. "Mas um terceiro lugar na Sprinter é ótimo!", completou.

Shifter
Se um terceiro lugar já havia deixado o pessoal da equipe Green Automóveis/ Nimix Monitoramento extasiado, Guastamacchia ainda reservava maiores emoções para a corrida da Shifter, kart com câmbio. Na tomada de tempos, quase que a prova vai por água abaixo, literalmente, visto que a chuva voltava a engrossar. Logo na primeira curva de sua primeira volta rápida, Cláudio escorregou e rodou, sendo acertado em seguida por outro kart que não conseguiu desviar.

Resultado: o carburador do Shifter #28 soltou-se e caiu. "Por conta dessa batida, quase que a gente fica sem marcar tempo. A sorte é que a direção de prova deu mais cinco minutos de treino por que muitos pilotos ainda não tinham marcado volta rápida", explica Ricardo Serata, chefe e preparador da equipe.

E os cinco minutos foram salvadores: com kart consertado, Claudinho foi para pista e marcou o melhor tempo entre os pilotos da categoria Shifter - que dividiam a bateria com a classe RD - ambas com karts de marchas.

Veio a volta de apresentação e a chuva apertou sobre o Kartódromo Internacional Aldeia da Serra. Na largada, Guastamacchia mais uma vez sofreu com problema de excesso de gasolina no seu motor e perdeu posições, caindo para o sexto posto. Mas já na segunda volta o garoto recuperou dois lugares e vinha marcando os tempos mais rápidos da prova. No quinto giro, ele já era o segundo novamente, descontando a vantagem para o primeiro colocado da prova.

Na 10ª passagem a prova foi interrompida por uma bandeira vermelha, que reagrupou o pelotão em baixa velocidade. A relargada veio na 13ª, e dessa vez Cláudio levou uma batida na primeira curva, caindo para o nono lugar. Mas se enganou aquele que pensou que a corrida estava acabada. No 15º giro o piloto apoiado por Green Automóveis/Nimix Monitoramento já era o quarto e no 18º já estava de volta à liderança da Shifter. E assim levou até a 19ª e última volta, garantindo sua segunda vitória no campeonato.

A saga de ultrapassagens sobre a pista encharcada de Aldeia da Serra rendeu a Claudinho um novo apelido devidamente atribuído pela equipe: "homem peixe". "O novo apelido é muito legal, mas já existe homem peixe! É o Aquaman!", brincou o garoto.

"Mais uma vez eu tive dificuldades nas largadas. O motor engazopou na primeira e na relargada eu estava em segunda marcha, o que me deu pouco arranque para segurar a posição. Pior ainda, levei uma batida e perdi várias posições. Mas aí eu parti pra cima e recuperei!", exclamou o piloto, que agora é o líder da classe Shifter, com 33 pontos, um a mais que Aguinaldo Bernardo, o "Lampadinha".

"Foi lindo! Ele largou em primeiro, levou uma pancada, caiu pra nono, se recuperou e ganhou na categoria dele! E, de quebra, assumiu a liderança do campeonato!", resumiu um eufórico Claudemir de Barros, pai do piloto.

"O fim de semana foi praticamente perfeito e mostra como o Claudinho está evoluindo. Fizemos um terceiro lugar na Sprinter e vencemos na Shifter. Está ótimo. Ele só precisa melhorar um pouquinho nas largadas", analisa Ricardo Serata. "Mas não tem o que falar sobre a pilotagem dele hoje! Foi um show!", encerrou.

O próximo compromisso de Cláudio Guastamacchia acontece no próximo fim de semana (22), também em Aldeia da Serra, na disputa da Copa Aldeia da Serra.

Resultado - Shifter (três primeiros)
1º) Cláudio Guastamacchia - 19 Voltas - 20min25s870
2º) Aguinaldo Bernardo, a 11s760
3º) Silvino, a 25s750

Resultado - Sprinter (Cinco Primeiros)
1º) Gabriel Chini - 22 voltas - 18min43s670
2º) Giulliano Forcolin, a 7s190
3º) Cláudio Guastamacchia, a 9s140
4º) Diego Veras, a 13s610
5º) João Carlos, a 18s190

  • Não há comentários cadastrados até o momento!