O Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos (SP), sempre foi o
“berço” dos principais nomes da história do automobilismo no Brasil. E com o
objetivo de revitalizar este grande palco do esporte a motor e fortalecer o
kartismo nacional, os ex-pilotos Gastão Fráguas Filho e Rubens Decoussau
Tilkian uniram forças para criar e promover um novo campeonato, que terá cinco
etapas ao longo deste ano, com rodada dupla.
A Copa Interlagos terá todas as provas no kartódromo
paulista, com início nos dias 22 e 23 de fevereiro, num formato e organização
diferenciados. A competição terá a supervisão da Confederação Brasileira de
Automobilismo (CBA) e também da Federação Paulista de Automobilismo (FASP), com
a organização do Interlagos Motor Clube (IMC).
Com a Copa Interlagos, os promotores visam retomar os tempos
áureos do kartismo na pista de Interlagos, mas com um conceito de modernidade,
inovação, além de uma organização de credibilidade, com a chancela dos
principais órgãos do esporte, apresentando um pacote inédito e atraente de
prêmios e incentivos para os participantes.
Com apoiadores e parceiros, o campeonato almeja beneficiar
seus competidores com inscrições subsidiadas, num esforço para que sejam os
valores mais baixos possíveis, incentivando a participação de todos.
Entre os diferenciais da Copa Interlagos também estão
premiações como treino de Fórmula Academy a cada etapa, treinos psicofísicos na
Pilotech, inscrições subsidiadas e prêmios em dinheiro. O pacote completo com
todos os benefícios e premiações será divulgado em breve.
“Nosso objetivo é
retomar a pista de Interlagos, mas com um trabalho diferenciado para tentar
contribuir para o kartismo / automobilismo nacional. Comecei a correr nesta
pista e três anos depois conquistei o título no Campeonato Mundial. Tenho um
carinho especial por Interlagos e está sendo muito especial fazer parte deste
projeto com novas formas de incentivos e premiações. Esperamos que a Copa
Interlagos possa fortalecer e profissionalizar ainda mais o kartismo no
Brasil”, declarou Fráguas, campeão Mundial em 1995 e que também atua como
manager de pilotos no Brasil e exterior.
“Pela primeira vez em
muito tempo não temos um representante na principal categoria do automobilismo
mundial e queremos que o Brasil volte à Fórmula 1 e tenha sempre grandes
pilotos nas principais competições dentro e fora do Brasil”, completou
Fráguas.
Tilkian também destaca a oportunidade de voltar a ter em
Interlagos corridas emocionantes, revivendo uma fase memorável do kartódromo. “Nosso objetivo com a Copa Interlagos é
criar um campeonato que reacenda a paixão e o entusiasmo pela modalidade,
trazendo de volta os tempos áureos do kartismo paulista nos anos 90, com muitos
pilotos e provas cheias de emoção. Todas as etapas serão disputadas no sistema
de rodada dupla”, explicou Tilkian.
De acordo com Cláudio Wilson Vieira, presidente do IMC, a
proposta vem de encontro a demandas de vários profissionais do kartismo. “Há algum tempo vários pilotos, chefes de
equipe e preparadores nos procuravam para realizar mais provas no kartódromo
Ayrton Senna e justificavam seus pedidos pelas dificuldades de seus vários
traçados. A iniciativa de Fráguas e Tilkian é muito bem-vinda e tem todo o
nosso apoio”, ressaltou o dirigente.
A Copa Interlagos poderá contar com até 12 categorias:
Mirim, Cadete, F4, Históricos, Júnior Menor, Júnior, KZ, KZ Sênior, Força Livre,
Sprinter, Sênior, Super Sênior e Sprinter.
Confira o calendário da temporada 2019 da Copa Interlagos:
• 1ª etapa – 22 e 23 de fevereiro
• 2ª etapa – 19 e 20 de abril
• 3ª etapa – 24 e 25 de maio
• 4ª etapa – 30 e 31 de agosto
• 5ª etapa – 29 e 30 de novembro