A Copa Sópneus Goodyear dá largada neste sábado (12), em Paulínia, abrindo a 11ª temporada do Pé de Chumbo. No traçado do Kartódromo San Marino, 24 pilotos iniciam a disputa pelo título de 2016. O campeão será conhecido após 10 etapas ao longo do ano, todas em rodada dupla. O encerramento da competição que envolve empresários e profissionais liberais está marcado para o dia 19 de novembro.
A programação de amanhã começa logo às 9 horas, com o briefing. Depois, às 9h45, os pilotos vão à pista para a tomada de tempos. A largada da primeira bateria está programada para as 10 horas e da segunda para as 11h30.
O campeonato de 2016 conta com a participação de 24 pilotos em duas categorias - 14 na Pró e 10 na Light. Todos vão à pista ao mesmo tempo, em grid único, no entanto, a pontuação é distinta para cada categoria. Serão 10 rodadas duplas durante a temporada, sendo que ao final da oitava cada piloto terá de descartar um resultado.
Uma das novidades no regulamento da Copa Sópneus Goodyear é a inversão de grid da segunda corrida. Até o ano passado, os quatro primeiros colocados da primeira corrida trocavam de posição na segunda. Agora, serão os oito melhores - o 1º larga em 8º, o 2º em 7º, o 3º em 6º, o 4º em 5º, o 5º em 4º, o 6º em 3º, o 7º em 2º e o 8º em 1º.
"Com certeza, teremos uma grande temporada. Fizemos pequenos ajustes no regulamento para que disputa seja ainda mais intensa do que já tem sido. Tanto os pilotos da Pro como os da Light estão bem preparados e o campeonato de 2016 tem tudo para ser o melhor da história do Pé de Chumbo", disse Marcelo Marusso, presidente da Associação de Kart Pé de Chumbo.
Em 2015, o campeão do PD´Chumbo foi Rogério Pompermayer. Na Light, o título ficou para Kaique Melo.
Campeonato passa por 5 cidades - A disputa da Copa Sópneus Goodyear passará por cinco cidades ao longo da temporada. Na primeira metade do campeonato, entre março e junho, os pilotos do Pé de Chumbo estarão nos kartódromos de Paulínia (San Marino), Piracicaba (ECPA) e Vespasiano (MG), no RBC Racing. Na segunda metade, de agosto a novembro, também farão parte Limeira (João Baptista Brun) e Nova Odessa (MMoa).
O campeonato de 2016 tem seis novos pilotos: Douglas Pitoli (que já foi piloto de fórmula), Felipe Santines, Maurício Sarri, Pedro Marusso, Oswaldo Delfin Nogueira e Juninho Bernucci.
A cada etapa da Copa Sópneus Goodyear de Kart serão premiados com troféus os três primeiros colocados de cada categoria.