Em seis corridas de
gala e com diversas ausências de pilotos desafiantes aos títulos do certame, a
SKS+APA realizou sua segunda etapa da temporada 2021 no Kartódromo de Registro,
em tom especial de Dia dos Namorados. Cyro Bittencourt, em um gigante senso de
oportunidade, faturou a vitória na Challenge. Tido Olmedo fez barba, cabelo e
bigode na Expert faturando quase todos os pontos possíveis da categoria, e
Lucas Spena - que foi contra tudo e contra todos - venceu com honrarias na
Light.
CHALLENGE – Apesar
das ameaças de chuva, o dia começou com um frio que precedeu um belíssimo sol
de inverno na pista paulista. Ao contrário do que houve na primeira etapa, no
Beto Carrero, em que só houve tempo seco nas corridas finais, desta vez os
pilotos puderam provar todo o potencial das novas unidades de força da MK
Motores em toda sua glória, em uma pista de altíssima velocidade.
Logo no único treino
livre, ainda com pista e tempo úmido, Jackson Gonçalves exibiu velocidade
suficiente para colocá-lo na ponta da tabela de tempos gerais, mostrando que a
vida dos demais competidores não seria fácil durante o dia.
Na SKS+APA, a tomada
de tempo é feita em sequência com o 1º playoff de 13 voltas. Assim sendo, os
pilotos saem para suas voltas lançadas e logo alinham para a primeira largada.
O campeão da categoria Light de 2020, Fábio Costa, conquistou a pole position e
seu ponto extra em uma consistência ímpar de voltas, com o tempo de 53.737,
acompanhado pelo campeão Sul-Brasileiro Eduardo Navarro na primeira fila. Logo
atrás veio Thiago Fuck junto com Daniel Silva, tendo Fábio Mathoso e Jackson
Gonçalves - os dois últimos campeões da RNK - fechando a terceira fila da
categoria.
Logo na primeira
curva do 1º playoff um grave acidente envolvendo Fábio Fonseca, Clodoaldo Gato,
Guilherme Sell e Fábio Mathsoso causou uma bandeira vermelha. Fábio foi
atingido em “T” após desviar de outro incidente que ocorreu a sua frente.
Rapidamente atendido pela equipe de emergência presente no local, Fonseca foi
deslocado da pista para o hospital para fazer exames de rotina pós-trauma e
ganhou alta horas depois sem nenhuma complicação ou comprometimento físico,
para alívio de seus companheiros de pista.
Como bandeiras
vermelhas sempre geram tensão no meio automobilístico, a direção de prova optou
por cancelar a realização do 1º Playoff da Challenge e da Expert – que correm
juntas no mesmo grid – para que todos pudessem se recompor mental e
fisicamente. Assim sendo, para efeitos de campeonato e de corrida foi
considerado o resultado da tomada de tempo como resultado oficial de corrida. Assim,
Fábio Costa foi declarado vencedor do 1º playoff, levando consigo o ponto de
melhor volta e os sete pontos de campeonato que a respectiva corrida concede.
Com todos mais
calmos e já adentrando na parte da tarde, foi dada a largada para o 2º playoff
da Challenge, que foi um show à parte, com disputas com mais de sete karts, que
foram comuns durante todas as 13 voltas da corrida. Fábio Costa e Eduardo
Navarro proveram para todos os espectadores um show de levantar da cadeira em
uma disputa digna de graduados. Costa terminou a frente, com apenas 0.217 de
diferença para Navarro, com Jackson Gonçalves, Daniel Silva, Mathoso e Cyro
logo atrás.
O que o 2º playoff
mostrou era só um aperitivo do que realmente vinha a seguir na Final de 17
voltas, que definia o campeão da etapa e distribuía a maior quantidade de
pontos do campeonato. Por regulamento, o grid da final é formado pelo resultado
de pontos perdidos produzidos pelos dois playoffs anteriores, tal qual é o
sistema de classificatórias do Brasileiro ou da Copa Brasil. Assim sendo, o
pole natural da Final foi Fábio Costa, com Navarro ao seu lado, acompanhado por
Daniel Silva, Jackson Gonçalves e Mathoso.
Navarro pulou a
frente e tomou distância de Costa, que ficou com a dura missão de segurar uma
tripa de nove karts atrás dele. Costa, que estava com um acerto matador feito
pelo lendário Iferson de Santa Catarina, nem olhou para trás e infernizou a
vida do campeão Sul Brasileiro, que resistiu aos intentos como um graduado que
é. Enquanto os dois brigavam, Jackson, Daniel Silva, Mathoso e Cyro se
aproximavam da festa.
Faltando algumas
voltas para o fim da corrida, um incidente envolvendo Navarro, Costa e Nestor
Ferens, da categoria Expert, foi determinante para o resultado final e para a
estrela de Cyro Bittencourt, que estava fazendo uma corrida inteligente até
então. No “encontrão” entre os três, Margeon – que desde o começo do dia fazia
uma corrida de escalada – e Cyro Bittencourt e subiram para o primeiro e
segundo lugares, respectivamente.
Logo na volta
seguinte, Ferens e Margeon, de categorias diferentes, encontraram-se na última
perna do miolo. Margeon perdeu a velocidade e, num senso puro de oportunidade e
provando que corridas são corridas, Cyro abocanhou a primeira colocação para
não largar mais até a bandeirada final, faturando a vitória da etapa paulista.
Cyro subiu ao pódio
feliz pela vitória, acompanhado por Jackson Gonçalves em segundo, Roberto
Margeon em terceiro, um brilhante Julio Bauer em quarto, com Eduardo Navarro em
quinto. Em termos de campeonato, Margeon saiu de Registro ainda líder da
Challenge com 53 pontos, apenas 9 de diferença para Jackson Gonçalves. Eduardo
Navarro vem logo atrás com 33, Fábio Costa subiu como um foguete na tabela e
assumiu a 4ª posição com 31, e Fábio Mathoso fecha os cinco primeiros da tabela
com 30 pontos. Campeonato mais do que aberto, tendo em vista que ainda existem
mais de 80 pontos disponíveis daqui até a grande Final.
EXPERT
Com diversas
ausências de peso, o embate entre Tido Olmedo e Nestor Ferens era esperado como
uma das principais atrações do dia.
Nestor tratou de
mostrar força logo no treino livre, sendo o mais rápido dentre todos de sua
categoria. Mas, tal qual na Fórmula 1, volta rápida se paga com volta rápida.
Na tomada de tempo, Tido Olmedo faturou a pole position e o ponto extra da
categoria com o tempo de 53.928, tendo como companhia na primeira fila um
amante da pista de Registro, o curitibano Amarildo Nogueira. Nestor veio logo
atrás acompanhado por um iluminado Randall Rodrigues, cria da casa, que fez a
melhor corrida da sua carreira.
Com a bandeira
vermelha logo no 1º Playoff, foram considerados os resultados da tomada de
tempo como resultados oficiais da respectiva atividade. Assim sendo, Tido
também levou para casa o ponto pela melhor volta e os sete pontos válidos pelo
campeonato.
No 2º Playoff,
fazendo uma corrida totalmente mental e estratégica, Tido aproveitou-se da
tripa composta em sua maioria por pilotos da Challenge, distanciou-se de forma
segura de Nestor e faturou a vitória na categoria. Porém com Nestor respondendo
a altura fazendo a melhor volta não só da sua categoria, mas sim, do grid
inteiro na bateria.
A Final reservava
uma corrida espetacular, e foi justamente o que aconteceu. Assim como foi no
Beto Carreiro em Maio, na abertura do campeonato, mais uma vez os professores
do grid deram uma aula de pilotagem aos mais jovens da Challenge.
Os dois pularam a frente
e dominaram a corrida inteira, sempre a frente dos pilotos da Challenge.
Ferens, em uma corrida brilhante, devolveu na pista e na mesma moeda a
dominância que Tido teve durante os Playoffs. Cruzou a linha em primeiro com
Tido logo atrás. Entretanto, Ferens acabou punido por lances acontecidos na
corrida envolvendo pilotos que não eram de sua categoria, fazendo com que a
vitória da etapa caísse no colo de Tido, tendo como companhia no pódio um trio
de paulistas brilhantes e um curitibano tão brilhante quanto. Randall Rodrigues
ficou com a 2ª colocação, acompanhando por Amarildo na terceira, Floriano
Saguchi na quarta e Clodoaldo Gato na quinta.
No campeonato, as
coisas literalmente pegaram fogo. Nestor saiu de Registro ainda líder do
certame com 58 pontos. Com a vitória e com as demais ausências, Tido diminuiu a
distância para Ferens de 18 para apenas dois pontos na tabela, com 56. Mesmo
não presente, o gaúcho Saul Leite continua na terceira colocação com 30 pontos,
tendo como companhia Amarildo Nogueira com 27 pontos na quarta colocação e
Randall Rodrigues com 25 pontos na quinta colocação.
LIGHT
Em teoria, a Light é
destinada para pilotos iniciantes ou com pouca prática no esporte. Na prática,
o que foi visto em Registro foi uma verdadeira aula deles para todos os
presentes, inclusive para os mais experientes e graduados. Largadas limpas, com
disputas leais e emocionantes, formaram a tônica de todo o dia da categoria
mais querida do certame.
O líder Guilherme
Bastos logo cedo demonstrou que não estava na ponta da tabela à toa. Fez o
melhor tempo dos treinos livres. Porém, um nome que deu show no Beto Carreiro
em Maio, voltou a brilhar em Registro. Flávio Zonta era mais um com acerto
matador em São Paulo. Meteu a Pole Position por diferença de 0.110 para Elói
Cazu, tendo como companhia na segunda fila um rápido Eduardo Possebom e o líder
Guilherme Bastos.
No entanto, o
primeiro 1º Playoff foi abençoado para outro grande protagonista da corrida – e
agora do campeonato – o pontagrossense Guilherme Kostiurezko. “Kosty” como foi
batizado pelos seus pares na pista e na transmissão ao vivo, largou em 6º e
veio escalando o grid, se prevalecendo das aproximações dentro da tripa de 8
karts que se formou. Passou Bastos, Lucas Spena e Possebom, assumindo a ponta
após aproveitar-se da bela briga entre Cazu e Zonta para faturar a corrida.
Largando na ponta no
2º Playoff, Kosty não deu chances a Zonta e manteve a primeira posição,
deixando o show de pilotagem para a parte de trás, com trocas incessantes de
posições entre Zonta, Cazu, Karina Cardozo, Anderson Vieira e Murilo Cechin.
Kosty faturou o segundo Playoff de ponta a ponta, além de pontos importantes
para o campeonato.
Na bateria Final,
atento aos movimentos de Kosty, Zonta deixou o melhor que tinha para o melhor
momento. Largando em 2º após a construção de grid baseado nos resultados dos
Playoffs, Zonta deu pé na hora certa na largada e abocanhou a liderança,
trazendo consigo Karina Cardozo em uma atuação espetacular. Com o tempo mais
fresco, os karts acenderam de forma exponencial, e não demorou a se formar uma
tripa de oito karts com um único objetivo: caçar a liderança de Zonta.
E aqui destacam-se
talvez os dois grandes nomes da Final: Eduardo Possebom e Lucas Spena. Possebom
teve sangue frio ao negociar muitas ultrapassagens para subir da 10ª posição,
assim como Spena, que se aproveitou de um incidente envolvendo Karina Cardozo,
subindo inteligentemente de 6º para 2º.
Lesionado por
excesso de esforço, Zonta não teve como segurar os intentos de Spena por muito
tempo. Assumiu a liderança e de lá não saiu até a bandeirada. Bastos e Cechin
passaram o dia escalando o grid, porém um toque entre os dois no miolo oportunizou
a escalada de Kosty e Possebom, que conseguiram chegar tão próximos de Spena e
Zonta que cruzaram a linha de chegada juntos, com direito a colocada de lado de
Kosty em Zonta na disputa pela 2ª posição, ao melhor estilo photo finish.
No pódio, um
orgulhoso Spena ergueu o troféu de campeão da etapa, acompanhado por um
brilhante Flávio Zonta na segunda colocação, com Guilherme Kosty em terceiro.
Possebom desencantou e fez seu primeiro pódio faturando a quarta colocação, com
Guilherme Bastos fechando os cinco vencedores.
Em termos de
campeonato, Bastos saiu de São Paulo ainda como líder da Light com 50 pontos.
Entretanto, a categoria definitivamente ganha novos protagonistas daqui até a Grande
Final em Outubro. Flávio Zonta assumiu a vice-liderança com quatro pontos de
diferença para o líder, e apenas um ponto a frente de Guilherme Kosty em
terceiro. Na quarta colocação está Murilo Cechin com 37 pontos, acompanhado de
perto pelo Tartarugator Anderson Vieira, com 32 pontos.
A próxima – e
penúltima – etapa da SKS+APA está marcada para o dia 21 de Agosto, na cidade de
Guarapuava-PR.
A SKS+APA é um
produto da Mundo Velocidade Eventos e Promoções e conta com o patrocínio de Assegur
Tecnologia e Segurança, Na Pole Kart Indoor e Infotech Automação, além do apoio
do Hospital Erasto Gaertner, Hospital Erastinho, Decora Art e Abix Tecnologia
LTDA.