A cidade de Itu no interior paulista é conhecida por ser a cidade dos exageros. Desde artefatos em grande tamanho à competição que, isoladamente, oferece a maior premiação da temporada 2008 do kartismo.
O Kartódromo Arena Schincariol recebeu neste domingo (28) pilotos e equipes de várias regiões do estado de São Paulo para as duas últimas etapas do Campeonato Ituano de Kart. Válidas pela sétima etapa da competição, as provas da parte da manhã também definiriam o grid da oitava etapa. Assim, todos os pilotos procuravam o melhor desempenho possível na tomada de tempos que foi realizada no primeiro horário da programação.
A primeira categoria a entrar na pista para a tomada de tempos foi a Cadete. Sempre apresentando bons grids, nesta rodada 11 competidores alinharam seus karts. Vitor Baptista, que até então ocupava a terceira posição na classificação geral, ficou com a pole, seguido por Carlos Cunha e Giuliano Raucci.
Depois de acompanharem atentos o criterioso briefing com o Diretor de Prova, os pequenos partiram para a prova. Após a largada Vitor conseguiu abrir uma larga distância do restante do pelotão. A briga pela segunda posição, entretanto, durou toda a prova entre Raucci e Artur Fortunato, que se alternavam na pista. Atrás deles a disputa pela quarta colocação também rendeu boas ultrapassagens e uma bela disputa entre Cunha e Fernando França. Faltando poucas voltas para o final, porém, a corrente do kart de Batista se soltou da coroa e ele abandonou a prova. Assim a briga pela liderança teve um final feliz para Artur Fortunato, que ultrapassou Raucci na última volta e venceu por apenas meio kart de diferença.
Depois de tantas emoções entraram na pista as categorias Stock Kart, Stock Kart Sênior e Fórmula 4 tempos. Largando na frente da categoria Stock Kart estava o pole Diego Cruanes seguido de Bruno Mendicino e Júlio Reis. Logo em seguida estava Carlos Marcelino pela Sênior. Brigando pela 4 tempos “A” estavam Marcelo Pires e Danilo Siqueira nas respectivas posições e, fechando o pelotão, André Lebl e Jairo Santos pela 4 tempos “B”.
Logo após a largada Mendicino conseguiu ultrapassar o pole e, a partir daí, o que se viu foi uma caçada à primeira colocação. Diego chegou a levar uma advertência dos comissários da prova, mas, com uma manobra bastante arrojada ele conseguiu recuperar a ponta para não mais perdê-la. Assim, na Stock Kart, o vencedor da etapa foi Diego Cruanes seguido de Bruno Mendicino e Júlio Reis. Carlos Marcelino ficou com a vitória na Sênior. Na 4 tempos “A”, Pires venceu com Danilo Siqueira em segundo. Por fim, na 4 tempos “B”, André Lebel venceu após um problema com Jairo Santos.
Após um breve intervalo novamente a categoria Cadete entrou na pista para as disputas da oitava e última etapa. Artur Fortunato largou na frente, contudo, a grande surpresa da tarde ficou com Vitor Baptista que, largando da penúltima posição, fez uma espetacular corrida de recuperação e já na metade da corrida ocupava a liderança. Na briga pela segunda posição quem levou a melhor foi Fortunato seguido de Giuliano Raucci na terceira colocação. Com este resultado Fortunato garantiu o título de campeão Ituano de Kart 2008.
Pontuando pela oitava etapa, e permanecendo com o mesmo grid, as corridas da Stock Kart, Stock Kart Sênior e Fórmula 4 tempos “A” e “B” tiveram boas disputas, mas, o resultado final manteve-se o mesmo da etapa anterior, com Diego Cruanes vencendo seguido de Bruno Mendicino e Júlio Reis na Stock kart. Na 4 tempos “A” Marcelo Pires foi primeiro e Danilo Siqueira o segundo. Pela categoria 4 tempos “B” o vencedor foi André Lebel com Jairo dos Santos em segundo. Com estes resultados, além de ganharem as etapas, os vencedores de todas as etapas levaram também o título do campeonato Ituano de Kart 2008 em suas respectivas categorias.
Ao final da competição os campeões receberam seus troféus e foi realizado o tão esperado sorteio de dois carros e duas motos “0” quilômetros. O piloto cadete Nicolas Piotto ficou com a moto. O carro foi para Carlos Marcelino. Mas, quem teve muita sorte foi a equipe GBS, do preparador Márcio Ocanha, que nos sorteios ficou com o carro e a moto destinados às equipes.
“Estamos muito felizes de terminar o campeonato sem nenhum problema. Entregamos os troféus aos vencedores e, no final do ano, faremos uma cerimônia para a entrega dos carros e motos aos sorteados. Este foi um ano de aprendizado para todos nós e queremos daqui para frente sempre proporcionar aos pilotos e equipes condições de desenvolver um trabalho sério e duradouro”, finalizou Eduardo Gozzano, presidente do Ituano Motor Sport Club.