Se as 500 Milhas da Granja Viana são, tradicionalmente, o centro das atenções na primeira quinzena de novembro para os pilotos de kart, as rodadas finais dos Campeonatos Paulista e Paulista Light são o foco dos principais nomes da modalidade nas últimas semanas do ano. Poucos dias depois de enfrentar seus ídolos na prova de longa duração mais aguardada do ano, os pilotos que competem nos estaduais já retomaram os treinos e, neste sábado, participarão de uma importante corrida no circuito de Aldeia da Serra, na Grande São Paulo.
“Vida de piloto de kart é assim mesmo”, aponta o bicampeão estadual Gabriel Tojal, que no ano passado foi o piloto que venceu o maior número de provas pela categoria Júnior nos torneios do Estado. “A gente treina duas ou três vezes por semana e compete em pelo menos dois sábados por mês. Mas o agito vale a pena porque o kart é uma grande escola”, acrescenta o piloto.
Para as corridas deste fim de semana, Tojal espera um resultado diferente do experimentado nas 500 Milhas da Granja Viana. O kart da equipe Agecom recebeu uma forte batida por trás na primeira parte da prova (que durou 12 horas e teve 615 voltas). O acidente entortou o eixo do kart da equipe e provocou a perda de 29 voltas em relação aos líderes. “Faltou sorte para a gente porque tínhamos condição de terminar entre os cinco primeiros. Mas as 500 Milhas são assim mesmo, imprevisíveis. Agora, passada essa cansativa maratonta, é hora de voltar a pensar no estadual”, completou Tojal.
A etapa deste fim de semana é a penúltima do ano no Campeonato Paulista de Kart, mas dificilmente definirá os campeões. Isso porque as corridas finais serão disputadas em sistema de rodada dupla e, como muitos pontos ainda estão em jogo, o objetivo dos pilotos é manter a regularidade e adiar as decisões para as últimas provas. “Contando com a corrida deste sábado, teremos três etapas pela frente e muita coisa pode acontecer. Vou entrar na pista com o objetivo de buscar a vitória, para terminar o ano bem colocado no campeonato”, completou Tojal.