O piloto Douglas Hiar (Tx Wear / RG518), aos 16 anos de idade, faz em 2006 sua primeira temporada na principal categoria do kart brasileiro, a Graduados A, reconhecida pelo alto nível técnico dos pilotos e dos equipamentos. Promovido à esta classe por ter conquistado o Campeonato Brasileiro de 2005 na Graduados B, Douglas vem fazendo bonito na nova categoria. Só neste ano de ingresso na Graduados A, já foi o melhor estreante no Campeonato Pan-Americano de Kart com um 5º lugar e campeão Brasileiro, duas conquistas na categoria Sudam, que só difere da Graduados A por permitir o uso de peças importadas no kart. No último sábado (19/8), Douglas venceu pela segunda vez no Campeonato Paulista de Kart da Graduados A e agora é o vice-líder do certame, entrando na briga pelo título quando ainda faltam cinco provas para o fim da temporada. “Precisava dessa vitória para descontar a diferença para o líder. O Paulista entra em uma fase decisiva agora porque não teremos descarte nas próximas quatro corridas, é preciso ptuar ao máximo para brigar pelo título”, afirmou Douglas que agora tem 55 pontos contra 72 do líder, o também paulista Dennis Dirani.
A etapa deste sábado, a sétima da temporada 2006 do Paulista de Kart, foi disputada no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, zona sul da capital. Pela manhã, quando foi disputada a tomada de tempos da Graduados A, Douglas garantiu seu lugar na primeira fila com o segundo melhor tempo, exatamente um décimo de segundo atrás do pole-position, Rafael Suzuki. Dada a largada, Douglas manteve a segunda posição e passou grande parte da corrida perseguindo o líder e se aproximando pouco a pouco. A menos de dez voltas para o fim da corrida, Douglas passou a ameaçar a liderança de Rafael e com uma manobra arrojada no final da reta da arquibancada, fez a ultrapassagem para assumir o primeiro posto. Uma vez líder, Hiar abriu uma pequena diferença e recebeu a bandeira quadriculada em primeiro, seguido por Rafael Suzuki e Dennis Dirani. “No começo da prova, meu ritmo de corrida era muito parecido com o do Rafael (Suzuki) e com o passar das voltas eu consegui me aproximar pouco a pouco. Até que meu kart passou a ser ms rápido no final e eu consegui a ultrapassagem”, narrou o piloto.
Foram 16 pontos marcados nesta etapa por conta da vitória e da melhor volta, que Douglas Hiar estabeleceu na corrida e recebeu um ponto por isso. Dessa forma, ele assume a segunda posição do campeonato na Graduados A e viu a diferença para o líder cair para 17 pontos. “A diferença não é grande tendo em vista que são ainda 54 pontos em jogo só nesta fase do Paulista. Só é preciso tomar cuidado para não perder pontos nas próximas etapas”, analisou o bicampeão brasileiro se referindo ao terceiro turno do regional que ainda tem outras três provas pela frente. Cada vitória nesta fase vale 15 pontos e o piloto ainda pode conquistar mais dois se fizer a pole-position e mais um se fizer a melhor volta da corrida.
Confira como terminou a sétima etapa do Paulista na categoria Graduados A:
1-)Douglas Hiar; 2-)Rafael Suzuki; 3-)Dennis Dirani; 4-)César Ramos; 5-)Felipe Polehtto; 6-)Guilherme De Conto e 7-)Fabiano Machado
Veja quem são os seis primeiros colocados da categoria depois dessa prova (pontuação extra-oficial):
1-)Dennis Dirani, 72 pontos; 2-)Douglas Hiar, 55; 3-)César Ramos, 53; 4-)Felipe Polehtto, 45; 5-)Rafael Suzuki, 44 e 6-)Gabriel Tojal, 36